Como o próprio nome diz, ele surge a partir do milho. Na verdade, é de uma das partes do milho: a endosperma, onde está concentrada a maior parte das proteínas – que depois será retirada – e do amido, é claro, que será o principal elemento presente. Ela passa por um processo de trituração e refina-se até virar esse pó branco fininho que conhecemos.
O amido de milho não tem glúten e possui uma quantidade boa de carboidratos, além de apresentar o cálcio, magnésio, potássio, fósforo e zinco em sua composição, mas em menor quantidade do que o próprio milho.
E a sua função?
Esse ingrediente está presente em todas as cozinhas da família brasileira e nas cozinhas internacionais também. De fato, é muito versátil e pode ser usado para deixar a massa do bolo mais fofa e macia, auxiliando no crescimento do bolo. Em preparos de caldos e molhos, ele entra como uma base espessante, assim como a farinha, para deixar mais grosso e cremoso. Vale destacar que o amido de milho quando usado como espessante, serve tanto para receitas salgadas como para receitas doces. Por exemplo, o creme de confeiteiro é um creme doce que pode levar amido de milho.
O bom de usar o amido de milho como espessante no lugar da farinha de trigo, é que ele não deixa sabor e sua ação é bem mais potente. Por isso, deve-se usar em pequenas doses, justamente por ser bem eficiente.
Outras funções
Além da cozinha, o amido de milho tem lugar na área da estética também, por exemplo: para fazer progressiva, aquela que deixa o cabelo liso e brilhante. Assim como, ajuda na pele e mantêm ela saudável, protegendo de irritações. Basta fazer uma pastinha com um pouco de água.
O amido de milho também ajuda a aliviar queimaduras do sol e coceiras de picada de insetos. Ele também tem a função de reter a umidade, por isso algumas pessoas colocam nos sapatos como talco para pé, evitando assim o mau cheiro, e você tem coragem de fazer isso?
Esse carinha é um coringa mesmo, pode ser usado em receitas doces e salgadas, ajuda em queimaduras e hidrata a pele, mas você sabia que ele remove manchas de óleo? Sim, é só fazer uma pastinha com água, aplicar no local onde está manchado, dar uma esfregadinha, esperar alguns minutos e remover. Muito legal, né?
Como substituir esse ingrediente nas receitas?
Existem outros tipos de farinhas ou até mesmo grãos que possuem efeitos semelhantes ao do amido de milho, são eles:
– Farinha de coco;
– Farinha de aveia;
– Chia e linhaça;
– Farinha de arroz;
– Farinha de trigo (em alguns casos);
– Goma xantana
Mas tome cuidado
Mesmo o amido de milho não contendo glúten, ele não é considerado um aliado fiel à saúde, principalmente para aqueles que desejam entrar em dietas.
Ele pode sim ajudar em alguns casos, mas sempre com moderação, pois ele possui carboidratos e é pobre em nutrientes, comparado a outros tipos de farináceos.
Então, fique atento e sempre pesquise a respeito quando for fazer algo com nosso amigo amido de milho.
[…] bolo. Esse ingrediente é incrível e tem muitas outras funções, se você quer saber mais sobre o amido de milho e suas características, você pode acessar a aba de […]
[…] 2 ovos; – 2 colheres de sopa de farinha de aveia; – 1 colher de sopa de amido de milho; – 10ml de mel; – 1 colher de sopa de cacau em pó 100%; – 1 colher de chá de […]