Da mesma forma que o pão de abóbora faz referência a sua matéria-prima, vem aí as Bolachas de café em formato de grãos de café. Não sei você, mas eu achei isso genial e muito fofinho. Visto que fazer receitas de biscoitos ou pães com o formato do seu ingrediente base tem se tornado mais popular, eu não poderia deixar escapar essas bolachas de café.
Além de terem o formato dos grãos de café, elas têm o gosto desse querido (meio óbvio né). Ou seja, é aquele petisco perfeito para os amantes de café e ouso dizer que até aqueles que não gostam, vão comer essas bolachas.
Ah! Não quero gerar briga, mas É BOLACHA E NÃO BISCOITO!
O grande erro
Bom, nem como tudo é um mar de rosas e elas têm espinhos, imprevistos irão acontecer e podem estragar toda sua ideia principal. Eu tinha uma expectativa: lindos grãos de café, no entanto a realidade foi outra. Nesse caso, a minha bolacha de café abriu demais por causa do risco que eu fiz na bolacha. Pois é, eu não notei que tinha sido fundo e que poderia ocasionar tal desastre…acontece, né.
O que importa é que estava delicioso e com bastante gosto de café, minha mãe olhou e falou: “Nossa, parece um café. O que é isso?”, fiquei feliz na hora, porque para ela – uma amante de café – dizer que a bolachinha estranha parecia um café, é porque parecia um café. Não irei discutir com quem sabe.
Dicas
De fato, elas são um pouco sequinhas, mas assim como qualquer outra bolacha sem recheio é seca. A fim de comer acompanhado de um copo de leite, um suco, chá ou café essas bolachas são sequinhas mesmo, beleza? Não cometa o mesmo erro que eu, por isso faça um leve risco na superfície da bolacha, apenas para marcar.
Bom, eu peguei referências a internet para fazer essa receita e usei os ingredientes que tinha em casa. Com certeza você pode substituir alguns ingredientes por aqueles que estão disponíveis para você no momento. Por exemplo:
- Na receita eu uso o óleo de coco – substitua por manteiga;
- Eu coloquei dois tipos de farinha, a de arroz e a de aveia – troque por farinha de trigo comum ou integral, faça um mix de farinhas sem glúten (amêndoas, castanhas…);
- Aqui eu uso açúcar mascavo que ajuda a dar cor na bolacha – você pode trocar por açúcar refinado, açúcar de coco, mel ou melaço e até adoçante natural;
- Na receita eu coloquei canela e cacau em pó para dar um tchan. O cacau, foi para intensificar a cor e a canela foi para trazer um gosto a mais – Esses são dois ingredientes opcionais, caso queira colocar outra especiaria, fique à vontade.
Enfim, você tem total liberdade para substituir os ingredientes e adaptar a receita (se sentir conforto ao fazer), mas lembre-se que cada ingredientes tem uma função e características diferentes. Alguns são mais secos e absorvem mais os líquidos, por exemplo a farinha de arroz.
Em relação ao açúcar, atente-se na quantidade caso for mudar para o adoçante ou mel/melaço. O adoçante costuma ser adicionado em menores quantidades do que o açúcar, e o mel/melaço por ser líquido, também precisa de atenção na quantidade. Talvez seja necessário alterar outros ingredientes “líquidos” para encaixá-lo na receita.(antes de assar)
Armazenamento
Logo após você assar as bolachas de café, deixe esfriar bem antes de guardar. Se você fez as bolachas para presentear alguém ou até mesmo para comer depois e quiser guardar em um pote com tampa, deixe esfriar completamente. Tanto biscoitos como bolachas, tendem a murchar e perder a crocância quando são guardados quentes em potes ou vasilhas.
Por isso, guarde-as frias para não perderem aquele crock-crock.
Agora você já sabe como substituir os ingredientes e como armazenar suas bolachas de café deliciosas, resta apenas a receita né.
Bolachas de Café |
INGREDIENTES |
– 50ml óleo de coco; – 1 ovo; – 1 xícara farinha de aveia; – ½ xícara de farinha de arroz; – ½ xícara de açúcar mascavo; – 1 colher de sopa de cacau em pó 100%; – 2 colheres de sopa de café solúvel; – 1 colher de café de canela em pó; – 1 colher de chá de fermento em pó |
MODO DE PREPARO |
Primeiramente, misture o óleo de coco com o açúcar até formar um creminho. Coloque o ovo e misture muito bem – use um fouet ou garfo mesmo. Adicione o cacau em pó e o café solúvel e continue misturando. Finalize com as farinhas, a canela e o fermento em pó.
A massa fica parecendo uma massinha de modelar, tem consistência e dá para fazer uma bolinha com ela. Então, faça uma bola, cubra com plástico e leve para a geladeira por 20 minutos para firmar. Nesse momento, pré-aqueça o forno a 180° – 200° e unte uma assadeira com óleo de coco e farinha de arroz. Modele os biscoitinhos em formato de grão de café, do tamanho que achar melhor. Posicione-os na assadeira e leve ao forno.
Deixe assando por 20 minutos, aproximadamente. Tire do forno e espere esfriar antes de servir. Prontinho, seus “grãos de café” perfeitos para o café da tarde. Se delicie. |