Já que ainda estamos em clima de festa junina, vamos falar de comida boa, e a comida da vez é o Pão com Carne Louca! Aquele sanduíche amado por todos, típico de festa na casa da vó ou nas festas junina da vida, quando ele chega a festa fica melhor ainda.

Um lanche muito simples, mas com muito sabor, consiste em carne desfiada com molho dentro de um pão francês, aqueles de padaria mesmo. Há quem chame esse lanche de buraco quente, mas o mais conhecido é pão com carne louca. E você já se perguntou, o porquê desse nome? O que a carne fez para chamarem ela de louca? Bom, antes da receita, vamos entender um pouco a origem desse sanduíche tão amado.

Por que louca?

A princípio, a carne Lessa é a grande influência desse tão aclamado pão com carne louca. Essa tal de Lessa vem da Itália, ou seja, o lanche que conhecemos talvez seja uma adaptação de raízes italianas. Porém, a carne que conhecemos aqui é desfiada, diferente da versão “original” e é servida dentro do pão francês, ou pão de sal.

Há mais versões de sua origem, alguns dizem que vem de Louisiana ou de países latinos aqui perto da gente. A origem exata, não sabemos, mas o que temos certeza é que a versão abrasileirada é melhor.

Esse lanche é chamado de diferentes nomes dependendo do lugar, sendo o mais conhecido a carne louca. A carne é feita na panela de pressão, o que foge um pouco da rotina de um cozinheiro e com certeza de um italiano. Essa receita é para ser prática e rápida, como um bom brasileiro gosta, e para desfiar a carne, nada melhor que colocar na panela de pressão e esperar a mágica acontecer.

A carne é louca, porque tem esse jeito de ser preparada – fora do comum dos “profissionais” –  e sua aparência é “bagunçada”, toda desfiada, com molho, cebola, pimentão…tudo junto e misturado, uma deliciosa loucura.

Receita fácil e prática

Já conhecemos o prato que vamos cozinhar, restam agora os ingredientes e como vamos fazê-la. Mas não esquenta a cabeça não, porque é muito tranquilo, a maior parte do tempo é a panela de pressão que faz o trabalho, você vai precisar de atenção e de um bom tempero!

DICAS

Sem dúvida a escolha da carne é uma etapa importante, pois não é qualquer carne que vai desfiar e ficar com aquele típico sabor. As mais comuns nessa receita são: paleta, coxão mole e acém, já que elas apresentam uma boa combinação de gordura e de carne. Eu prefiro usar acém, na minha opinião é mais gostosa. Além de chegar mais rápido ao ponto e ser um pouco mais em conta, claro que você pode usar a da sua escolha, mas se tiver dúvida, eu sugiro acém.


É provável que você encontre diversas e diferentes formas de preparar a carne, mesmo que em todas elas a carne vá para a panela de pressão. A diferença aqui é bem pequena: ou você sela a carne antes de cozinhar ou já coloca na pressão; adiciona o molho e o restante dos ingredientes no começo para cozinhar com a carne ou no final depois de desfiar a carne. Vou mostrar da maneira que eu faço, todos que experimentam falam que fica deliciosa, então dá certo.

Em resumo, a carne é a estrela principal da receita, então foque no seu preparo.


INGREDIENTES

– 1kg de acém ou coxão mole ou paleta (uso acém);
– 1 cebola média;
– 2 dentes de alho;
– Azeite;
– 2 pimentões (verde, vermelho ou amarelo);
– 1 Cenoura ralada;
– 1 tomate;
– Sal, pimenta, coloral, açafrão, tempero baiano…
– 1 colher de sopa de molho inglês;
– 1/3 de xícara de molho de tomate;
– Água para cozinhar;
– Coentro e cebolinha
– Pão francês (quantidade necessária)

MODO DE PREPARO

Em primeiro lugar, corte a cebola, o alho, o tomate, os pimentões e deixe reservado. Esquente a panela de pressão – fogo alto – e coloque o azeite para começar a selar os pedaços de carne. Frite a carne aos poucos, não deixe um pedaço de carne em cima do outro, mas todos em contato com o fundo da panela. Quando eles estiverem douradinhos, tire-os e transfira para uma tigela e repita o processo até todos os pedaços de carne estrem selados.

Diminua o fogo e se o fundo da panela estiver com aquela crostinha, jogue um pouco de água e misture. Entre com a cebola, a cenoura e o alho, misture para pegar o fundo da panela e coloque a carne. Adicione o molho inglês, o molho de tomate, os temperos, o tomate e a água até cobrir a carne. Tampe a panela e depois que pegar pressão deixe 30 minutos.

Assim que passar os 30 minutos, você vai notar que a carne não desfiou completamente. Tudo bem, certifique-se que não queimou e adicione um pouco mais de água, se for necessário. Coloque os pimentões e leve para cozinhar novamente, por mais 20 minutos. Abra a panela, depois que a pressão sair completamente e comece a desfiar a carne.

Esse é o momento que você experimenta e arruma o tempero. Deixe cozinhar mais uns 5 minutos, sem a tampa, só para encorpar mais. Enquanto isso, corte os pães ou fure o topo deles, e recheie-os com essa maravilhosa carne louca. Se esfriar, não tem problema, porque ela fica boa até fria.

Se delicie.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *