Os Bagels são esteticamente parecidos com os donuts, sem cobertura, mas sim em seu formato de rosquinha. Eles são uma espécie de pão, com uma textura um tanto diferente, mas deliciosos.

A saber, eles são originários das comunidades judaicas da Polônia, mas fazem o maior sucesso nas cafeterias e padarias dos Estado Unidos. O diferencial é a maneira de cocção, diferentemente da maioria dos pães, o Bagel cozinha em água fervente antes de assar no forno. Por isso, ele apresenta uma textura “borrachuda”.

Sobre a massa

Por que se cozinha o Bagel? Para criar uma “casca” em volta dele antes de ir ao forno e manter, de certa forma, sua textura. Quando cozido, o bagel mantém sua textura interior, devido a casca que se forma ao entrar em contato com a água fervente.

Logo após levar ao forno e assar, a massa não muda de textura por dentro por causa da casca, ela cresce um pouco e termina de assar, mas seu interior continua com essa textura borrachuda. Ou seja, se você cozinhar por muito tempo o bagel, ele vai ficar mais borrachudo e não vai crescer, porque a “casca” será muito grossa.

Bagels após o cozimento

Além de ter uma textura fora do comum, o Bagel também é levemente adocicado, porque recebe açúcar e xarope na massa, e pode ser cozido em uma mistura de água com xarope. Criou-se esse costume de cozinhar a massa em água e açúcar para deixar o Bagel mais dourado quando assar, porém, a diferença é pouco e não muda nada. Assim como o xarope de malte de cevada* na massa, o gosto dele é super discreto e passa despercebido.

Confesso que o sabor da massa é bem neutro e se assemelha a um pão normal, sem muita diferença. Não senti doce nem salgado, para falar a verdade, mas ele fica perfeito para cortar ao meio e rechear. 

Sendo assim, você pode substituir o xarope por açúcar mascavo ou melaço de cana, ou simplesmente não adicionar nada em troca, somente o açúcar da receita.

Dicas

  • Primeiramente, vamos falar sobre o preparo da massa e sua sova. Quando estiver misturando os ingredientes, você deve se atentar a consistência da massa. Assim como a massa de pizza, por exemplo, essa massa não pode estar grudando nas mãos, porém, não pode estar pesada e seca. Para descobrir a consistência certa, coloque a quantidade de água que a receita pede, misture os ingredientes e se a massa estiver meio dura e difícil de apertar, coloque mais um pouco de água e misture novamente. O ponto da massa é quando ela estiver mole, mas não grudando nas mãos, só que o suficiente para grudar no fundo da tigela;

  • Eu usei a batedeira para fazer a massa, mas você pode sovar na bancada sem problemas. Não polvilhe farinha na bancada quando for sovar, a massa não precisa de mais farinha, porque o ponto correto dela não permite que ela grude em excesso na bancada. Enquanto você sovar, mais elástica e menos grudenta ela vai ficar. Lembre-se que no final da sova, a massa deve estar em ponto de véu e bem lisinha;

  • Em relação ao formato, há duas maneiras de modelar. A primeira é fazendo uma cobrinha com a parte dividida da massa e depois juntar as duas pontas para fazer a rosquinha. A segunda é mais simples, basta usar dois dedos para fazer um furo no centro da bolinha e depois abrir esse furo com movimentos circulares. Estou usando como referência o vídeo e receita do canal Amo Pão Caseiro, caso queira assistir o vídeo clique aqui
  • Sua massa está pronta, resta agora cozinhar e assar. Não se preocupe, porque é fácil, faça tudo com calma e deixe tudo organizado para não deixar seu Bagel cair no chão, ou você se queimar. Atente-se a isso: deixe a água do cozimento ferver, pré-aqueça o forno na mais alta temperatura, deixe do lado da panela uma grade de resfriamento e a assadeira que vai assar. Lembre-se de manusear a massa com cuidado e delicadeza, não queremos perder a fermentação nem rasgar;

  • Por fim, a decoração e o tchan dos Bagels: o gergelim. Como charme dessas rosquinhas, usa-se o gergelim preto e branco (eu só tinha o preto) para dar um sabor a mais e também deixar mais bonito. Claro que isso é totalmente opcional, você não precisa colocar, mas já que você fez todo esse processo, coloca o gergelim vai, fica bonito e gostoso. Como outra opção de finalização, temos o sal grosso ou cebola bem picadinha. Se não gostou de nenhuma dessas opções, coloque alecrim ou outro tempero que desejar.

Ufaa! Várias dicas para deixar seu Bagel perfeito, agora não tem desculpa para não fazer. Separe os ingredientes, ligue o forno e mão na massa.

