Chegou o domingão e vai ser aquele almoço em família, mas qual carne escolher? Bom, aqui você vai descobrir as melhores opções de carne para assar e com o bônus: conhecer as características de cada uma delas. Agora não tem mais dúvida na hora de escolher a carne.
Para fazer a escolha da carne certa é necessário conhecê-las, porque cada carne tem um tempo de cozimento e saber esse tempo é essencial.
Carnes para assar
-
Coxão mole
Um corte de carne localizado na parte traseira do boi, apresenta uma textura macia pois tem fibras curtas. É perfeita para assados e cortes mais finos, como bifes.
-
Picanha
Localizada perto do contrafilé, a estrela do churrasco faz parte da alcatra, tendo uma aparência marmorizada e uma textura muito macia. Além de se dar super bem com a churrasqueira, a picanha também fica ótima assada no forno.
-
Maminha
Uma das principais escolhas para arrasar na carne assada. Esse corte é a parte mais macia da alcatra, trazendo uma textura incrível e se combinada com um molho especial, fica irresistível.
-
Coxão Duro
Diferente do coxão mole, esse corte tem mais fibras e sua gordura fica na parte externa. Ela é uma boa opção para assados mais demorados e carnes recheadas.
-
Alcatra
Digamos que é a “carne mãe de todos”, ela está localizada na parte traseira do boi e seus “cortes filhos” são: maminha, picanha, miolo de alcatra, baby beef, rolha de alcatra e bombom da alcatra. Tem textura macia e é muito suculenta, ótima para assar em pedaços grandes.
-
Costela
Quem não ama uma costelinha desfiando? Esse corte é gorduroso e extremamente suculento. seu tempo de forno é longo e demorado, mas o resultado é indescritível.
-
Filé Mignon
Também localizado na parte traseira, só que mais para cima. É um corte nobre, com uma suculência absurda, além de ser macio e ser considerado uma parte magra do boi.
-
Contrafilé
Se não fosse pelas vertebras lombares do boi, o filé mignon e o contrafilé seriam um só. Esse corte é considerado magro e sem muita gordura, além de ser o corte mais longo. Pode ser assado em medalhões ou a peça inteira.
-
Fraldinha
Próximo á costela do boi, esse corte é um sub corte do fraldão, e apresenta um sabor único. É uma das principais escolhas para churrasco, e por que não para assados?
-
Lagarto
A última opção, mas não a menos importante, tem fibras magras e também está no traseiro do boi. Fica incrível quando assado com molho e acompanhado de batatas. Sabe aquelas carnes suculentas e molinhas de casamento com molho madeira? Pois bem, apresento o corte e origem.
Todos esses cortes são extremamente saborosos e suculentos se preparados da maneira correta. Lembre-se de manter a carne úmida, use molhos especiais e temperos, mantenha o fogo baixo e deixe a carne assar lentamente (com papel alumínio para assar por dentro).
NÃO faça cortes na carne, ela irá perder todo o líquido interno e dessa forma ficará seca.
Uma ideia muito boa é fazer uma cama de sal grosso e enrolar a carne com papel alumínio, a carne salga lentamente sem perder seu sabor nem sua suculência. Além disso, você pode caprichar nos acompanhamentos: batatas, vegetais assados e nos molhos.
Tenho certeza que o próximo domingão em família vai ser uma delícia.