Nem bolo nem cookie, Brownie. Um doce denso que derrete na boca, úmido, mas com textura e com uma casquinha deliciosa por cima. Pode receber um complemento de nozes, alguma amêndoa ou até mais chocolate no seu interior.
Aqui no site já temos uma receita de Brownie, mas aquela é bem diferente dessa e carrega uma história de infância com memórias e lembranças da minha vó, em outras palavras, aquela é uma receita de família.
Essa receita de Brownie leva mais ingredientes e é mais molhadinha, menos doce devido ao cacau e digamos que mais gourmetizada.
Mas não esquenta a cabeça não, porque ele é extremamente fácil e suja menos louça do que se pode imaginar.
Sobre o “bolo que deu errado”
Todos sabem que a receita de Brownie é tipicamente norte americana, ou seja, veio lá dos nossos colegas dos Estados Unidos. Mas você sabe realmente a história desse doce?
Assim como a maioria das receitas clássicas, a origem do Brownie é recheada de lendas e mitos. A principal história que se conta quando falamos de Brownie é a de uma senhorinha que estava apenas mais um dia fazendo um bolo de chocolate na sua humilde morada. No entanto, a senhoria esqueceu de colocar o fermento na massa do bolo e percebeu isso quando tirou o “bolo” do forno, já que ele não tinha crescido, resultando em uma massa mais densa e meio “crua”, talvez.
Antes que você lembre de algum bolo seu, o qual você esqueceu de colocar fermento, e notou que não ficou igual a um brownie, não se esqueça de que um bolo comum dos EUA é diferente de um bolo brasileiro. Os ingredientes que formam a massa não são os mesmos, por isso, quando simplesmente não colocamos fermento em uma receita de bolo daqui ela não fica semelhante a um Brownie. Deu para sacar?
O segredo do Brownie perfeito
Uma coisa que a maioria das pessoas, inclusive eu, erra na hora de fazer um brownie é o tempo de forno. Antes de tudo, sempre pré-aqueça o forno, para que a massa entre no forno já em contato com o calor.
O brownie não é um bolo, a proposta dele é diferente, ele precisa ser mais denso, não precisa crescer nem ficar fofo. Além disso, o ideal é que ele fique meio molhado mesmo. Para isso, faça o teste do palito: após 18 ou 20 minutos assando, espete um palito de dente no centro do brownie. O palito precisa sair com um pouco de massa grudada, mas preste atenção na consistência dessa massa, ela não pode estar molenga nem muito grudenta. Se você espetou o palito e ele saiu seco, seu brownie passou do ponto. Agora, se você espetou o palito e ele saiu bem sujo e tirou um pouco da superfície do seu brownie (onde espetou), ele ainda não está bom e pode ficar mais uns 5 minutos.
De fato, essa parte é um pouco chatinha, mas se você quiser comer um delicioso brownie e na textura perfeita para ter a experiência completa, é necessário seguir essas regrinhas.
Dicas
- Use um cacau sem açúcar. Essa receita deva mais açúcar que tudo, então não coloque um cacau 50%, muito menos um achocolatado. Pode usar sem medo o cacau 100%, porque ele não vai ficar amargo, e sim com um gosto presente de chocolate e doce na medida certa;
- Se você quiser colocar um complemento na massa como nozes, amendoins, castanhas ou pedaços de chocolate, fique à vontade. Seu brownie vai ficar esplendido. Você pode até fazer um mix com pedaços de chocolate e alguma amêndoa, por exemplo;
- Use uma forma retangular média para seu brownie não ficar fino que nem bolacha e nem muito alto, para não ficar cru no meio. O ideal é usar uma forma que tenha uns 33 centímetros de comprimento por 22 centímetros de largura, mais ou menos. E outra coisa em relação a forma: você pode forrá-la com papel manteiga, cortando-o no formato da forma e deixando uma rebarbas dele ultrapassarem a borda da forma. Dessa maneira, você irá conseguir puxar e retirar o brownie inteiro. Caso não tenha papel manteiga, unte a forma com manteiga e cacau em pó e quando for retirar o brownie depois de frio, já corte nos pedaços desejados e tire um por um. Assim não corre o risco de seu brownie grudar no fundo da forma ou quebrar quando você desenformar.
Finalmente agora, depois de história e dicas, vamos para a receita.
Brownies |
INGREDIENTES |
– 4 ovos; – 1 e 1\4 de xícara de açúcar (refinado ou demerara batido)* – 1 xícara de açúcar mascavo; – 200 gramas de manteiga; – 1 xícara de cacau 100%; – 1 xícara de farinha de trigo; – 2 colheres de sopa de óleo; – 1 colher de chá de café solúvel (opcional); – 1 colher de chá de essência de baunilha; – Pitada de sal – 200 gramas de nozes ou chocolate picado |
MODO DE PREPARO |
Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180° e unte uma assadeira retangular média com papel manteiga ou com manteiga e cacau.
Separe uma tigela para derreter a manteiga junto com os dois açúcares, em banho-maria. Assim que a manteiga derreter, misture bem até ficar uma massa mais clara e um pouco mais fofa. Incorpore os ovos, um de cada vez, e sempre misturando. Coloque a essência de baunilha e misture bem para formar uma massa mais aerada. Peneire o cacau, a farinha, o sal e o café solúvel nessa mistura de manteiga e açúcar. Misture com um fouet para não correr o risco de empelotar. Quando a farinha e o cacau estiverem bem incorporados, adicione as nozes ou o chocolate para finalizar. Misture com uma espátula agora, para não ficar entre os arames do fouet. Despeje a massa na forma já untada e leve para assar por aproximadamente 20 minutos, ou até o brownie estar com uma casquinha e, quando você fizer o teste do palito, o palito sair um pouco sujo de massa. *Lembre-se que a massa precisa estar levemente “crua” quando você tirar do forno, o palito que você espetar não pode sair sem nada e nem muito molhado de massa, ou seja, meio termo. Tire o brownie do forno e espere esfriar bem (precisa esperar ele esfriar por completo). Se você usou um papel manteiga para untar a forma, desenforme com cuidado seu brownie puxando o papel manteiga para cima. Agora, se você untou a forma com manteiga e cacau, eu sugiro que você já corte o brownie em pedaços e retire cada um, fica mais fácil. Coloque os quadrados de brownie em um prato bonitão e sirva. Se delicie. |