Um lanchinho com sabor especial de Natal, crocante por fora e macio por dentro. Os Biscoitos de Gengibre pode ter vários formatos diferentes e divertidos, carregando tradições consigo. Ele tem um sabor diferente de qualquer outro biscoito, porque é composto por uma mistura de especiarias (canela, noz moscada, cravo em pó e é claro o gengibre), aqueles sabores característicos do Natal, né.

O Gingerbread, como é chamado oficialmente, nasceu na Inglaterra lá no século XV. E ganhou fama devido a um conto, que conta uma história de como esse biscoito ganhou vida (literalmente). Se você ficou curioso e quer saber sobre o conto e mais curiosidades dos Biscoitos de Gengibre, visite a matéria História do Gingerbread na aba Histórias e Culturas.

Logo após fazer sucesso na Europa, os biscoitinhos se tornaram tradição na América do Norte em época de Natal, de tal forma que a família se reúne para fazer e decorá-los. Os biscoitos de gengibre não são muito conhecidos aqui no Brasil, por isso não se fazem tão presentes nas casas das pessoas.
É, algumas tradições dão certo em alguns lugares e em outros não. Faz parte.

No entanto, se você, assim como eu, sempre teve vontade de experimentar esses biscoitinhos de gengibre, de decorar e fazer em vários formatos, chegou a hora. Aproveita que o Natal está chegando e já treina a receita para fazer bonitinho depois.

Dicas

  • Eu fiz poucas vezes a receita, mesmo assim tem dicas que gostaria de passar. Assim como a maioria dos biscoitos e massas que possuem uma grande quantidade de manteiga na massa, o biscoito de gengibre precisa ficar algumas horas na geladeira. A massa não pode estar mole quando você for abrir e cortá-la, porque se não ela gruda em tudo e faz uma meleca. É muito importante que após o preparo da massa, ela gele e ganhe consistência novamente;

  • O glacê que é feito para decorar é apenas um complemento, porém, que dá todo o tchan no biscoito. A graça dessa receita é justamente fazer arte e personalizar, por isso seja criativo nas cores e nos desenhos, mas se quiser deixar branco, pode deixar, vai ficar super delicado e semelhante a neve;

  • Não deixe muito tempo no forno. Esse biscoito tem um detalhe importante, que ser fofo ao mesmo tempo que é crocante. Se você deixar muito tempo no forno, esperando ele ganhar cor e ficar e ficar douradinho, ele vai acabar endurecendo e até queimando. Por isso, deixe assar até ter estufado um pouco e ficar com as bordinhas douradinhas, retire do forno e espere um pouco para terminar de assar por dentro.

Enfim, não é nem um pouco difícil fazê-los, na verdade é bem divertido e relaxante. Siga a receita e os passos que dá certo, pode confiar!

Biscoitos de Gengibre

INGREDIENTES

300 gramas de farinha de trigo;
– 20 gramas de amido de milho;
– 1 ovo;
– 115 gramas de manteiga;
– 100 gramas de açúcar mascavo;
– 90 gramas de melado de cana;
– 1 colher de sopa de canela em pó;
– 1 colher de chá de gengibre em pó;
– pitada generosa de noz moscada;
– 1 colher de café de sal;
– 3 gramas de bicarbonato de sódio

INGREDIENTES GLACÊ

– 1 clara de ovo;
– 1 xícara de açúcar de confeiteiro;
– 2 colheres de sopa de água;
– Corante alimentício (opcional)

MODO DE PREPARO GLACÊ

Peneire o açúcar de confeiteiro e misture com a clara do ovo. A mistura vai ficar empelotada, então adicione 1 colher de sopa de água e misture com a espátula. Se sua mistura continuar muito firme e grossa, acrescente a outra colher de água.
Logo após misturar a água, bata na batedeira ou com um fouet até ficar um creme fofo e aerado.Com a glacê pronto, adicione o corante da cor que desejar e misture. O corante é opcional, se você quiser deixar branquinho como a neve, não tem problema, fica lindinho do mesmo jeito.

MODO DE PREPARO MASSA

Primeiramente, misture os secos peneirando-os em uma tigela e reserve.
Em seguida, bata a manteiga em ponto de pomada com o açúcar mascavo até ficar cremoso e aerado. Vai ficar uma mistura mais clara e fofa. Logo após, adicione o melado de cana e bata novamente.*Lembre sempre de ir limpando as bordas da tigela com uma espátula, para bater tudo igualmente.

Coloque o ovo na mistura e bata até estar tudo homogêneo.
Agora coloque os secos (já peneirados) e misture com a espátula. Para ficar mais fácil, coloque metade dos secos, incorpore e em seguida acescente o restante. Dessa forma você não faz tanta força.

Abrir e gelar

Com a massa pronta, separe duas folhas grandes de papel manteiga (aqueles forneáveis). Coloque uma das folhas na bancada e coloque a massa. Pegue a outra folha coloque em cima da massa, apertando um pouco para abrir levemente a massa.

Com a ajuda de um rolo de macarrão, ou uma garrafa de vidro vazia, abra a massa com cuidado, deixando uma espessura de 5mm aproximadamente.
Mantenha o papel grudado na massa e leve para a geladeira por 2 horas (mínimo) ou de um dia para o outro.

Cortar e assar

Antes de fazer os formatos dos biscoitos de gengibre, pré-aqueça seu forno a 180°.

Depois do tempo necessário na geladeira, escolha o molde da sua preferência e faça os biscoitinhos. Tente fazer os cortes bem próximos um dos outros para evitar desperdício de massa.

Depois de fazer os biscoitinhos e não ter mais espaço na massa, posicione-os em uma assadeira e leve para assar por mais ou menos 15 minutos ou até eles estarem mais douradinhos. Você irá notar que os biscoitos estufam um pouco, é normal.

Enquanto os biscoitos assam, faça uma bola com as rebarbas da massa que sobrou, coloque ela no papel manteiga e cubra-a com a outra folha do papel. Repita o processo de abrir a massa e de fazer os biscoitos com os moldes. Assim que assar os biscoitos, posicione novamente na forma e leve para assar.

Repita isso quantas vezes forem necessárias até a massa acabar ou sobrar bem pouco dela.

Hora de decorar

Sua casa deve estar com um aroma incrível de especiarias, isso é um sinal de que seus biscoitos estão prontíssimos para serem decorados e ganharem vida e cor.

Enquanto os biscoitos esfriam, faça o glacê. Lembre-se que essa parte é totalmente opcional, se você não quiser decorar os biscoitos com glacê, fique à vontade, outra opção é mergulhar no chocolate derretido ou simplesmente comê-lo puro. Use a criatividade e seja feliz.

Enfim, após fazer o glacê e os biscoitos já terem esfriado, coloque o glacê em um saco de confeitar e faça um furinho na pontinha (um furo bem pequeno). Escolha o biscoito que quer decorar e desenhe na sua superfície.

Você pode fazer um rosto sorridente, um floco de neve, uma rena, um boneco de neve, árvore de Natal ou personalizar do seu jeito.
Nessa hora, chame sua família e façam juntos, coloquem uma música bem natalina de fundo e

Se deliciem.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *