Ceia de Natal dos Outros Países

Que o Natal é época de alegria, festas e comida nós já sabemos, mas e a Ceia de Natal e dos outros Países, como será que é?

Logo que o mês de novembro inicia, os preparativos para o Natal e o fim de ano começam, pelo menos, é assim aqui no Brasil. E uma das coisas mais importantes e significantes é a Ceia de Natal. Além dela juntar a família na mesa e ser um momento de comunhão e celebração, ela diz muito sobre nossas tradições e cultura. Com certeza, é assim também na ceia de Natal dos outros países, com diferentes pratos e acompanhamentos.

Depois que eu comecei a cozinhar, descobrir quais são as comidas típicas dos países tem se tornado um dos meus passatempos preferidos. Então porque não dar uma olhada na Ceia de Natal dos outros países e ver se tem alguma diferente. Dá até para pegar algumas receitas como referência…

Ceia de Natal no(a):

1 – Estados Unidos

Foto grátis família pronta para o jantar de ação de graças

Em primeiro lugar temos um dos países mais conhecidos e desejados para se passar o fim de ano, devido a sua fama de ter as cidades e casas decoradas e aqueles banquetes natalinos. Assim como aqui no Brasil, as famílias do interior do país preparam um peru para a ceia, ele é banhado por um molho de cranberry e seus acompanhamentos são: legumes, torta de abóbora e uma bebida chamada eggnog.

2 – Rússia

Foto grátis pancake com caviar vermelho e chá

Nem todos os russos comemoram o Natal, que é tratado de uma maneira bem diferente do que a nossa. Eles comemoram em 7 de janeiro, e costuma ser a finalização de um jejum, feito na casa dos avós ou pais. A “ceia” é composta por vários aperitivos como canapés (zakuski), pasteizinhos de carne, bolos, tortas recheadas com frango e peixe e uma espécie de mingau feito de grãos de trigo. Com certeza é uma ceia de Natal bem diferenciada.

3 – México

Foto grátis foto vertical de chiles en nogada em um prato sobre uma placa de madeira sobre a mesa

Os mexicanos apresentam uma mesa de Natal bem diversificada e saborosa. É comum servirem pratos tradicionais do México, como: os tamales de feijão ou de frango e os chiles en nogada, que são pimentões recheados de carne com um creme de nozes. Além disso, a ceia é composta pelos acompanhamentos também: saladas, beterrabas, frutas da região e outros pratos típicos.

4 – França

O réveillon é a famosa véspera de Natal francesa, onde os franceses arrasam na comida e transformar a ceia em um verdadeiro restaurante fino. Pratos como: patê de fígado de ganso (foie gras), salmão defumado, vieiras e aves são os mais tradicionais. Logo após o banquete salgado, não podemos esquecer dos doces franceses que são 13 tipos diferentes em uma ceia de Natal comum.

5 – Suíça

Por consequência de fortes influências culturais de seus países vizinhos, a suíça não tem uma ceia de Natal fixa. Ou seja, de acordo com a região, os pratos mudam, mas podem manter os ingredientes típicos. Por exemplo na capital da Suíça, o prato típico é o Berner Platte, que consiste em vários tipos de carne de porco, batatas e repolho. O Schüfeli é um prato de presunto defumado. A outra parte do país tem o costume de servir aves com molho de castanhas, devido sua influência francesa. Não apenas isso, mas em alguns lugares a ceia é tipo um fondue, onde são dispostos pedaços de carne para se espetar e molhar em um creme de batatas.

6 – Itália

Foto grátis panetton delicioso de alto ângulo de natal

Ah, a Itália, o país das massas e das tradições fortíssimas. Lá os banquetes são compostos por sete tipos de pratos: uma massa, um peixe, duas saladas, um prato de entrada e dois pudins. A ceia costuma ser movimentada e barulhenta, é claro, sem deixar de lado os queijos, panetones, chocolate e frutas.

7 – Inglaterra

Vetor grátis ilustração realista de pudim de natal

O país da realeza tem o costume de assar um peru e recheá-lo, às vezes eles assam um ganso ou frango, com molho de cranberry, batatas assadas, ameixa, couve-de-bruxelas e outros vegetais assados. De sobremesa, a Inglaterra tem seu famoso pudim de Natal inglês, feito com noz moscada, gengibre em pó, uvas passas, amêndoas e outros. Além disso, ele é recheado com uma moeda de chocolate e antes de ser cortado, toda a família faz um pedido e quem encontrar essa moeda, o pedido será realizado.

