Um salgado simples, mas muito saboroso: Kibe de forno recheado. Uma opção para “substituir” a clássica torta de frango e experimentar novos sabores de diferentes culturas, nesse caso, os sabores da cozinha árabe. Eu, particularmente, amo a cozinha árabe e o que ela oferece, são tantos temperos diferentes, tantos aromas sem contar com a beleza de cada prato.
Prazer, Kibbeh
Sem dúvida um dos pratos mais conhecidos da culinária árabe é o “kibbeh” ou “kubbah” (kibe), e ele pode ser assado, frito e até cru. É considerado um prato nacional que acabou ganhando fama mundialmente e agora faz parte dos menus de grandes restaurantes. E o mais interessante é que o kibe por muito tempo foi um prato para classes menos favorecidas, porque era e é uma mistura de carne e trigo, para que rendesse mais.
Seu nome significa “bola”, devido ao formato que o kibe frito e o cru são apresentados. Já o kibe assado, se serve em formas ou travessas retangulares/quadradas e são cortados pequenos pedaços. Com certeza o mais conhecido é aquele kibe que vem no cento de salgadinhos para festa, crocante por fora com aquela casquinha douradinha e macio por dentro.
Confesso que quando criança, eu não gostava de kibe, o gosto era diferente e muito estranho para meu paladar. Não sei o que aconteceu, mas agora eu amo kibe, seja assado ou frito, menos o cru, esse ainda não dá.
O segredo do kibe
Todos sabemos que a culinária árabe é rica em temperos e especiarias, por esse motivo, muitas pessoas não se acostumaram com as comidas árabes. Os pratos têm sabores fortes e bem presentes, e com o kibe não é diferente. Principalmente o kibe cru, que precisa ser bem temperado para “cobrir” o gosto da carne crua e de certa forma “cozinhá-la” também.
Como vamos fazer um kibe de forno, é importante você ter isso em mente: não tenha medo de temperar, use e abuse dos temperos e especiarias. Um deles é o cominho, que você encontra em supermercados com muita facilidade; a pimenta, que também se usa muito nessa culinária; o za’atar, um clássico blend de temperos sírios que cai muito bem nessa receita, ele é composto por tomilho, sumagre, gergelim torrado e sal; pimenta síria e pimenta da Jamaica, essa é para trazer mais aroma e dar um toque especial. Além de todos esses temperos, você pode acrescentar as ervas frescas, ou o famoso tempero verde (salsinha, cebolinha e até coentro). E claro, a cebola e o alho também.
O brasileiro e o kibe
Por mais que seja uma receita bem tradicional e muito típica, o brasileiro nunca está totalmente satisfeito e sempre dá um jeito de abrasileirar as coisas. Nesse caso, pegamos o kibe assado e incrementamos com um recheio de queijo, requeijão, cream cheese, catupiry…E cá entre nós, ficou sensacional. Tudo pode melhorar se você rechear com queijo e é essa maravilha da gastronomia abrasileirada que vamos fazer hoje.
Mas fácil de muita torta salgada, o kibe de forno recheado é uma mistura de carne moída, trigo de kibe, muito tempero e amor (que não pode faltar né). É só misturar tudo muito bem com a mão, colocar na forma, levar para assar e comer no final. Sério, o aroma desse kibe de forno é surreal, além de ficar muito bonito ele fica muito gostoso. Você pode fazer como lanche da tarde, um lanche para festa ou até para o almoço.
Essa receita rende bastante, eu só usei metade do saquinho de trigo e me assustei com a quantidade. Não se iluda com o volume de trigo antes de hidratá-lo, parece pouco, mas depois de hidratar ele triplica de volume, então coloque só a metade do pacote mesmo. Menos se você for fazer uma receita muito grande, nesse caso você coloca todo o pacote, mas também dobra a quantidade de carne e de ingredientes.
INGREDIENTES
- 250g de trigo para kibe;
- 500g de carne moída;
- 1 cebola média;
- 1 dente de alho;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- Água o suficiente;
- Coentro, salsinha e cebolinha;
- Sal, pimenta do reino e temperos a gosto;
- 1 pote de requeijão cremoso;
- 200g de queijo muçarela
MODO DE PREPARO
Como o preparo é rápido, já pode ligar o forno em 180° – 200°.
Primeiramente, comece hidratando o trigo com água quente. Coloque o trigo dentro de uma vasilha, cubra com água e reserve até o trigo sugar toda a água. Enquanto isso, pique ou rale a cebola e o alho, corte o coentro, salsinha e cebolinha.
Assim que o trigo estiver hidratado coloque a carne moída crua na tigela e o restante dos ingredientes: cebola e alho picados, temperos, as ervas frescas e o azeite. Misture e aperte com as mãos para tudo ficar bem incorporado e virar uma massa só.
Prepare uma forma retangular média e passe azeite nela para untar. Pegue metade da massa e cubra o fundo da forma, apertando com as mãos para ficar uma camada reta.
Para o recheio é simples, com a ajuda de uma colher coloque e espalhe o requeijão, depois coloque a muçarela. Finalize com o restante da massa do kibe, apertando também para ficar uma superfície reta e lisa.
Agora o detalhe que dá todo charme, com uma faca ou espátula faça risquinhos em diagonal na superfície do kibe. Se desejar pode finalizar com um fio de azeite.
Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar por 50 minutos a 1 hora, até ele estar marronzinho e com um cheiro maravilhoso. Seu kibe de forno recheado está prontíssimo para tirar do forno e servir quente ou frio, você que sabe.
Se delicie.
Se você que conhecer um pouco mais da culinária árabe leia nossa matéria sobre os Doces Árabes.