Curiosidades do Bolinho de Chuva

Se você passou sua infância comendo bolinho de chuva enquanto assistia Canal Cultura, você precisa conhecer essas curiosidades do Bolinho de Chuva!

De acordo com uma pesquisa realizada por mim, o bolinho de chuva é um dos melhores petiscos de lanche da tarde. Além de ser rápido de se fazer, ele a combinação perfeita para um café ou copo de leite, ou um copo de café com leite.

O que é um Bolinho de Chuva?

Caso você não conheça ou nunca ouviu falar em bolinho de chuva, procure um médico. Brincadeira, fique calmo que eu vou te explicar e descrever o que é essa maravilha culinária.

Receita fácil de bolinho de chuva para comer no frio - 17/07/2023 - Comida - Folha

O Bolinho de Chuva é uma massa levemente doce, que é frita e depois envolta em uma mistura de açúcar e canela. O grande lance desse bolinho é que sua massa é líquida e frita por imersão no óleo quente. Então, com a ajuda de uma colher ela é “jogada” no óleo, ficando douradinha por fora e macia por dentro.

Simplesmente, delicioso!

História do Bolinho de Chuva

Sem dúvida, o bolinho de chuva é um quitute que sempre esteve na mesa dos brasileiros, no entanto, de brasileiro ele só tem o nome. Acredita-se que essa receita chegou ao Brasil pelos europeus, lá no século XIX.
Assim como a massa do sonho, doce de origem portuguesa, o bolinho de chuva nos foi entregue pelos imigrantes e aqui, nós abrasileiramos essa iguaria.

Não tem o país de origem exato, porque tanto a Itália como a França, Alemanha, Portugal e Holanda possuem receitas semelhantes a que usamos para o bolinho de chuva.

A massa do bolinho é feita com farinha de trigo, um dos motivos que destacam sua origem europeia, já que aqui no Brasil a farinha de trigo não era de fácil acesso e nem muito comum. Antes das exportações de trigo, as cozinheiras usavam farinha de mandioca e seus derivados, justamente por ser um alimento abundante no país. Ou seja, o bolinho de chuva começou a fazer parte do cardápio brasileiro em meados do século XIX, quando era trazido ao Brasil através de Portugal.

Suas versões pelo mundo

Já que estamos falando das curiosidades do bolinho de chuva, nada melhor que conhecer as referências, as inspirações desse amado bolinho.

Como já dito antes, o bolinho de chuva é apenas mais uma versão da original (a qual é um mistério). Dentre essas versões, encontramos:

Zeppole: versão Italiana conhecida como bolinho de São José, é uma rosquinha frita adocicada coberta com um creme e polvilhada de açúcar de confeiteiro;

St.Joseph's Pastries {Zeppole di San Giuseppe} - Italian Recipe Book

Bugnes: versão francesa muito semelhante a nossa cueca virada, também é uma massa adocicada frita coberta com açúcar e canela;

Bugnes Lyonnaises (New Orleans Style Beignets) - Belula

Krapfen: versão alemã conhecida como a bola de Berlim, visualmente muito parecida com o sonho, é uma massa frita coberta com açúcar e tem recheio de frutas vermelhas ou algum creme;

Berliner selber machen: Rezept für leckere Faschingskrapfen - ÖKO-TEST

Oliebollen: versão holandesa muito semelhante ao bolinho de chuva, com formato redondo é uma massa frita coberta com açúcar, tradicional da véspera de Ano Novo;

5x Real Traditional Dutch Foods

Fritelle: outra versão italiana que também tem um formato semelhante ao do bolinho de chuva. Sua massa é feita com levedura e é frita.

Frittelle di banana - Cookidoo® – la nostra piattaforma ufficiale di ricette per Bimby®

É provável que muitos outros países possuam suas próprias versões de bolinho de chuva e com certeza, são especiais e marcam a infância de muitas pessoas assim como o nosso bolinho de chuva.

Por que se chama bolinho de chuva?

Não é segredo nenhum que o brasileiro é o rei da criatividade quando o assunto é dar nome as coisas. Reza a lenda que esse bolinho foi nomeado assim, porque em dias chuvosos a única coisa que poderia trazer as crianças para dentro de casa, depois de um dia inteiro brincando na rua e nos quintais, era um bolinho frito de açúcar e canela.

Digamos que o bolinho de chuva era uma isca para a criançada sair da chuva, voltar para suas casas e se manterem ocupadas e quentinhas.

Há quem diga que se chama assim por causa do barulho que o óleo faz quando está fritando os bolinhos, semelhante ao barulho da chuva quando cai no telhado. E para você, qual você acha ser o verdadeiro motivo do nome?

Mais algumas curiosidades do bolinho de chuva

– Existe uma versão de bolinho salgado, que tem tomate, presunto e orégano na sua massa;
– É muito comum encontrar receitas que levam banana picada na massa ou são feitas com banana. Então se algum dia você comeu um bolinho de chuva e ele tinha gosto de banana, você não está ficando louco e nem o bolinho estava estragado, ele apenas tinha banana na sua massa mesmo;
– Se você deixar o óleo muito quente a massa vai fritar por fora e ficar crua por dentro, e quando você morder o bolinho de chuva vai ter “recheio”, mas não se engane não, esse recheio é massa crua rsrs

Bom, faça chuva ou faça sol, o bolinho de chuva é sempre muito bem-vindo na nossa casa. Se você nunca fez essa receita, experimente e faça tenho certeza que lembranças da infância vão surgir na sua mente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *