Eita trem bão! A festa junina já passou faz tempo, mas uma comida típica da época sempre é boa. Por isso, trouxe uma receita incrível de bolo de milho cremoso que é de dar água na boca e traz aquela lembrança boa do mês de junho.

Eu sou suspeita a falar de qualquer receita feita de milho, porque sou simplesmente apaixonada por essas delícias: curau, pamonha, creme de milho, sorvete…Enfim, tudo que essa matéria-prima possa oferecer eu já estou de pé e batendo palma.

E não é diferente com o bolo de milho cremoso, com certeza é um dos meus preferidos e do pessoal aqui em casa também, especialmente meu pai. Não tinha um final de semana que ele não falava desse bendito bolo de milho cremoso. E como eu também estava seca para comer um desses, lá fui eu comprar as espigas de milho, que por sinal estavam baratas porque era época*, para fazer esse bolo.

Variedade

Embora eu já tivesse uma receita minha de bolo de milho cremoso, eu quis navegar pelo YouTube da vida e ver se achava alguma outra receita diferente, afinal, eu amo testar receitas novas e modificar algumas também rsrs.

E a cozinha é isso, você testar receitas novas e criar suas próprias sem medo de ser feliz. Na internet e em livros de receitas há uma variedade imensa de receitas da mesma comida, e o que nos resta é testá-las, experimentar e depois criar uma sua, com seus temperos, suas medidas e dicas.

Mas se você ainda não tem total confiança em criar uma receita ou modificar alguma, não tem problema também, segue as instruções certinho que vai dar mais do bão, vai dar bão dimais.

Por falar em dicas, eu tenho algumas aqui que vão te auxiliar a fazer esse bolo de milho cremoso maravilho.

Dicas

  • Antes de tudo, vamos falar sobre o ingrediente principal: o milho. Essa receita pede o milho in natura, aquele que vem no sabugo envolto por aquela capa verde, a famosa palha. Usar o milho em lata não é proibido, mas para um bolo desse eu recomendo usar o natural mesmo, porque o sabor é totalmente diferente. Além do milho em lata já estar cozido, ele deixa uma textura diferente daquela que é proposta para esse bolo. Enfim, use o milho verde que vem na espiga, sem cozinhar nem nada, apenas debulhe o milho cru e bata ele com os ingredientes;

  • Em segundo lugar, vem a manteiga. Por que usar ela ao invés de usar óleo? Porque a manteiga vai ser uma das responsáveis por dar estrutura para o bolo, já que ele não leva farinha. E como é um bolo cremoso, ele pode ser levado para a geladeira sem medo de ficar duro demais por causa da manteiga. E não se esqueça que é manteiga e não margarina;
  • Essa dica aqui eu já dei em alguma outra receita de bolo, mas vale a pena passar de novo para deixar bem fixa essa ideia incrível. Na hora em que você for untar a forma, de preferência uma forma de fundo removível para facilitar quando for desenformar, unte-a com manteiga e polvilhe uma mistura de fubá com açúcar e canela. Fazer isso deixa uma crostinha crocante ao redor do bolo e usar a canela complementa os sabores do milho;

  • Em quarto e último lugar, vem o uso do papel alumínio. Essa massa é bem líquida e como vamos usar uma forma de fundo removível o melhor a ser feito é forrar o fundo, na parte externa da forma, com o papel alumínio para evitar que parte da sua massa escorra, sujando seu forno ou queimando a forma. Mas, caso for usar uma forma normal não precisa forrar.

Finalmente, vamos a receita e mão na massa.

Bolo de Milho Cremoso

INGREDIENTES

4 ovos;
– 440 gramas de milho cru (os grãos já soltos);
– 230 gramas açúcar;
– 60 gramas de manteiga derretida;
– 540ml de leite

MODO DE PREPARO

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180° e unte uma forma de fundo removível com óleo/manteiga e uma mistura de fubá com açúcar e canela. Depois de untar, forre o fundo da forma na parte de fora com papel alumínio, para evitar que a massa escorre para fora da forma.

Feito isso, debulhe o milho (lembre-se que você pesa a quantidade depois que debulhar o milho, sem a espiga, só os grãos) e coloque no liquidificador junto com os ovos e a manteiga derretida.
Bata tudo isso muito bem e depois acrescente o açúcar e o leite. Bata novamente até tudo estar homogêneo. Essa é uma massa bem líquida mesmo, não se assuste.

Passe essa mistura para a forma untada e, cuidadosamente, coloque no forno. Deixe assar por 1 hora ou até ele estar douradinho por cima e firme no meio.

Sua casa estará com um aroma incrível de bolo de milho, está é a hora de você preparar um cafezinho e cortar seu pedaço de bolo.

Se delicie.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *