Já ouviu falar em Ciabatta? Ela é um tipo de pão super versátil e que encanta qualquer paladar. Ela pode ser usada para sanduiche, toasts e se quiser algo mais simples, pode simplesmente passar um requeijão ou manteiga, fica delicioso de qualquer maneira.

A Ciabatta é de origem italiana, óbvio, e seu nome vem do italiano para “chinelo”. É estranho pensar que um pão faz referência a um chinelo, mas quando você vê uma ciabatta, dá para entender. Porque ela é um pouco achatada e seu formato no geral lembra um pouco um chinelo.

Dicas

  • A massa da Ciabatta é bem hidratada, ou seja, é mais mole que a maioria das massas de pão. Assemelhando-se a massa da focaccia, tanto que ela nem precisa de uma sova, mas apenas dobras e descanso. Quando for realizar as dobras na massa, umedeça as mãos para evitar que grude, vai grudar, mas com água não muito;

  • Após a série de dobras e o descanso, vem a parte de dividir a massa para fazer as ciabattas. Pode parecer estranho, mas não modelamos a massa, simplesmente cortamos retângulos do tamanho que desejarmos para nossas ciabattas. O grande lance aqui é não movimentar muito a massa para ela não perder a fermentação, mantendo o ar dentro da massa. Porque ela já é um pãozinho achatado, sem ar dentro dela ela vira uma folha;

  • Use farinha para manusear a ciabatta: quando tirá-la da vasilha, polvilhando a bancada, jogando um pouco por cima dela antes e depois dos cortes e para dar aquele charme na hora da finalização. Apenas o necessário, lembre-se disso;

  • Finalmente, na hora de assar, separe uma outra forma com as laterais altas e coloque um pano de prato dentro dela. Assim que estiver faltando 10 minutos para colocar as ciabattas no forno, coloque água fervente dentro dessa forma e leve para o forno. dessa maneira, irá gerar vapor, que auxiliará no cozimento da massa, deixando-a perfeita. Em outras palavras, sua ciabatta vai ficar macia por dentro e crocante por fora.

Enfim, prepare a balança, a tigela e arrume um tempinho para fazer essas ciabattas. Ah, e escolha um recheio também para acompanhar esse delicioso pão. Mão na massa!

Ciabatta

INGREDIENTES

Isca do fermento

– 75 gramas de farinha de trigo;
– 3 gramas de fermento biológico seco;
– 75 gramas de água

Massa total

– 153 gramas de isca de fermento;
– 300 gramas de farinha de trigo;
– 15ml de azeite;
– 8 gramas de sal;
– 200ml de água

MODO DE PREPARO

Primeiramente comece preparando a isca do fermento, misturando a farinha com o fermento e a água. Deixe fermentar por 40 minutos.

Após esse tempo acrescente o restante dos ingredientes e misture com a ajuda de uma colher para depois colocar a mão na massa. Não se desespere e coloque mais farinha, a massa é bem mole mesmo e bem grudenta, continue misturando até tudo estar bem incorporado.

Depois de misturar tudo muito bem, cubra com um pano e deixe 5 minutos descansando.

Dobras

Finalizados os 5 minutos, molhe sua mão com um pouco de água e faça dobras na massa. Pegue um ponta e coloque-a sobre a massa, vai girando o bowl para fazer isso ao redor de toda a massa. Cubra e deixe mais 5 minutos.

Você vai repetir isso mais 2 vezes, sempre com um intervalo de 5 minutos entre cada dobra.

Quando for fazer a quarta dobra, o movimento muda um pouco. Agora, com as mãos molhas, coloque-as embaixo da massa e levante-a para cima, fazendo com que ela desgrude do fundo do bowl e cai sobre as pontas. Vire a tigela em 90° e repita isso por mais 5 vezes.

Logo após finalizar a quarta dobra, cubra novamente e deixe os últimos 5 minutos. Repita pela última vez esse mesmo movimento da quarta dobra, cubra e deixe 45 minutos a 1 hora descansando.

Modelagem final

Antes de mexer na massa, unte uma assadeira grande com azeite e farinha.

Com a massa fermentada e de tamanho dobrado, está na hora de colocá-la na bancada e cortar as ciabattas. Coloque um pouco de farinha na bancada e sobre a massa (na tigela mesmo), vire a tigela de ponta cabeça e deixe a massa cair sobre a bancada.

Cuidadosamente, puxe os cantos da massa para ajeitá-la. Jogue um pouco mais de farinha e corte as ciabatta do tamanho que desejar. Pegue-as delicadamente sem tirar muito ar delas e posicione na assadeira.

Depois de todas as ciabattas estarem na assadeira, cubra e deixe por mais 30 minutos. Nesse momento, você já pode ligar o forno.

Assar

Chegando no fim do processo, separe uma forma com um pano de prato dentro. Coloque um pouco de água para ferver e quando estiver faltando 10 minutos para colocar as ciabattas no forno, passe essa água para a forma com o pano e coloque no forno para gerar vapor.

Finalizados os 30 minutos de descanso, coloque as ciabattas para assar por 15 minutos com o vapor. Corte o vapor depois dos 15 minutos, retirando a forma com água de dentro do forno, aproveite e vire a forma com as ciabattas para assar dos dois lados.

Deixe mais 15 minutos para dar aquela douradinha. Tire do forno e passe para uma grade de resfriamento. Agora você pode cortar sua ciabatta e recheá-la como desejar.

Se delicie.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *