O pão de 10 dobras é aquele pão para o iniciante na panificação, digo isso porque comigo foi exatamente assim. Não adianta querer fazer o pão de fermento natural mais top logo de cara, aprender a fazer pão leva tempo, você aprende com seus erros e melhora a cada fornada.
Antes que você se fruste com aquele pão que não cresceu ou que ficou cru por dentro, tente fazer esse pão de 10 dobras, que eu garanto que vai dar certo. Além de ele ter 4 ingredientes super acessíveis, ele não precisa de sova. Um sonho né.
Assim como o próprio nome diz, o pão de 10 dobras é feito a partir de uma série de dobras, as quais substituem a sova, tornando o processo muito mais simples para queles que não tem experiência em sovar uma massa.
Como funciona?
Com a finalidade de desenvolver glúten na massa, sem a necessidade de sovar, as dobras surgiram para facilitar essa etapa.
Serão 4 séries de 10 dobras e cada série tem um intervalo de 10 minutos. Em outras palavras, você mistura tudo, deixa 10 minutos parada, em seguida faz as dobras, deixa mias 10 minutos e assim por diante.
O mais legal é notar a evolução da massa. À primeira vista ela está pegajosa e bem feia. Ao longo do processo de dobras, você irá notar que ela ganha mais elasticidade, fica lisa e muito mais fácil de manusear. Esse é o milagre das dobras.
Hora de assar
A maioria dos pães são assados em panelas de ferro e em duas etapas: primeiramente com tampa e depois finaliza sem ela para dourar e criar a casca crocante.
Se você tiver uma caçarola, de ferro ou de barro, grande na sua casa e que possa ir ao forno, USE! Seu pão de 10 dobras, ou qualquer outro pão rústico que for fazer, vai ficar totalmente diferente e assado da maneira certa, sem correr o risco de não crescer.
No entanto, se você, assim como eu, não tem uma panela de ferro ou de barro, não se preocupe, porque os que vieram antes de nós acharam uma solução para esse problema.
O pão precisa de vapor nos primeiros 20 minutos de forno, então para gerar esse vapor basta colocar uma forma com água fervente no fundo do forno enquanto ele está pré-aquecendo. Assim, quando você colocar o pão o forno estará com um leve vapor, mas que já é necessário para auxiliar no crescimento do pão.
Só não esquece que depois de 20 minutos esse vapor precisa ser cortado, ou seja, você irá tirar a forma com água. Caso esteja usando a panela de ferro, nessa hora você tira a tampa e deixa o pão assando sem tampa nesses 25 minutos finais.
Parece complicado, mas não é não. Com o tempo você fica craque nisso e faz de olhos fechados.
Já falei muito aqui. Chega de papo e vamos para a receita!
Pão de 10 Dobras |
INGREDIENTES |
– 500 gramas de farinha de trigo; – 350ml de água; – 5 gramas de fermento biológico seco; – 10 gramas de sal |
MODO DE PREPARO |
Antes de tudo, saiba que esse pão é um pouco demorado e tem importantes etapas que precisam ser seguidas. Por isso, separe um tempo para fazê-lo, não tenha pressa.
Comece misturando a farinha com o fermento e o sal, faça um furo no centro e adicione a água aos poucos. Misture com o auxílio de uma colher e depois use as mãos. Não tem problema se essa massa grudar nas suas mãos, tire o excesso e junte com o restante. Nesse momento você só vai misturar os ingredientes, cubra com um pano e deixe 10 minutos. Início das dobrasEsse é o primeiro intervalo de 10 minutos, logo após esse tempo vem a primeira série de dobras. Repita esse processo mais 3 vezes, ou seja, serão mais três séries de 10 dobras e cada uma com um intervalo de 10 minutos. Após a finalização da quarta e última série de dobras, cubra novamente a massa e deixe fermentar por 1 hora, você irá notar que a massa dobra de volume e fica cheia de ar. ModelagemDepois de 1 hora, tire a massa da tigela e passe para uma bancada enfarinhada. Abra a massa com as mãos, esticando e tirando o ar de dentro dela. Puxe as laterais dessa massa para o centro formando uma bola e com as duas mãos aperte e pressione essa bola para ficar com a superfície bem lisa e esticada. Separe uma outra vasilha redonda e forre com um pano de prato limpo, polvilhe um pouco de farinha nele e coloque a massa (com cuidado) com a superfície voltada para baixo e o fundo voltado para cima. Cubra e deixe mais 45 minutos. Preparo do fornoFaltando 20 minutos dos 45, ligue o forno a 250°. Separe 2 formas, uma mais alta para você colocar um pano e água fervente, para gerar vapor dentro do forno; e a outra para assar o pão, que você irá untar com um pouco de óleo e farinha. Depois dos 45 minutos de descanso, passe a massa do pão para a forma untada: coloque a forma em cima da vasilha e vire ao contrário (como se fosse desenformar um bolo). Tire o pano de prato com cuidado e faça um corte fundo na superfície da massa, pode ser com uma lâmina ou uma faca bem afiada. Leve o pão para o forno e deixe por 22 minutos. Logo após esse tempo, tire a forma com água e abaixe um pouco a temperatura. Deixe mais 25 minutos os até o pão estar douradinho. Tire o pão do forno e passe para uma grade de resfriamento, dessa maneira, o pão não umedece em baixo e fica crocante por fora, porque o ar vai circular por todo ele.
Finalmente, após 15 minutos esfriando, está na hora de cortar essa maravilha. Use uma faca própria para pão e corte fazendo movimento de serra, não precisa usar força, basta serrar o pão sem amassá-lo. Sirva com manteiga, requeijão, queijo, creme de avelã…O que vier na cabeça. Se delicie. |