Bagels

INGREDIENTES ISCA

– 75 gramas de farinha de trigo;
– 75ml de água;
– 5 gramas de fermento biológico seco

INGREDIENTES MASSA

155 gramas de isca;
– 300 gramas de farinha de trigo;
– 12 gramas açúcar;
– 8 gramas sal;
– 12 gramas de xarope de malte de cevada* ou açúcar mascavo;
– 140 gramas água;
– 2 colheres de sopa de gergelim preto e branco

MODO DE PREPARO

Antes de tudo, prepare a isca do fermento. Misture a farinha com o fermento seco e depois coloque a água. Cubra e deixe fermentar por 30 minutos.

Logo após esse tempo, na tigela da batedeira, coloque a farinha, o sal, o açúcar, o xarope (ou mascavo), a isca e a água. Primeiramente, misture os ingredientes por 5 minutos. Depois, sinta a massa e se necessário adicione mais uma colher de sopa de água (leia as dicas para saber mais sobre a massa). Misture novamente por mais 5 minutos, a massa fica grudando no fundo da tigela, nessa hora você aumenta a velocidade da batedeira e deixe sovar por 10 minutos.

Depois da sova, cubra e deixe fermentar por 1 hora.

Pré-Modelagem

Após esse período de fermentação, divida a massa em 6 partes iguais de aproximadamente 100 gramas cada. Se quiser fazer menor, pode fazer.

Agora, pegue uma dessas partes, aperte ela sobre a bancada e puxe suas pontas para o centro, como se fosse fazer uma coxinha. Vire de cabeça para baixo e com as duas mãos boleie, pressionando a superfície da bolinha. Repita esse processo em todas as partes da massa, cubra as bolinhas por 5 minutos.

Enquanto isso, unte uma forma somente com farinha ou fubá (não vai ao forno ainda).

Modelagem

Logo em seguida, pegue uma das bolinhas e com o dedo indicador e o dedão aperte o centro para abrir um buraco e “rasgar” a massa. Com o furo aberto use os dois dedos indicadores das duas mãos para alargar esse buraco.

Você deve fazer um movimento circular com os dedos abrindo o furo aos poucos e com cuidado. Ajeite a “roda” e posicione na forma polvilhada. Não se esqueça de deixar esse furo bem grande, porque a massa vai crescer mais.

Repita esse mesmo processo em todas as outras bolas e vamos para a segunda fermentação de 30 minutos.

Cozinhando

Agora, é a etapa de cozimento que pode parecer complicada, mas é só seguir as instruções que dá certo.

Enquanto os bagels estão descansando ligue o forno em 250°, separe uma panela média e alta e coloque água. Deixe por perto também uma grade de resfriamento e uma assadeira untada com óleo (essa vai para o forno).

Finalizando os 30 minutos de descanso, ligue o fogo para esquentar a água na panela e deixe ferver. Depois do tempo de descanso, coloque o primeiro bagel na água fervendo (com cuidado) e deixe 10 segundos cozinhando, vire-o e deixe mais 10 segundos. Retire-o da panela e coloque na grade de resfriamento. Repita isso com todos os outros.

Logo que finalizar de cozinhar todos, passe-os para a forma untada com óleo e se desejar coloque os gergelins por cima e pressione levemente para grudá-los. Deixe parado por 1 minuto apenas e leve para forno.

Assando

Caso seu forno, assim como o meu, não tenha resistência superior, deixe a assadeira com os bagels na parte de cima e em 220° ou 250°. se o seu forno tem a resistência, ligue, pois vai dar uma cor incrível para o bagel.

Essa parte é importante, então fique de olho para não deixar queimar. Quando os bagels crescerem e ficarem douradinhos (cerca de 2 – 3 minutos depois de colocar), abra o forno e vire a assadeira para douras do outro lado. 

*Nessa parte, eu tive um “problema”. Meu forno não é lá essas coisas, por isso os meus bagels ficaram mais de 20 minutos em 250° – 260° e mesmo assim não ficaram dourados. Talvez pela ausência da resistência superior no forno, ou a forma era grande demais e o calor não subiu como deveria. As possibilidades são muitas. Se você não ficar muito confiante com seu forno e em dúvida se seus bagels vão ficar douradinhos, passe uma gema batida na superfície deles e depois coloque o gergelim. Mas, tem um porém, como o forno está alto é capaz de tostar o topo do bagel e não terminar de assar. Outra opção é fazer uma “calda” açucarada com melaço ou açúcar e um pouco de água, para passar por cima dos bagels antes de assar. 

Você vai notar que ela assa rapidamente e fica bem douradinha, depois de uns 5 – 6 minutos no forno. Tire-os com cuidado e passe para a grade de resfriamento. Se os seus Bagels, assim como os meus, não ficarem douradinhos deixe mais tempo no forno bem alto. 

Sirva ainda quentinho com um café, chá ou leite. E pode rechear também, coloque requeijão, cream cheese, manteiga, queijo…

Se delicie.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *