No Natal a minha vó, que se preparava no começo de setembro, fazia a ceia e as sobremesas mais gostosas do jantar, mas a principal e a minha preferida é o Brownie com nozes.
A história do Brownie com nozes
Ela sempre fazia esse brownie com nozes para felicidade de todos, e era um mistério porque ele diminuía à medida que o pessoal ia chegando e na hora de servir a sobremesa ele já estava pela metade. Lembranças muito boas para serem esquecidas.
Ela não me deixava fazer o brownie, mas me dava a função de picar as nozes. Eu gostava de ver ela fazendo e quando aquele cheiro de brownie assado se espalhava eu sabia que o Natal na casa da vó tinha começado.
Eu lembro que minha vó pegava o caderno de receita dela – que na verdade eram as receitas da sua antiga chefe e amiga – coloca em cima da mesa e fazia o brownie sem nem olhar para o caderno, porque ela já sabia de cor. Ela fazia tudo muito rápido e quando piscava o brownie já estava no forno. Mas o que demorava mesmo era esperar ele esfriar para cortar e comer, o tempo não passava.
Um pouco sobre
Essa receita é fácil e rápida, com ingredientes que todo mundo tem em casa e se não tem, acha em qualquer mercado por um preço acessível. A ideia dessa sobremesa é juntar a família depois do almoço para saborear essa delícia, e vai por mim você surpreende todos com esse brownie que mesmo sendo simples ele traz um ar de sofisticação, sabe. E se for no Natal, você ainda corta a onda do tio do pavê, vale a pena hein.
O bom desse brownie é que ele rende bastante e serve uma boa quantidade de pessoas.
Talvez você se assuste com os ingredientes, então já vou te alertar que vai uma grande quantia de açúcar e é um brownie bem doce, porque além do açúcar ele é feito com achocolatado. Para você que não curte sobremesas, bolos muito doces eu recomendo você pegar um pedaço pequeno, mas você que já é uma formiguinha vai amar. Eu que não gosto de coisas muito doces, amo esse brownie, por isso não deixe de experimentar.
Dicas
- Minha vó sempre usou a batedeira para fazer a receita e todas as vezes que eu fiz, eu também usei. Ainda não tive a oportunidade de fazer sem batedeira, se você quiser fazer a mão pode fazer, mas o resultado vai ser um pouco diferente;
- Como minha vó não era muito de contar os segredos e nem me deixar fazer as receitas, eu fui tentando desvendar sozinha e cheguei na conclusão de que o segredo desse brownie é bater a massa muito bem, na verdade, bater os ovos e o açúcar muito bem e na hora de entrar com a farinha não mexer muito na massa. Despejar na forma e logo colocar para assar e não abrir o forno antes da hora de jeito nenhum, para o brownie não perder a casquinha crocante na superfície;
- Um detalhe que eu nunca tinha percebido, mas que se destaca quando outras pessoas de fora da família notam e sempre comentam são as nozes picadas que colocamos na massa. Para mim sempre foi comum elas estarem lá e eu estranhava muito quando ia comer um brownie, sem ser o da minha vó, e não tinha nozes. Como assim o brownie não tem nozes? Isso aqui está errado, não está? Mas era engraçado, porque para as pessoas que comiam o brownie da minha vó, a presença das nozes na massa era o diferencial e elas amavam. São esses pequenos detalhes que tornam as receitas de família tão especiais e únicas.
Bom, você sabe a história desses incríveis brownies e já sabe quando você precisa fazê-los, agora só falta a receita. Anota ai!
Brownie com Nozes |
INGREDIENTES |
– 8 ovos; – 300 gramas de margarina; – 24 colheres de sopa de Nescau; – 2 xícaras de farinha de trigo; – 4 xícaras de açúcar refinado; – 1 colheres de café de essência de baunilha; – 250 gramas de nozes cortadas |
MODO DE PREPARO |
Pré-aqueça o forno de 180° a 200° e unte uma forma retangular grande (eu usei uma de 45cmX30cm) com manteiga/óleo e Nescau.
Primeiro derreta a manteiga em uma panela e coloque o Nescau, misture até dissolver. Desligue a batedeira e coloque a farinha – uma xícara de cada vez – e misture com um fouet. Você vai notar que a massa fica pesada, mas calma, está tudo certo. Coloque as nozes e agora misture com uma espátula, para as nozes não ficarem presas nos arames do fouet. Despeje a massa na forma untada e leve para assar por uns 20 a 25 minutos. Minha vó deixava mais tempo porque o forno dela não era um dos melhores, mas assim que você notar que o brownie já esta assado e formou uma casquinha na superfície, pode desligar o forno e deixar a porta entreaberta por 5 minutos – com o brownie lá dentro. Tire o brownie do forno e espere esfriar completamente. Sirva cortado em quadrados com uma bola generosa de sorvete de creme. Se delicie. |
[…] no site já temos uma receita de Brownie, mas aquela é bem diferente dessa e carrega uma história de infância com memórias e lembranças […]