Vamos para mais um bolo tradicional da minha família. O bolo de farofa carrega muitas memórias e é muito amado por todos, ele sempre está presente nas festas e reuniões da igreja, encontros de amigos e família e naquele fim de tarde chuvoso.
Talvez você o conheça como cuca de leite condensado ou torta de creme de baunilha, mas eu fui apresentada para ele pela minha vó como Bolo de Farofa. Esse bolo é a marca registrada da minha vó e praticamente um legado deixado por ela, o qual eu recebi com o maior prazer.
Assim como todas as receitas que minha vó fazia, eu sempre a via fazer esse bolo e aprendi só de olhar, mas demorou para eu fazer a receita pela primeira vez, meu pai foi quem fez pela primeira vez e depois eu. Eu e ele até criamos uma versão de chocolate, que ficou divina, mas o tradicional é o tradicional, não tem jeito.
Toda a minha infância eu comi o bolo de farofa e por incrível que pareça eu não enjoei. Fico muito feliz quando as pessoas lembram desse bolo e pedem para eu fazer porque “ele é muito gostoso e não tem nada igual” isso aquece meu coração, porque eu sei que minha avó será lembrada por muito tempo através daquilo que ela mesma me passou.
Enfim, são muitas lembranças e memórias boas, mas você não está aqui para isso. Antes de passar a receita vamos para algumas dicas.
Dicas
- É um bolo muito fácil de fazer que tem duas etapas de preparo: o creme e a farofa. Antes eu fazia a farofa antes de fazer o creme, mas eu achei bem mais lógico fazer o creme antes da farofa, porque enquanto o creme esfria eu estou preparando a farofa, que na verdade é muito rápida de ser feita. Então eu recomendo fazer primeiro o creme, que demora um pouco mais, e depois partir para a farofa;
- Depois que você bate o creme no liquidificador, ele vai para o fogo até engrossar e virar um creme mesmo. É muito importante você tomar cuidado com o tempo no fogo, ele vai definir quão espesso seu creme vai ficar, e aqui nós queremos um creme grosso que não escorra depois que cortamos o bolo, por isso deixe o creme cozinhar bem até ficar um creme mais pesado;
- A farofa é super fácil e é a hora que você vai literalmente colocar a mão na massa. Você vai misturar os ingredientes na mão, mas precisa ser na ordem para não correr o risco de ficar uma farofa muito molhada ou muito seca. Sempre misture a manteiga antes de colocar o ovo, porque assim você mede a umidade da farofa, se precisar colocar mais manteiga, você irá colocar depois que acrescentar o ovo. Sinta a massa, ela precisa estar levemente úmida ser capaz de amassar e grudar um pouco criando uma bolinha. Algumas partes vão ficar mais secas que outras, mas é normal, quando elas se misturarem na hora de colocar na forma isso não será um problema.
De dicas eu tenho apenas essas para passar a vocês, bem fácil né? Então vamos ver do que precisa para fazer essa delícia.
Bolo de Farofa |
INGREDIENTES CREME |
– 2 gemas; – 1 caixa de leite condensado; – 1 caixa de creme de leite; – 1 caixa de leite (medida da caixa de leite condensado); – 1 colher de sopa de farinha de trigo; – 1 colher de sopa de manteiga; – 1 colher de chá de essência de baunilha |
MODO DE PREPARO CREME |
No liquidificador coloque o leite condensado, o leite, a manteiga, a essência, a farinha e as gemas. Bata tudo muito bem e leve para uma panela no fogo.
Você vai ficar mexendo o creme todo tempo que ele estiver no fogo, até engrossar. Começou a criar uma bolhas grandes e ficar mais pesado, pode desligar o fogo e continuar mexendo por uns 2 minutos. Coloque o creme de leite e misture mais até incorporá-lo. Transfira para um recipiente e cubra com papel filme ou algum plástico em contato com o creme para não criar película, deixe esfriar. Enquanto o creme esfria, vamos preparar a farofa. |
INGREDIENTES FAROFA |
– 3 xícaras de farinha de trigo; – 1 e 1\2 xícara de açúcar refinado; – 1 ovo; – 100 gramas de manteiga; – 1 colher de sopa de fermento químico |
MODO DE PREPARO |
Pré-aqueça o forno a 180° e unte uma forma média com a lateral baixa, pode ser redonda ou retangular, com manteiga e farinha.
Em uma vasilha misture a farinha de trigo, o açúcar e a manteiga em temperatura ambiente, mas não mole ela precisa estar um pouco mais firme ainda. Com as mãos você vai amassando a manteiga na farinha e açúcar, misturando os três ingredientes até formar uma areiazinha meio úmida. Coloque o ovo e misture novamente, tudo com as mãos. Por fim coloque o fermente e dê uma última misturada. Você vai dividir essa massa em duas partes, uma para ser a base do bolo e outra para colocar por cima do recheio. Depois que o creme já estiver pronto e mais frio, pegue uma parte da farofa e coloque na forma, sempre pressionando com as mãos para ficar uma base firme e não correr o risco de quebrar na hora de cortar. Depois de preparar a base, despeje o creme todo e alise ele om as costas de uma colher par ficar certinho. Finalize com o restante da farofa por cima do creme, pode colocar com a mão mesmo e vai espalhando aos poucos, preenchendo igualmente toda a forma. Leve para assar por 40 minutos ou até ele estar douradinho por cima, cuidado para não deixar queimar e nem deixar muito douradinho, porque ele fica duro quando passa do ponto. Tire do forno e espere esfriar para cortar, se não seu recheio cai todo. Se delicie. |