Essa canjica sem leite condensado vai te surpreender, porque ele é muito muito gostosa, me arrisco a dizer que é a melhor. Ela é doce na medida certa, fica cremosa, é cheirosa e é a combinação perfeita para o frio de junho/julho.

Comer canjica se tornou uma tradição nas festas juninas brasileiras, e que tradição incrível hein! Apesar da canjica pura ser boa, ela pode ficar ainda melhor adicionando paçoca, coco ralado e canela. Ela deve-se saboreá-la ainda quente, mas fria ela também é uma ótima opção.

O que muda nessa canjica?

Em primeiro lugar, a canjica sem leite condensado é uma opção menos doce que a original, ela é mais suave e na minha opinião, bem mais gostosa. Além disso, ela é uma salva-vidas para quando você não tem o leite condensado (que está bem caro, né).

Eu gosto muito de fazê-la porque eu tenho o controle do açúcar, e posso adoçar do meu gosto. Caso você, assim como eu, gosta das coisas mais suaves e não tão açucaradas, recomendo você a fazer essa canjica sem leite condensado. Fica show de bola.

É claro que sendo gostosa e acessível, ela também precisa ser fácil de fazer, e fica tranquilo que isso eu te garanto. É só colocar para cozinhar e depois misturar tudo na panela mesmo, sem muito segredo. Vamos lá que eu vou te passar algumas dicas para deixar sua canjica top!

Dicas

  • Primeiramente, a canjica é um grão, assim como o feijão e o grão de bico por exemplo. Então, ela precisa ficar de molho para amolecer e ficar mais fácil na hora de cozinhar. Eu costumo deixar de 5 a 8 horas de molho, ou se preferir, deixe de um dia para o outro, ou seja, coloque de molho de noite e prepare de manhã. Mas pode deixar de molho de manhã e fazer no fim da tarde, sem problemas;

  • Se você não colocar água o suficiente e deixar o fogo alto, corre o risco de a água secar muito rápido e os grãos ficarem grudados no fundo da panela, sem cozinhar corretamente. Por isso, coloque água até cobrir mais três dedos e deixe o fogo médio;

  • Como não vai leite condensado, o açúcar da receita é você que coloca. Minha dica aqui é colocar ½ xícara primeiro e depois ir adicionando aos poucos, caso queira mais docinho. Lembre-se que dá para adicionar mais, porém, não dá para tirar;

  • Vamos usar leite em pó para ajudar a dar cremosidade. Eu uso o leite em pó integral ou desnatado mesmo, mas outra opção legal que deixa bem saboroso é o leite de coco em pó. Além de ajudar na cremosidade, ele vai complementar o sabor do coco ralado e do leite de coco.

Coisa básica, viu? Nada de estresse, só tome cuidado com a panela de pressão, não brinque com ela. Dados as dicas e os avisos, vamos para a receita, porque está começando a esfriar.

Canjica

INGREDIENTES

500 gramas de milho de canjica (pacote);
– 2 e ½ xícara de leite;
– 200ml de leite de coco (1 vidro);
– ¾ de xícara de coco ralado;
– ½ xícara de leite em pó;
– ½ xícara ou ¾ de xícara de açúcar demerara;
– 1 canela em pau;
– 7 cravos da índia;
– 1 colher de sopa de canela em pó;
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– Água para cozinhar

MODO DE PREPARO

Antes de tudo, de preferência um dia antes do preparo, deixe o milho da canjica de molho. É necessário deixar de molho por pelo menos 5 horas. Depois desse tempo, escorra essa água e coloque o milho na panela de pressão com água limpa (até cobrir os grãos), a canela em pau e os cravos. Ligue o fogo e depois que pegar pressão, deixe cozinhar em fogo médio por 25 minutos.

Depois desse tempo, desligue o fogo e espere a pressão sair. Abra a panela e veja a textura do grão. Se estiver muito duro coloque mais água e cozinhe por mais alguns minutos. Agora, se estiver macio, mas ainda com textura, está no ponto certo.

Dilua o açúcar no leite antes de colocar na panela, misture bem para o leite incorporar todos os grãos da canjica. Em seguida, ligue o fogo baixo e deixe esquentar o leite, adicione o leite de coco, a canela em pó, o coco ralado e o leite em pó. Misture tudo muito bem e se perceber que está muito pesada e com pouco líquido, adicione mais leite ou água mesmo.

Esse momento é a hora de você experimentar e ver se o açúcar está bom, se dá para sentir o coco ralado e se a canela se faz presente. Caso esteja tudo certo e você faça: Huumm… logo após provar, significa que sua canjica sem leite condensado está prontíssima para te aquecer.

Se delicie.

 

3 thoughts on “Canjica sem Leite Condensado”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *