Ciao amici! Hoje a receita veio diretamente da Itália e carrega consigo uma imagem muito significativa da cozinha italiana. Estou falando da amada Focaccia, esse pão extremamente saboroso, macio e com muito azeite. Serve como entrada, acompanhamento e até como pão de sanduiche. Uma verdadeira maravilha gastronômica.
Sem dúvida, esse é um dos melhores pães que você pode comer. Ele tem um sabor suave que fica completo com o “recheio” e quando é tostado seu sabor intensifica, graças ao azeite. Não tem como explicar a leveza desse pão e a experiência que ele proporciona, só comendo para tirar as próprias conclusões.
Origem da Focaccia
Ainda que seja uma receita conhecida e aclamada por muitos, a focaccia não tem registros específicos de sua origem. Porém, sabe-se que sua criação se deu no Centro-Sul da Itália.
Apesar de ser um pão tradicional, a focaccia tem variações que se adaptam de região para região. Por exemplo, em Gênova a focaccia é chamada de Fugassa e era consumida nas celebrações de casamento, acompanhada é claro de um bom vinho.
No Sul da Itália, esse pão rústico recebe o nome de Sceblasti, e carrega uma história que remonta os tempos da Grécia antiga. Ela é prepara com sêmola e coberta com legumes.
No norte da Itália, chama-se Pinza Veneta sendo preparada com salame e bacon. E aquela Focaccia que estamos mais familiarizados, é conhecida como Focaccia Barese, a qual tem um recheio de azeitonas pretas e tomate cereja, simplesmente incrível.
Não apenas fomos presenteados com essa maravilha salgada, como também, com uma Focaccia doce. Ela se assemelha a um panetone e é típica do Norte da Itália. Deve ser uma coisa deliciosa.
Focaccia e sabores
A graça desse pão é poder usar a criatividade para recheá-lo, mas com moderação e sem usar recheios líquidos e molhados para não modificar a textura da massa.
Os recheios mais comuns são:
– Tomate cereja, alecrim e sal grosso/flor de sal;
– Presunto parma, rúcula e tomate seco;
– Cebola roxa, tomate cereja e sal grosso;
– Parmesão e alecrim;
– Azeitonas, mozzarella de búfala e manjericão
E como versão doce temos:
– Amora, chocolate branco e geleia de morango;
– Pistache e chocolate branco;
– Doce de leite e geleia de ameixa;
– Frutas cristalizadas e frutas secas
De fato, essa iguaria é bem diversificada e agrada diversos paladares. Se você ainda não experimentou uma Focaccia, a hora é agora. Separe os ingredientes, aqueça o forno, se alongue porque você vai fazer uma focaccia incrível que irá surpreender a todos. Andiamo!
Dicas
- A massa da Focaccia é mais mole que a de um pão comum. Por isso, não sovamos a massa na bancada e nem na batedeira, fazemos dobras sobre ela mesma em intervalos de 10 minutos cada, para a massa desenvolver glúten. São 4 a 5 dobras, depende da consistência da sua massa, que deve estar elástica e estruturada, ao mesmo tempo em que continua meio mole;
- Depois desse processo de dobras, a receita fica mais simples do que já é. Ela precisa do tempo de descanso e depois passa direto para a assadeira, recheamos e depois assamos. Super fácil e rápido. Antes de mais nada, separe uma quantidade boa de azeite para essa receita, porque nessa parte final é preciso caprichar no azeite. Depois não fala que eu não avisei;
- Sabe aquelas bolhas clássicas que vemos nas fotos da focaccia? Então, para formar essas bolhas, a massa precisa estar corretamente fermentada. No momento em que você for retirar a massa já fermentada da tigela e for passar para a assadeira, você deve tomar cuidado com a maneira que for manuseá-la. Pegue a massa com as duas mãos, sem apertar, e desgrude da tigela por completo, procure deixar a assadeira já untada de azeite por perto, para ser mais fácil. Posicione a massa aberta na assadeira e vá apertando com os dedos separados, você vai ver as bolhinhas subindo. Isso é sinal de que sua focaccia está devidamente fermentada;
- Para finalizar, essa última etapa antes de assá-la não necessita de um tempo de descanso. Porém, eu gosto de deixar a massa na assadeira, antes de fazer as bolhas e de rechear, uns 20 minutinhos só para ela se distribuir por completo. Logo após esse tempo, eu aperto com os dedos toda a massa e só então coloco o recheio, e finalmente levo para o forno.
Caspita! Quanta coisa. Você já pode virar melhor amigo da Focaccia, porque conhece ela muito bem agora. Sem mais delongas, vamos para a receita.
Focaccia |
INGREDIENTES |
Isca do fermento– 5 gramas de fermento biológico seco; Massa– 205 gramas de isca; Recheio– Azeitonas verdes ou roxas; OBS: Lembre-se que o recheio é você quem decide, estou dando algumas opções das que eu fiz e considero mais tradicionais. Use sua criatividade. |
MODO DE PREPARO |
Comece com o preparo da isca, misturando os três ingredientes. Cubra e deixe ativar por 30 a 45 minutos. Quando estiver cheio de bolhas e com um aroma meio azedo, está pronto.
Coloque o restante dos ingredientes e misture tudo, pode ser com uma colher primeiramente e depois mão na massa. Misture tudo muito bem até formar uma massa molenga. Tire o excesso das mãos, cubra e deixe descansar por 10 minutos. Logo após esse tempo, vamos começar a fazer o processo de dobras. Umedeça as mãos, pegue uma das pontas da massa e dobre-a por cima dela mesma, repita esse movimento ao longo de toda a massa. Cubra e deixe descansar mais 10 minutos. Faça esse mesmo movimento mais três vezes até que a massa fique mais lisa, elástica e não grude tanto mais nas mãos, respeitando o intervalo de 10 minutos entre cada sessão de dobras. Finalizada a última dobra, cubra e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare uma assadeira larga e com bordas baixas, unte com bastante azeite (pode caprichar). Depois dos 30 minutos, retire a massa com muito cuidado da tigela e passa para a assadeira, de forma que ela fique aberta. Se for necessário, puxe devagar as bordas da massa para preencher toda a assadeira. Deixe mais 20 minutos e enquanto ela descansa, pré-aqueça o forno à 200°. Regue azeite por cima da massa e aperte-a com os dedos separados para formar as bolhas. Recheie e leve ao forno.
Sua focaccia deve ficar pronta em 25 minutos. Tire do forno e com o auxílio de uma espátula, desgrude-a da forma e coloque em uma grade de esfriamento. Depois de 10 minutos, corte a focaccia e sinta a maciez, a fofura e os aromas desse pão. Se delicie |