Você deve estar se perguntando “que raios é carne do Mupi?”. Bom, não é nada menos e nada mais que um mexidão de carne, cebola e arroz, porém com memórias da infância por trás.
É provável que você estranhe a origem do nome e se confunda um pouco, mas calma que tudo fará sentido no final.

Origem do nome

Passei minha infância morando na casa da minha vó junto com meus pais e irmã. No mesmo terreno, morava minha tia bisavó – a responsável pelo bolo de cenoura, bolinho de chuva, cueca virada, pão integral quentinho no café da tarde e muitas outras delícias – que sempre gostava de nos agradar com comida.

Assim como muitas outras receitas salgadas e doces, essa carne do Mupi foi ela quem criou. Porém, ela não fazia para minha irmã ou eu comermos, ela fazia para o nosso cachorro comer, o qual foi batizado com o nome Mupi. Sim, essa comida originalmente era para o cachorro. Isso mostra como até os animais em casa eram bem alimentados.

Minha irmã, sempre muito curiosa e esfomeada, viu como era apetitosa e bem apresentada essa comida que o Mupi comia e pediu para nossa tia fazer um pouco para ela, já que era um prato de dar água na boca.

OBS: Ela não comeu do pote do cachorro.

Nós gostamos tanto do prato que sempre que a tia comprava carne ela fazia para um pouco para o cachorro e para a gente também. E, sinceramente, era um dos melhores almoços, não entendo por que o Mupi foi embora.

Os segredos não secretos

Esse preparo não tem segredo, é bem rápido de fazer e é viciante. Uma vez que se faz, sempre quer ter de almoço.

O grande tchan desse prato é o arroz molhadinho com o caldo que a carne solta, mesmo eles não sendo cozidos juntos, os dois ficam ligados um no outro de uma maneira incrível. Para sua carne do Mupi ficar molhadinha e semelhante a da tia, você precisa deixar a carne com um pouco de “caldo”. Esse caldo é o próprio que a carne solta quando está sendo preparada, você apenas incrementa com um pouco de água e deixa engrossar, para depois entrar com o arroz já cozido. 

Além disso, outro ponto que faz toda a diferença é a cebola. A cebola dá um show nesse prato também, por isso, o corte precisa ser grande (de preferência meia lua) para ela não sumir no meio do arroz e da carne, mas ao contrário, ela ser uma das protagonistas do prato.

A escolha da carne é mais pessoal, procure usar filés de carne mais macios e de cozimento rápido. Por que filé? Comprando a carne cortada em filés fica mais fácil para você dividi-la em pequenos pedaços, além de agilizar a fritura e cozimento. 

Sem mais delongas, partiu para a receita que já está quase na hora do almoço.

Carne do Mupi

INGREDIENTES

– 200 gramas de filé de acém ou coxão mole;
– 1 xícara de arroz;
– 1 cebola média;
– 2 dentes de alho;
– Sal e pimenta a gosto;
– 2 colheres de azeite

MODO DE PREPARO

Para começar, esquente água para cozinhar o arroz, pique a cebola em pedaços grandes e meia lua, o alho e faça pequenos pedaços do filé (como se fosse fazer um strogonoff).

Refogue o arroz e deixe cozinhar. Enquanto o arroz está cozinhando, em uma frigideira grande coloque o azeite e a cebola. Deixe-a ficar transparente para acrescentar o alho. Em seguida coloque a carne cortada, tempere com sal e pimenta e refogue a carne.

Nessa hora, a carne vai começar a soltar um pouco de água para cozinhar, espere essa água secar e deixe a carne mais tempo para fritar e dar uma douradinha. Se começar a grudar no fundo da frigideira, adicione bem pouquinho de água e mexa para soltar o fundo e não queimar.

Caso a carne fique pronta antes do arroz, desligue o fogo da carne e espere o cozimento do arroz.
Após o cozimento, passe o arroz (a quantidade que desejar) para a frigideira. Misture a carne com o arroz, experimente para ver se está bom de sal e faça os ajustes necessários.

Prontinho, sua carne do Mupi está pronta para ser devorada.

Se delicie.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *