Mixed ingredient pizza on a wooden board

Conheça a História da Pizza, um círculo que quando você corta se transforma em triângulos deliciosos e que são de diversos sabores, doces ou salgados.
Um alimento que é um Patrimônio da Humanidade pela Unesco, tradicionalmente italiano que carrega consigo tradições especiais e legados que passam de pais para filhos. 

A História da Pizza é antiga, por isso vamos voltar alguns séculos atrás para entender melhor.

I’origine

A pizza que conhecemos hoje nada mais é que uma evolução. No século VI a.c, os povos mediterrâneos criaram uma espécie de pão achatado feito apenas de farinha e água. Assim que houve uma mistura de culturas, ocorreram adaptações nos recheios e sabores.

Adicionou-se molho na massa com a chegada do tomate na Itália e muitos outros temperos e especiarias começaram a fazer parte da receita.
Acredita-se que a primeira pizza (a mais próxima da que conhecemos hoje) nasceu na cidade de Nápoles, na Itália, no século XVIII.

Dá para acreditar que a Pizza é tão antiga assim?

La sua evolucione

A pizza que comemos aqui no Brasil é bem diferente daquela que se come na Itália e nos outros países. A pizza italiana é uma massa fina de longa fermentação que não recebe tantos ingredientes, mas tem uma pegada mais simples que impressiona pela qualidade dos toppings e do Punch de sabores.

Uma das primeiras descrições e registros que temos da pizza é quando Nápoles ainda era capital do Reino das Duas Sicílias. É um registro de 1858, que Francesco De Bourcard escreveu, o qual comenta sobre a Pizza Marguerita que leva mussarela e manjericão, sem molho de tomate, porque não era um ingrediente típico ainda.

A pizza chegou ao continente americano no século XIX, quando os italianos imigraram. Mas foi apenas nos anos 60 que essa delícia se popularizou e adaptou-se pelos países. 

Cada povo deixa a pizza com “a cara do país”, adicionando ingredientes típicos e mais consumidos pela população.

Perché la pizza?

Raffaele Esposito And The Story Of The First Margherita PizzaJá se sabe como surgiu e como se tornou popular, mas por que tem esse nome?
Bom, o termo “pizza” vem de Gaeta, lá em 997 a.c do latim vulgar. E foi em XVI, em Nápoles, que o pãozinho achatado foi chamado de pizza, relacionado com a palavra “pinsa” que vem do verbo “pinsère” que significa moer.

Antes de ser coberta pelo molho de tomate tradicional, a pizza era regada por molho branco, que depois passou a ser azeite, queijo, tomate e até peixe. Em 1843 essa diversidade de recheios foi registrada por Alexandre Dumas.

Em homenagem a Rainha da Itália, Marguerita de Sabóia, o chef Raffaele Esposito criou a Pizza Marguerita que levava tomate, mussarela (Fior di latte) e manjericão, representando as cores da bandeira da Itália.

E aqui no Brasil?

A pizza foi trazida pelo chef pizzaiolo Carmino Corvino, que veio para São Paulo no século XIX inaugurando sua Cantina Santa Genoveva, no Brás. Porém, o estabelecimento não existe mais e partir de então abrasileiramos a pizza com os sabores mais inusitados possíveis e sem miséria de recheio.

Mas é claro que ainda existem cantinas e restaurantes que seguem com receitas fiéis para aqueles que tem curiosidade em conhecer uma pizza tradicional italiana sem sair do país.

Esse prato se tornou tão querido por nós brasileiros, que recebeu um dia para sua homenagem. Desde 1985 o dia 10 de julho vem sendo comemorado como o Dia da Pizza.

Surgiram pizzas de dois sabores, as doces, pizzas retangulares de 30 centímetros, aquelas gigantes que servem até 8 pessoas. Enfim, o brasileiro pegou essa entidade e colocou a criatividade para funcionar. Não é à toa que temos as melhores pizzas, né? Só não deixa um italiano saber disso.

Conclusione

A verdade é que a pizza tornou-se um alimento muito democrático e bem característico de cada país. O mundo abraçou sua história e adaptou de acordo com sua própria cultura.
Sobretudo deve-se respeitar sua origem e suas tradições, sem ofender sua verdadeira nacionalidade.

Aqui no Brasil muitas pessoas colocam ketchup na pizza, mas isso é uma ofensa na Itália, então o que é normal para uma cultura pode ser visto como um absurdo em outra. Respeitando uns aos outros tudo acaba ficando mais gostoso.

Se você quiser colocar abacaxi na sua pizza, camarão, salgadinho, sorvete, goiabada ou qualquer outra coisa, seja feliz e coloque. O importante é você se sentir satisfeito no final de tudo.

Gostou de conhecer a origem e história dessa iguaria? Se você tem curiosidade na origem de outros pratos e alimentos acesse a aba História e Culturas aqui no site.
Se você ficou com vontade de comer uma pizza eu te convido a acessar o menu do site a entrar na aba Pães e Massas lá tem uma receita de Pizza que eu costumo fazer e que fica uma delícia, dá uma conferida.

One thought on “História da Pizza”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *