Enroladinho de Presunto e Queijo

Aquele salgado famoso nas cantinas da escola, nos quiosques do metrô de São Paulo e em bares e botecos da cidade. Ele é chamado de várias formas pelo Brasil, eu conheço como “enroladinho de presunto e queijo”, mas pode ser chamado de “joelho de queijo e presunto”, “bauru” ou “bauruzinho” “italiano” ou “americano”. São muitos nomes para um único salgado, isso mostra como ele é famoso pelo país e muito consumido pelos brasileiros.

Esse salgado é uma massinha fofa, leve e super macia que recebe um recheio especial. Pode ser só queijo, queijo com presunto, sabor pizza, de frango com requeijão, enfim, muitas possibilidades. De fato, o mais conhecido é o de presunto e queijo, que não tem erro, todo mundo gosta e agrada o paladar de muita gente.

Olhando assim ele parece difícil de fazer, mas é pelo contrário. Além dele ser fácil, ele também fica pronto rápido, diferentemente de muitas massas que conhecemos. O enroladinho é uma ótima opção de lanche da tarde, lanche para levar a passeios ou trabalho, para um café da manhã, para qualquer hora, não é mesmo?
Para fazê-lo não precisa de batedeira, basta uma tigela e suas mãos.

Dicas

  • Essa massa não é mole, mas não pode ficar dura nem seca. Ela é uma massa macia e fácil de trabalhar. No entanto, ela é macia quando você sova e então fica mais lisa quando é trabalhada do jeito certo. Não se preocupe porque ela não gruda com facilidade na bancada, não precisa tacar farinha para não endurecer a massa. Se for necessário, acrescente um pouco de água quando estiver sovando, para ela ficar um pouco mais mole;

Sobre a massa

  • É muito importante deixar a massa crescer e fermentar antes de levar para o forno, se não tiver esse tempo de fermentação a massa não cresce no forno, fica com gosto de fermento, ela fica com uma textura estranha e ainda por cima, termina de fermentar no seu estômago. Isso já aconteceu aqui em casa, porque eu não deixei o tempo necessário para descanso e não foi uma experiencia muito boa. Logo após o ocorrido, eu passei a seguir o tempo certo e esperar;

  • Essa massa leva óleo ao invés de manteiga, porque ela precisa ser mais úmida mesmo. Nunca usei manteiga nessa receita e não vejo motivo para colocá-la, o óleo sozinho já proporciona a textura que preciso e já consegue deixar o enroladinho macio e fofo do jeito que a gente gosta. Se você só tiver manteiga na sua casa, derreta ela antes de introduzir na massa ou deixe ela em temperatura ambiente até chegar no ponto de pomada (quando ela fica parecendo um creme);

Sobre a modelagem e recheio

  • Vamos precisar abrir a massa para recheá-la, por isso eu uso um rolo de macarrão para fazer isso, você pode usar uma garrafa de vidro vazia ou alguma outra coisa resistente que seja capaz de abrir a massa. Na receita eu mostro um jeito mais fácil de fazer esse processo, mas você pode fazer da maneira que achar melhor e que for de fácil acesso para você;

  • O recheio é da sua escolha. Já fiz de frango com cream cheese e ficou divino, você pode inovar nos sabores e temperar do jeito que achar melhor. Atente-se na quantidade de recheio, se você colocar muito é provável que sua massa abra e deixe cair todo o recheio, por isso capriche, mas com sabedoria.

Dadas as dicas para vocês, vamos para a receita do nosso querido enroladinho, ou joelho, ou bauru…

Enroladinho de Presunto e Queijo

INGREDIENTES

– 300 gramas de farinha de trigo;
– 180ml de leite morno;
– 80ml de óleo;
– 15 gramas de açúcar;
– 5 gramas de sal;
– 10 gramas de fermento biológico;
– 250 gramas de queijo;
– 200 gramas de presunto

MODO DE PREPARO

Primeiramente, em uma tigela misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Faça um buraquinho no meio da farinha e coloque o óleo e o leite morno aos poucos, para não correr o risco da massa ficar muito mole. Misture todos os ingredientes até virar uma massa que dê para bolear.

Passe essa massa para uma bancada polvilhada com um pouco de farinha e sove por 10 minutos, até ficar lisa e elástica. Faça uma bola, passe um pouco de óleo em uma tigela limpa e coloque a massa dentro da tigela, cubra com um pano e deixe fermentar por 1 hora, nesse tempo ela vai dobrar ou até triplicar de volume.

Depois da fermentação, tire a massa da tigela e divida em duas partes iguais. Reserve uma das partes, a outra você irá abrir com um rolo de macarrão ou alguma garrafa de vidro vazia (cuidado hein) até ficar com uma espessura de 1 centímetro, não pode ficar muito fina para não rasgar, abra em formato de um retângulo comprido e com mais ou menos 20 centímetros de largura.

Joelho ou enroladinho de presunto e queijo - Receitas de Todos Brasil Joelho ou enroladinho de presunto e queijo
(Imagem: Receitas de Todos Brasil)

Hora de rechear, eu costumo usar queijo e presunto, mas você pode usar frango desfiado com requeijão, ou algum outro recheio de sua preferência. Pegue as fatias de queijo e coloque-as no mesmo sentido que a massa está na bancada, ou seja, se a massa estiver com a parte menor voltada para você, o queijo também precisa estar e a mesma coisa com o presunto. Procure colocar o recheio mais para o meio da massa e deixar as laterais livres para grudar uma na outra.
Depois de colocar o recheio pegue uma das bordas da massa e coloque por cima do recheio, faça a mesma coisa com o outro lado e pressione um pouco para grudar e selar corretamente. Grude as bordas menores também. Repita esse processo na outra metade da massa.

Unte uma forma grande com um pouco de óleo e farinha. Corte as massas recheadas com um cortador ou uma faca bem afiada em retângulos com uma espessura de 3 a 4 dedos. Posicione os enroladinhos na forma untada, cubra e deixe descansar por mais 30 minutos.

Passados 10 minutos do tempo de fermentação, ligue o forno a 200° e deixe pré-aquecendo no tempo restante.
Depois do descanso, pincele uma gema com um pouco de água ou leite por cima dos enroladinhos, coloque-os no forno e asse por 25 a 30 minutos ou até eles terem crescido mais um pouco e estarem douradinhos.

Tire da forma com cuidado e sirva quentinho para o queijo esticar e esticar.

Se delicie.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *