Se existe um prato que nos leva para uma aventura gastronômica, é o delicioso arroz de carreteiro. Originário da Região Sul do Brasil, esse prato rústico é uma verdadeira celebração da culinária gaúcha e, além de encher a barriga, nos transporta para as histórias das “charqueadas” e das longas viagens dos carreteiros.

Antes de tudo, conheça a história desse incrível prato e se apaixone mais ainda por essa culinária.

A Origem

Carreteiro – Wikipédia, a enciclopédia livreO arroz de carreteiro tem raízes profundas na história gaúcha. Voltamos para a época em que a pecuária era uma das principais atividades econômicas da região. Os carreteiros eram os condutores de carro de boi que transportavam produtos como, carne-seca ou charque, pelo interior do estado.

Durante essas longas viagens, os carreteiros contavam com ingredientes simples e reconfortantes para se alimentarem, nesse caso, a carne-seca e o arroz. Assim o arroz de carreteiro nasceu como uma solução rápida, prática e muito gostosa para alimentar os viajantes famintos.

Modificações e adaptações

Ao passo que esse prato se espalhou pelo Sul e alcançou algumas outras regiões brasileiras, o resultado não poderia ser outro além de variações do prato, é claro.

Em alguns estados se come arroz de carreteiro com uma seleta de legumes e mais algumas carnes, como linguiça e bacon. Mas sem deixar de lado a praticidade e simplicidade que o prato apresenta.

Bom, ainda que seja um prato rápido e fácil ele não deixa de ter uns segredinhos que irão deixá-lo ainda melhor. Por isso, siga essas dicas para fazer um maravilhoso arroz de carreteiro.

Dicas

  • Use ingredientes de qualidade. Apesar de ser um prato simples, não significa que os ingredientes devem ser aqueles restos estranhos da geladeira, nada disso. Faça com um arroz bom e novo, e uma carne-seca confiável. Se você for usar linguiça e bacon, procure usar aqueles que não apresentam tanta gordura, mas sim mais carne;

  • Lembre-se de dessalgar a carne-seca para seu arroz não virar uma montanha de sódio. Para dessalgar a carne, deixe-a de molho em água fria por 6h a 8h, sendo que dentro desse período você troque a água pelo menos três vezes;

  • O cozimento da carne também é importante. Depois de dessalgá-la, coloque-a em uma panela de pressão com água (para economizar tempo) e cozinhe por 25 – 30 minutos. Só tome cuidado para não a queimar, ela precisa estar macia a ponto de desfiar;

  • Esse prato tem algumas etapas: fritar/refogar, arroz, temperos, carne, caldo/água, cozinhar e finalizar. Fique tranquilo que é super fácil e rápido, e seguindo essas etapas vai ficar mais fácil ainda;

  • Nessa receita vai pimentão verde, mas é claro que você pode substituir por outro e se não quiser colocar nenhum vegetal ou legume, não precisa colocar também. Esses complementos são para trazer mais variedades de sabor ao prato.

Depois de conhecer e entender como o prato funciona, vamos a receita e preparar logo a refeição.

Arroz de Carreteiro

INGREDIENTES

– 2 xícaras de arroz;
– 500 gramas de carne seca (já dessalgada e desfiada);
– 1 cebola grande;
– 2 dentes de alho;
– 1 pimentão verde;
– 2 colheres de sopa de óleo;
– sal e pimenta a gosto;
– salsinha e cheiro verde

MODO DE PREPARO

Primeiramente, faça o mise em place (organize os ingredientes e prepare tudo antes de colocar as coisas na panela), em outras palavras, pique a cebola, o alho e o pimentão.

Em seguida, coloque o óleo na panela e refogue a cebola até ela ficar transparente. Adicione o alho e deixe dar uma fritadinha de leve. Coloque o pimentão e o deixe murchar um pouco. Entre com a carne-seca e o arroz, sempre misturando para não queimar.
Tempere com sal e pimenta (você pode colocar outros temperos se desejar).

Adicione a água, ou algum caldo de carne, até cobrir o arroz. Reduza o fogo para médio-baixo. Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, ou até a água secar e o arroz estar macio.

Finalize com a salsinha e o cheiro verde e sirva ainda quente.

Se delicie

One thought on “Arroz de Carreteiro”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *