Finalmente ele, o querido do fastfood, tão famoso, gostoso e requisitado. Mas será que você conhece as curiosidades do Hamburguer? De fato, ele sempre esteve no topo da lista de lanches rápidos para uma sexta a noite, mas será que é só isso? Bom, vamos conhecer sua história e responder essas perguntas.

Origem do lanche

Com certeza, se alguém perguntasse para mim o país de origem do hamburguer eu diria Estados Unidos (e acho que você também). Porém, como uma das primeiras curiosidades do hamburguer, temos a revelação de que o hamburguer não é norte americano.

Acredita-se que foram os cavaleiros da Mongólia que criaram esse prato, lá no século XIII. Mas era um pouco diferente do que conhecemos, esses cavaleiros amaciavam a carne embaixo da cela dos cavalos, para terem o que comer durante as viagens. Foi só no século XVII que o hamburguer chegou nos Estados Unidos, através de imigrantes alemães.

Na cidade de Hamburgo, na Alemanha, eles tinham o costume de comer steak tartare (carne crua picadinha e muito temperada). Há quem diga que o hamburguer foi uma evolução desse prato, que passou a ser um disco de carne moída frita – hamburg steak.

Começo da fama

Depois que o hamburg steak chegou nos Estados Unidos, bastou alguns anos para ele fazer parte de um cardápio e se popularizar. O restaurante Del Monico’s, em 1836, foi o primeiro estabelecimento que colocou o disco de carne entre dois pães e introduziu o prato no cardápio.

No entanto, sua apresentação oficial foi em 1921 com a inauguração da primeira rede de fastfood – White Castle, que vendia uma versão cozida do hamburguer com cebolas. Apesar de ter sido a pioneira, White Castle ficou para trás quando o grande McDonald´s inaugurou seu drive-in em 1937. A partir daí já dá para imaginar o que aconteceu, a rede de fastfood cresceu em escala global chegando aqui no Brasil.

O hamburguer no Brasil

Foi em 1952 no Rio de Janeiro, quando Robert Falkenburg, um jogador de tênis, trouxe o hamburguer para o Brasil inaugurando a primeira lanchonete estilo norte americano: o Bob’s.

Demorou bastante tempo para as grandes redes de fastfood chegarem ao Brasil. Em 1979 o primeiro McDonald’s é inaugurado e somente em 2004 chega o Burger King.

As versões de hamburguer

É claro que o lanche não poderia ficar de fora em meio a tantas mudanças e gostos. Atualmente há uma vasta lista de sabores com diferentes combinações de recheios, entre eles, encontramos também os hamburguers vegetarianos e veganos. Além disso, cada vez mais nos deparamos com lanchonetes “específicas”, aquelas que preparam hamburguers sem glúten, hamburguers vegetais e até hamburguers saudáveis.

Podemos dizer que o hamburguer é um lanche democrático, está aberto para todo tipo de gosto. Por exemplo, se você não gosta de carne nem de frango, tem a opção de peixe para recheio do seu hamburguer. Enfim, essa rede de fastfood cresceu muito e para não perder nome ela vem se adaptando as mudanças ao longo dos anos.

Hamburguers inusitados

O que mais vemos por aí são os diferentes tipos de hamburguer, alguns com 4 discos de carne, outros com queijo empanado e outros com 50 centímetros de altura. O povo não tem o que inventar mesmo. Mas não para por aí, temos registros do maior hamburguer do mundo, que segundo o Guiness Book (livro de recordes), foi criado em 2017 na cidade de Pilsting, na Alemanha.

Esse hamburguer pesava 1.164,2 kg, com 3 discos gigantes de carne, tomates, pepinos, cebolas, alface, muito queijo e molho. Os responsáveis por esse monstro foram: Wolfgang Leeb, Tom Reicheneder, Rudi Dietl, Josef Zellner, Hans Maurer e Christian Dischinger.

Além desse hamburguer gigante, temos o hamburguer mais caro já registrado. Ele se encontra no cardápio do De Daltons – restaurante do chef holandês Robbert Jan de Veen – é conhecido como Golden Boy e custa 5.900 euros. Esse pequeno hamburguer carne de boi da raça japonesa Wagyu (kobe beef considerada a melhor carne e a mais cara do mundo). Sem contar com o caviar beluga, trufas brancas, champanhe Dom Perignon e até folhas de ouro. Ele foi criado com o objetivo de ajudar instituições de caridade.

O brasileiro não podia ficar de fora dessa, então ele inventou o Burguexinha – uma mistura de coxinha com hamburguer. Ao invés de ser um disco de carne entre duas fatias de pão, é um disco de carne entre uma coxinha. E não pense que é só a massa da cozinha frita, é literalmente uma coxinha grande recheada e cortada ao meio. Uma doideira.

 

Faça você mesmo

Sem dúvida, o hamburguer é um lanche muito gostoso e que tem vários motivos para ser tão popular. Não poderia finalizar sem dizer que você pode e deve fazer seu próprio hamburguer na sua casa.

É fácil, rápido e mais barato, além de ter os toppings que você desejar. Escolha as carnes para fazer seu hamburguer, selecione um tipo de queijo e adicionais, como: bacon, cebola caramelizada, molho especial, salada… E o pão, você também irá fazer. Experimente fazer um pão brioche ou um de leite mesmo, para trazer aquele adocicado no seu lanche.

Crie novos sabores e misturas para sua noite de sexta-feira, chame seus amigos ou junte seus familiares para vocês fazerem juntos uma noite do Hamburguer!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *