Molhos e Acompanhamentos para o Peru

Faltam 3 semanas e meia para o Natal e você ficou responsável pelo Peru, mas não sabe como temperá-lo nem com o que complementar? Fica tranquilo, porque vou trazer para você sugestões de molhos e acompanhamentos para o Peru!

A melhor época do ano chegou e ela vem acompanhada de muitas comidas deliciosas, sobremesas tentadoras e uma mesa farta para a hora da ceia. Eu não sei você, mas comer a ave com uma farofinha, arroz branquinho, batatas e um molho fecha a noite de Natal com chave de ouro. Não precisa nem de amigo secreto rsrs

Minha vó sempre comprava as carnes com um mês de antecedência, os ingredientes para a sobremesa deixavam bem guardados e já tinha o cronograma feito na cabeça. Os preparos começam bem cedo no dia 24, a carne já estava no forno as 13h, o pudim já estava na geladeira e as coisas para brownie já estavam na mesa para prepará-lo. Minha função no meio disso tudo era picar as nozes – uma missão muito valiosa.

Ainda assim, com quase tudo encaminhado, sempre faltava alguma coisa ou algum imprevisto acontecia: o arroz quase queimou, o pudim ficou molenga, a carne não está assando corretamente…e a farofa! Quem ficou responsável? Corre minha mão fazer a farofa na velocidade da luz para rechear a ave.

Enfim, são muitas lembranças que tornaram todos os Natais incríveis e especiais para mim. Mas porque eu só falei da comida? Sem dúvida, o Natal remete a ceia e mesas fartas, porque é tempo de festa e de celebrar com a família. Quando me lembro da ceia de Natal, o gosto e o aroma da comida surgem, eles carregam essas memórias e o alimento é aquela comida afetiva, sabe?

O que buscar no preparo de molhos?

Por isso, você deve escolher ingredientes marcantes e que combinam com a ave, é claro. Lembre-se de alguns fatores: o molho pode ser cítrico para quebrar a gordura do peru ou ele pode ser agridoce para complementar o sabor.

Apesar de só encontrarmos receitas de molhos de laranja para temperar o Peru, tem muitas outras opções deliciosas e que oferecem a mesma proposta: trazer acidez e dulçor, que são dois fatores importantes no tempero. Então a primeira sugestão é o clássico Molho de Laranja.

Foto grátis frango assado com laranjas em copos

Receita – Molho de Laranja

suco de 2 laranjas;
– 100ml de água ou vinho branco;
– 1 colher de sopa de amido de milho;
– sal e temperos;
– cebola picadinha (opcional)
Na panela, refogue a cebola com pouco de manteiga. Coloque o suco da laranja, o vinho, o sal e os temperos e o amido. Misture muito bem com um fouet e depois com uma espátula. Espere engrossar.

Além de se usar muito molhos de frutas cítricas, é comum o uso de ervas cítricas para dar sabor ao peru. Elas são potentes e marcantes, tanto no sabor como no aroma, trazendo também um elemento doce. Essa é uma das minhas opções preferidas de molho: Molho de Ervas.

Receita – Molho de Ervas

– Ramos de tomilho;
– Ramos de alecrim;
– casca de laranja;
– 4 cravos da índia;
– 2 colheres de sopa de melaço;
– sal e pimenta do reino;
– 100ml de vinho branco ou água.
– 120g de manteiga sem sal
Primeiramente, faça um bouquet garni (amarre a casca da laranja com os ramos de tomilho e alecrim) leve ao fogo o vinho com o melaço e coloque o bouquet. Tempere e coloque a manteiga, deixe ferver e reduzir um pouco. Pincele o peru com esse molho quando ele ainda estiver assando, dessa forma ele ganha cor e mais sabor.

Esse molho de ervas é aquele que usamos no preparo do peru, normalmente ele não é o acompanhamento da ave, mas sim seu tempero.

Molhos cremosos

A terceira opção de molho é mais pesada e gordurosa, essa sim serve como acompanhamento e finalização do prato, é o conhecido Molho Branco. Ele é característico como um molho mais neutro que pode ser facilmente incrementado com queijos e temperos. Como o objetivo aqui é complementar o peru e deixar a comida mais molhadinha, sem roubar o sabor do principal, o molho será um básico e neutro, mas com muçarela. 

Receita – Molho Branco

– 20g de manteiga;
– 20g de farinha;
– 400ml de leite integral;
– ½ cebola picadinha;
– sal, pimenta e noz moscada;
– 100g de muçarela
Primeiramente, misture a farinha e a manteiga na panela até formar uma massinha bege. Junte o leite aos poucos, sempre mexendo para não empelotar. Tempere e continue mexendo até engrossar. Coloque a muçarela e sirva.

Como última opção de molho, temos o Molho Mostarda e Mel, que é mais pesado e muito saboroso. Assim como o molho branco, ele também serve como um adicional para “molhar” a comida, trazer a famosa suculência.

Foto grátis peru assado. ceia de natal. a mesa de natal é servida com um peru, decorado com enfeites e velas brilhantes. frango frito, mesa. jantar em família.

Receita – Molho Mostarda e Mel

– 1 colher cheia de mostarda dijon;
– 5 colheres de sopa de azeite;
– 1 colher de sopa de mel;
– 1 colher de vinagre branco;
– sal e pimenta;
– 1 colher de água
Em uma tigela, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo. Se quiser deixar o molho mais espesso, coloque menos água, caso queira deixá-lo mais líquido, adicione mais uma ou duas colheres de água.

Qual é o melhor acompanhamento do Peru?

De acordo com a revista “Eu” o melhor acompanhamento é a farofa com arroz, mas isso varia de pessoa para pessoa. Se for a Farofa Crock, que eu faço para datas especiais, não precisa nem de arroz, porque ela sozinha já deixa o prato perfeito.

Antes de tudo, saiba que um prato comum precisa de proteína, carboidrato, vegetais/legumes e algum tipo de salada para ele ficar completo. E na Ceia de Natal não é diferente, você pode experimentar de tudo, e fazendo as combinações certas cada pratinho que montar ficará incrível.

Carboidratos como acompanhamento

Foto grátis close de mãos cortando peru deliciosoEm primeiro lugar temos o clássico arroz branquinho e soltinho, ele é velho na casa e sempre é bem-vindo. Com ou sem passas, o arroz é um ótimo acompanhamento para o Peru.

Como outra opção, temos as batatas assadas no azeite e na mesma travessa que a ave, para deixar com aquele gostinho de carne… Elas são perfeitas e deliciosas, além de serem o carboidrato elas também deixam o prato mais cremoso e suculento. E não é só a batata inglesa não, a batata doce também entra nessa.

E claro que não poderia faltar a aclamada farofa. Sequinha, crocante e muito saborosa com aquele leve gosto de defumado do bacon e da calabresa. O segredo é fritar os dois antes e juntar a farinha de mandioca para tostar um pouquinho, depois colocar manteiga e um coentro verdinho para dar aquele tchan. PERFEITO!

Legumes e vegetais como acompanhamento

Agora é a vez deles, aqueles que dão cor para o prato e que as nutricionistas piram. Use e abuse dos legumes e vegetais, como cenouras, brócolis, vagem, couve-flor… eles salteados no azeite e alho, ou assados no forno e até na brasa, ficam surreais de bons.

É provável que você pule esse acompanhamento, mas se for feito da maneira certa, tenho certeza de que eleva o nível do seu prato. Então, experimente temperá-los com diversas especiarias, colocar molhos também e tostar, sempre é uma boa ideia.

Saladas como acompanhamento

A clássica salada de folhas verdes ficou no passado – mas é bem-vinda também – porque como sugestão, tenho a salada de quinoa que leva tomates cereja, alface americana, amêndoas e uva passa. Ela é finalizada com suco de limão siciliano, deixando ainda melhor.

A quinoa é uma aliada para o preparo de saladas, você pode misturá-la com ervilha, milho, brócolis, pepino e cenoura e outros. Ela é neutra, mas traz um sabor diferente ao prato.

Outro tipo de salada, é aquela de folhas verdes escuras, que são mais amargas e ajudam a dar equilíbrio ao prato. Elas ficam perfeitas com manga (quando ela ainda está azedinha), abacaxi, laranja, cebola roxa, hortelã e rabanete. A ideia é trazer um frescor, um pouco de doce e deixar aquele azedinho no final. Em outras palavras, trazer complexidade e profundidade para o prato.

Ufa! Falei tanto que quase é Natal. Se você quiser impressionar seus familiares e deixar a ceia de Natal inesquecível, siga essas dicas e experimente novos sabores!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *