Ah, o chocolate…Essa iguaria que derrete na boca e gera prazer só pelo cheiro (literalmente). Com certeza você já comeu, mas e as curiosidades do chocolate, você conhece? Se sua resposta for não, vamos dar uma olhada e descobrir algumas coisas bem legais sobre esse ingrediente.
Sobre a origem
1 – Em primeiro lugar, nada mais justo que começar com a origem do chocolate. Antes de tudo, saiba que o cacau vem da Bacia do Rio Amazonas, perto do México e das Américas central e Sul. O cacau é um fruto com sementes no seu interior, as quais passam por vários processos para se tornarem pó e a barra que conhecemos.
2 – Apesar de nascer aqui nas Américas, mais da metade da produção de cacau passou para a África, Na Costa do Marfim. Ou seja, se tornou um dos maiores produtores de cacau, com uma porcentagem de 30% de cacau distribuído para o mundo.
3 – Primeiramente, o cacau foi consumido como bebida pelos maias e astecas, para depois se tornar barras.
4 – Ao chegar na Europa, na fábrica suíça Cailler, ele recebeu uma dose de leite em pó em sua composição e assim foi criado o chocolate ao leite em 1875.
5 – Existem três tipos de cacau: Criollo, Forastero e Trinitario. Cerca de 1% das plantações de cacau são do tipo Criollo, 9% são do Trinitario e os 90% restante do Forastero. Em outras palavras, os tipos Criollo e Trinitario são os mais finos.
6 – Sabe quando você come aquela barra de chocolate deliciosa que não se compara a nenhuma outra? Esse resultado maravilhoso se dá devido a torra dos grãos de cacau e a todo o processo de fermentação. Essas etapas vão definir se o chocolate é bom ou muito bom.
7 – Ainda falando dos grãos; em uma barra de 100 gramas são utilizados aproximadamente 80 grãos de cacau, cada um com 0,2% de cafeína, ou seja, em uma barra de 100 gramas temos 16% de cafeína.
8 – Não fique chocado com isso, mas saiba que é provável ter 8 traços de inseto na barra de chocolate que você ingere. Por mais que pareça nojento e estranho, é na verdade “comum” de acontecer, porque o cacau vem de florestas e todo esse vai e vem dele pode ocasionar isso.
9 – O chocolate é sim saudável e traz benefícios para o corpo, mas se você acertar na escolha. Estou falando do chocolate acima de 70% cacau, o chocolate escuro, que pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
10 – Uma curiosidade interessante é que o chocolate derrete quando atinge uma temperatura próxima a 34°, ou seja, abaixo da temperatura corporal do ser humano. Sendo o único ingrediente a derreter em uma temperatura assim, por isso ele derrete na nossa boca.
11 – Desculpa falar, mas o chocolate branco não é considerado um chocolate. Na verdade, há uma intriga em relação a isso, algumas pessoas afirmam que ele é chocolate e outras falam que não. Para entender melhor, o chocolate é considerado chocolate quando apresenta massa de cacau, quanto mais massa mais amargo. Já que o chocolate branco não tem massa de cacau, mas apenas manteiga, açúcar e leite, ele não é considerado chocolate. Por outro lado, se considerarmos que tudo que for obtido do cacau é chocolate, então sim, o chocolate branco é chocolate.
12 – O chocolate é um ingrediente mágico, porque só de sentir seu cheiro, já podemos relaxar e sentir mais tranquilidade. Isso acontece devido a serotonina que o chocolate libera, estimulando o cérebro a relaxar o nosso corpo e gerar felicidade. Muito louco né?!
13 – Mesmo sendo tão bom para nós humanos, ele é proibido para os pets. Pode ser considerado veneno, porque ele solta uma substância, Teobromina, a qual não é bem processada pelos cães e gatos.
14 – Mesmo naqueles dias quentes, a barra de chocolate não deve ficar na geladeira, mas sim em um local seco e fresco.
15 – Sabe aquele brilho tentador que uma barra de chocolate, trufa ou ovo de Páscoa tem? Então, esse brilho vem da forma de como ele foi moldado, nesse caso, em formas/moldes de plástico.
16 – Sem dúvida, o chocolate é um dos alimentos mais conhecidos e consumidos do mundo. Seus maiores consumidores são: Alemanha, Suíça e Bélgica. Sendo que três milhões de toneladas desse ingrediente são vendidas a cada ano.
17 – Mesmo a Páscoa sendo caracterizada pelos ovos de chocolate, o evento que mais gera vendas de chocolate é o Dia dos Namorados.
18 – Por fim, o chocolate hidrogenado possui sua manteiga de cacau substituída por gordura vegetal. Por isso, sua textura é mais gordurosa, seu sabor é longe do chocolate puro e seu preço é menor que a maioria. Ele é usado para a produção de trufas e ovos de Páscoa, porque não derrete com facilidade.
O chocolate é um ingrediente maravilhoso e muito versátil, que nos surpreende a cada ano, ganhando novas formas e utilidades.
Com certeza ele marcou minha infância e vem marcando vários momentos da minha vida. E você, quais seus melhores momentos com o chocolate?