8 – Alemanha

Assim como a maioria dos países europeus, a Alemanha assa um ganso e serve com batatas, repolho, cenoura e outros vegetais e legumes. Sua sobremesa, normalmente, é o stollen, um bolo recheado de uvas passas e frutas secas que tem uma massa pesada/densa.

9 – Austrália

Foto grátis camarão refogado em alho e caramelo de soja

Semelhante ao Brasil, o país comemora o Natal no Verão e curte um churrasco e sorvete. Os australianos fazem a ceia comendo churrasco de camarões, carne e frango. Será que eles têm farofa também? Enfim, finalizam tomando um sorbet e sorvete para se refrescarem.

10 – Finlândia

Foto grátis vista superior de tigelas de macarrão cozido com saladas e vegetais fritos na mesa

Os finlandeses almoçam no dia 24 ao 12h, depois de comerem vão à igreja para rezarem e agradecerem. De noite, a ceia é composta por peru e batatas, macarrão, nabo sueco, um cozido de peixe, presunto tipo tender e em algumas casas podemos encontrar as almôndegas. Para adoçar a noite e fechar com chave de ouro, eles servem biscoitos de gengibre, tortas de geleia e um tipo de vinho quente: Glögi com cardamomo.

11 – Portugal

Foto grátis barramundi ou pangasius peixe e carne bife

Consoada é a ceia de 24 de dezembro em Portugal. Com certeza, você comeria o famoso bacalhau com batatas cozidas, ovos, grão de bico, cebolas e repolho, todos cozidos. Outro prato tradicional é o polvo grelhado (polvo à lagareiro) com batatas ao murro, e claro, muito azeite nos pratos. Logo depois dessa ceia deliciosa, temos os doces portugueses!

12 – África do Sul

Foto grátis mesa de natal servida com um peru, decorado com enfeites e velas brilhantes

A ceia de Natal africana tem frango, carne bovina e de carneiro, torta de carne moída, bolinhos de massa, arroz com uva passa (sim, não é só aqui), legumes e vegetais assados e cozidos. Sem contar com o peru, que chegou no país por influência inglesa, e como sobremesa, o pudim, também é uma influência da Inglaterra. Pode-se notar que a ceia brasileira se assemelha bastante com a ceia da África do Sul.

13 – Suécia

Foto grátis salsichas fritas mistas com ketchup e mostarda

A ceia de Natal sueca é o smorgasbord: um bufê com muitos tipos de frutos do mar, carne suína, caviar, queijos, frutas e feijão manteiga. Além disso tudo, também podemos nos servir de almondegas, salsichas, arenque, batatas com anchovas e em alguns lugares do sul, a enguia defumada. Eles tomam um refrigerante de Natal, o Julmust e comem doces e biscoitos de sobremesa.

14 – Noruega

No país dos Vikings, comemorava-se o Yule antes do Natal, pois não eram cristãos. Um dos pratos típicos de lá é mergulhar o bacalhau em soda caustica para ele ficar gelatinoso, em seguida lavá-lo 20 vezes e depois servi-lo com manteiga e bacon. Na Noruega, também é comum comer cabeça e costela de cordeiro seca. Eles têm uma tradição de séculos que é fazer os próprios biscoitos e comerem no Natal.

15 – Holanda

Por último, mas não menos importante, temos a Holanda, que usa um grill (gourmet) com panelinhas para a ceia de Natal. Os holandeses se sentam à mesa e grelham seus próprios pedaços de carne, frango, peixe, salsichas e legumes. O mais legal é que se vende em mercados, pedaços de carne, peixe e frango no tamanho certo para esse goumert.

Visto que há inúmeras tradições diferentes ao redor do mundo, podemos afirmar que cada uma delas é única e especial. Mesmo sendo passado por influências de outras tradições, elas sempre conseguem colocar um toque característico de seu próprio país. Aqui no Brasil vemos muito disso, tanto com um tempero, um acompanhamento ou uma fruta que pode mudar todo o sabor e deixar a nossa cara.

Descobrir a Ceia de Natal dos outros países é muito legal e divertido e sem dúvida, muitas das comidas que apareceram aqui não fariam parte da Ceia de Natal brasileira.
E você, qual seu prato preferido da Ceia de Natal? E sua família tem alguma receita tradicional? Compartilhe com a gente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *