Esse bolo de laranja e maçã parece que vai dar errado, mas vai por mim é um dos melhores bolos para um cafezinho da tarde. Ele tem o azedinho da laranja e o dulçor da maçã, além daqueles pedacinhos que derretem na boca.

Você só vai precisar de uma batedeira, liquidificador, tigela e uma espátula ou uma colher. A batedeira é para bater as claras, o liquidificador vai te ajudar a deixar tudo bem misturado e homogêneo, a tigela é meio óbvio e a espátula, conhecida também como pão duro, vai raspar toda a massa da tigela e passar para a forma.

Bem, aqui vão algumas dicas e as respostas dos seus porquês:

Dicas

  • Batemos as claras na batedeira para deixar o bolo mais fofo e leve. Sabe o tal do suflê? Então, ele cresce sem fermento quando é assado, justamente pelo uso das claras em neve, que dão toda essa leveza a massa, auxiliando no crescimento e na textura de nuvem que o suflê tem. Mas voltamos ao bolo de laranja e maçã, que tem uma proposta diferente da que o suflê tem, mas valeu o exemplo das claras, deu para esclarecer;

  • Outro ponto importante é o uso do liquidificador. Ele vai ajudar a deixar a massa lisa e sem muitos pedaços que podem atrapalhar o resultado do bolo. Vamos usar as cascas da maçã também e não tem como incorporá-las na massa sem ser com o liquidificador, que vai triturá-las e misturar tudo. Temos o óleo e os ovos, esses ingredientes são essenciais em uma receita de bolo e devem ser bem bem batidos com o restante dos ingredientes, principalmente com a açúcar, para não ficar com aqueles gruminhos que o açúcar tem, sabe? Por isso, use o liquidificador, ele vai te ajudar bastante.

Substituições de ingredientes

Qual açúcar posso usar? Olha, eu já usei o mascavo, o refinado e o demerara e em todas as receitas deu certo, porém cada uma com um aspecto diferente. Quando usei o mascavo eu fiz uma mistura dele com o refinado e o resultado foi sensacional, ficou com um sabor suave, uma coloração um pouco mais escura e ainda por cima mais úmido, graças a açúcar mascavo. Gosto de usar o açúcar demerara em praticamente todas as minhas receitas, ele proporciona mais estabilidade e não deixa o bolo tão doce como o refinado, mas é um gosto pessoal meu, se você curte do bolo mais docinho, vai fundo no refinado que é sucesso do mesmo jeito.

Posso usar outro tipo de farinha? Poder, você pode, mas cada farinha tem sua característica que pode alterar determinada medida e até o resultado da massa, por exemplo a farinha de arroz: 2 xicaras de farinha de trigo equivalem a 1 xicara e meia de farinha de arroz. Então fique atento na hora das substituições
Se quiser saber mais sobre as farinhas, suas características nas receitas e como substitui-las, dá uma olhada na nossa matéria Tipos de Farinha.

Segredo pessoal

Outra dica que deixa o bolo mais gostoso e com aquela crostinha crocante é na hora de untar a forma. Mas primeiro vamos falar da forma; eu já usei a retangular e já usei aquela com o furinho no meio (a clássica rsrs), dos dois jeitos fica bom e dá certo, então vai do seu gosto, mas eu prefiro usar a retangular, porque assim os pedacinhos de maçã ficam mais espalhados pela massa e não corre o risco deles ficarem no fundo do bolo, como normalmente acontece quando se usa a forma com furo.

Agora vou te contar o segredo que ajuda a deixar meus bolos mais gostosos e aromáticos: sempre que vou untar a forma com manteiga/óleo eu coloco uma mistura de farinha com açúcar mascavo, ou o normal, e canela, dou uma misturada nisso tudo e termino de untar a forma e prontinho, depois de assado o bolo fica com uma casquinha tão gostosa cheirosa, e para esse bolo combina bastante. Depois tenta na sua casa no bolo de fubá também, faz maior sucesso.

Enfim, essas são as dicas essenciais para esse bolo ficar show de bola, parece bobeira, mas vai por mim seguir os passos corretamente faz toda a diferença e eleva o nível da sua receita, por mais que simples ela pareça ser.

Então vamos para a receita:

Bolo de Laranja e Maçã

INGREDIENTES

– 3 ovos (claras e gemas separadas);
– 2 xicaras de farinha de trigo;
– 1 e 1\2 xicara de açúcar;
– 1\2 xicara de óleo;
– 2 maçãs médias descascadas (guarde as cascas);
– 1 laranja descascada;
– Canela em pó a gosto;
– 1 colher de sopa de fermento.

MODO DE PREPARO

Aqueça o forno em 180° e unte a forma escolhida.

Descasque a maçã e corte em cubos, reserve a casca. Descasque a laranja e corte pedaços, pode descartar a casca.

Bata as claras na batedeira até ponto de neve, enquanto isso bata no liquidificador as gemas, o óleo, o açúcar, as cascas da maçã e a laranja até ficar homogêneo e uma massa lisa.

Despeje esse líquido em uma tigela e vai acrescentando a farinha aos poucos e mexendo sempre para não ficar com bolinhas de farinha. Depois coloque a canela e a maçã picada, misture e coloque as claras em neve – nessa hora misture bem delicadamente para não perder o ar – por fim coloque o fermento.

Despeje a massa na forma já untada e leve para assar por 30 – 35 minutos, o tempo pode variar de forno para forno.

Assim que estiver com uma coloração mais douradinha, está pronto seu bolo de laranja e maçã.

Se delicie

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *