A princípio, a origem do churrasco se deu pelo homem das cavernas (Homo erectus), que dominou o fogo e passou a assar a carne da caça nesse fogo, percebendo que ela durava mais naquele estado.

Vetor grátis antigo povo da caverna era pré-histórica família humana

Pode atribuir a origem do churrasco, que conhecemos hoje, com esse fato porque o churrasco é basicamente carne assada no fogo. Lógico que com técnicas e aperfeiçoamento.

Agora, o churrasco que fazemos no domingo surgiu na América do Sul, na região do Pampa, onde está localizado o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.

No sul da América

Assim como o homem das cavernas assava sua carne de caça no fogo, os índios que habitavam a região sul da américa também assavam. No entanto, eles já tinham elaborado um “instrumento” próprio para esse preparo. Eles usavam uma pedra que ficava sobre uma fogueira e tinha uma espécie de grelha feita com madeira verde. Muito chique!

Por causa da grande produção e do transporte de gado e rebanhos, a região do Pampa foi o lugar onde o “churrasco” se desenvolveu. Nesse meio tempo, houve uma guerra que deixou a região arrasada. Porém, os rebanhos continuaram ali e se multiplicaram com o tempo, se tornando vasto e se espalhando pelas regiões próximas.

Bom, se temos carne e fogo, vamos fazer churrasco! E foi com esse pensamento que os brasileiros, argentinos construíram uma tradição da carne assada que passou de geração para geração, sendo hoje a refeição mais consumida por esses povos.

O churrasco tradicional

As origens do churrasco gaúcho – PEDRAMOURAPosto que a origem do churrasco se deu no Pampa e que o hábito de assar carne no fogo foi passando de tropeiro para tropeiro até chegar às nossas churrascarias, nada melhor que conhecer o método pampa do churrasco.

São usados pedaços grandes de carne, que são fincados em um espeto que está preso na terra em uma curva diagonal próxima a uma fogueira, é claro. A carne vai sendo assada lentamente e à medida que assa, são tiradas lascas exteriores para que a carne permaneça assando por dentro.

SEGREDOS DO CHURRASCO GAÚCHO!Há um outro método também que é escolher uma carne com alto teor de gordura, como a costela. É feita uma grossa camada de sal grosso, e leva-se ao fogo para assar até se desfazer e soltar do osso sem nenhuma dificuldade. A suculência da carne assada dessa maneira é indescritível.

Essas técnicas de churrasco deram tão certo, que ainda hoje, se você for para o sul, muitos restaurantes grelham e assam as carnes assim, se tornando atração para quem nunca viu.

O mundo e o churrasco

A origem do churrasco diz muito sobre a nossa cultura e a dos nossos países companheiros. Está tão enraizada que é muito comum colocar carne na grelha e fazer fogo, seja no final de semana ou em um dia qualquer.

Foto grátis pessoas de alto ângulo fazendo churrasco

Semelhantemente ao brasileiro, argentino e uruguaio, alguns outros países também fazem churrasco para descontrair e reunir a galera (só não tocam pagode). Os Estados Unidos é famoso por seu churrasco de hamburguer e os cortes de carne são bem diferentes dos nossos, além dos temperos né.

Outro tipo de churrasco que vem ganhando nome é o churrasco coreano. Popular por ter cortes de carne super finos e uma pequena grelha no centro da mesa, onde cada um prepara e assa sua própria carne.

Foto grátis bife de porco fresco grelhado com legumes na madeira gerado por ia

Já o churrasco argentino, consiste em assar a carne em buracos feitos na terra, levando muito tempo para ficarem prontas, porém com um sabor incrível.

 

 


O Brasil e tradições

Ao passo que o churrasco foi se tornando mais popular, os brasileiros foram construindo toda cultura por trás e adicionando costumes na hora de comer um bom churrasco. É claro que estou falando da farofa de calabresa e bacon, do arroz branquinho e soltinho, do vinagrete, do amado pão de alho, do queijo coalho e da coquinha gelada.

Carne de sol e acompanhamentos carne de sol bife salgado prato típico do nordeste brasileiro | Foto Premium

Atualmente nas churrascarias, somos pegos de surpresa com o enorme buffet de saladas e a variedade que nos é oferecida.

Criamos algo tão forte como o churrasco que é até estranho quando ficamos mais de alguns meses sem comer uma carne grelhada. Mas isso é o que torna o churrasco especial, ele carrega uma história bacana, que com o tempo, serviu para juntar amigos, família e tornar um simples encontro em uma grande festa.

Conheça sua cultura e a historia da comida que você come, com certeza você vai se apaixonar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *