Quem não gosta de um pão quentinho no final da tarde? Principalmente aqueles caseiros, igual a esse Pão de Abobora e muitos outros aqui no site.

Depois que eu aprendi a fazer pão, quase toda semana e fim de semana tem pão saindo do forno (haja gás) e o que eu mais gosto é de variar nos sabores dos pães. Certamente aquele pão de leite ou aquele integral de forma sempre tem, mas eu me divirto mais fazendo pães diferentes. Igualmente esse aqui de abobora, um pãozinho laranja, extremamente fofo e aromático.

Eu já conhecia o pão de batata e de mandioca, mas de abobora nunca tinha visto em nenhuma padaria nem mercado. Foi uma novidade para mim, porque eu amo abobora e amo pão, os dois juntos então…

Um pouco sobre

Eu achei essa receita no Instagram no final de outubro, quando o pessoal está postando receitas e várias coisas sobre o Halloween. Embora eu não comemore o feriado, eu acompanho as receitas para ter algumas inspirações, e olha, essa receita foi uma baita inspiração. Minha família e amigos se apaixonaram por esse pão, é agora que eu não paro de fazer mesmo rsrs.

Se você tem receio de fazer pão porque acha que é difícil, ou porque não tem os utensílios necessários, pare de pensar assim. Todo mundo pode e consegue fazer pão, basta ter os ingredientes e essa receita aqui eu te garanto que vai dar para fazer na sua casa.

Com essas dicas que vou te passar, tenho certeza de que você conseguir.

Dicas

  • A abobora precisa estar bem cozida para você amassá-la e adicionar na massa. Eu sempre corto a abobora em pedaços médios para grande e levo para cozinhar, com casca mesmo, em uma panela. Deixo uns 8 a 10 minutos e tiro a abobora. Faço isso para ficar mais fácil de descascar, porque para mim é muito difícil tirar a casca da abobora crua. Depois que eu tiro a casca (muito mais fácil e rápido) levo para cozinha novamente até ela ficar mais mole. Tiro da água e já amasso ela, ainda quente. Deixo-a espalhada em um prato para esfriar mais rápido;

  • A quantidade de farinha pode variar, teve vezes que usei mais que 500 gramas, devido a abobora a água que ela absorveu. Você vai saber se a massa precisa de mais farinha quando estiver sovando. Se a massa estiver grudando muito e não ter nenhum tipo de consistência, você pode colocar mais um pouco de farinha. Mas também pode acontecer o contrário, a massa pode ficar muito pesada, então, por via das dúvidas, coloque a farinha aos poucos e sinta a massa;

Batedeira ou na mão?

  • Eu sempre usei a batedeira no preparo dessa massa, mas se você não tiver acesso a uma batedeira, faça na mão mesmo. Mas para a massa não ficar muito mole e começar a grudar muito nas suas mãos, eu recomendo você colocar 2\3 da quantidade do leite e caso for necessário, ir adicionando o restante aos poucos. essa massa já é mais mole por causa da abobora, então busque colocar pouco líquido no começo da massa para não sentir a tentação de colocar mais farinha que o necessário e transformar seu pãozinho em uma pedrinha;

  • Pão demora para ser feito, não adianta você fazer de última hora e tacar fermento para crescer mais rápido. O tempo de fermentação é essencial para o pão se desenvolver corretamente e assar no forno. Se você colocar muito fermento e pouco tempo de descanso, seu pão até cresce, mas ele continua fermentando dentro da sua barriga, causando mal-estar e refluxo. Então, comece o preparo do pão cedo, separe umas 3 horas antes para começar a fazer, se programe. Semelhantemente a construir uma escultura, antes de fazer o pão, você visualiza como ela irá ficar, separa os materiais necessários, planeja por onde começar, coloca a mão na massa, molda, espera o tempo preciso e no final aprecia o que foi feito com suas próprias mãos. Então, tenha calma e paciência, vai valer a pena.


(imagens do processo quando fiz os pãezinhos no formato da abóbora)

Prontinho, já sabe os macetes e os segredos para fazer esse pão. Vamos à receita!

Pão de Abobora

INGREDIENTES

– 500 gramas de farinha de trigo;
– 200 gramas de abobora cozida e amassada;
– 2 colheres de sopa de óleo;
– 2 colheres de sopa de açúcar;
– 200ml de leite morno;
– 5 gramas de fermento biológico;
– 1 colher de chá de sal

MODO DE PREPARO

Primeiramente, coloque a abobora para cozinhar até ficar bem molinha e fácil de amassar para virar purê. Reserve para esfriar um pouco.

Na tigela da batedeira coloque o fermento biológico, o leite, o açúcar e a abobora amassada e deixe fermentar por 5 minutos. Adicione o óleo, o sal e a farinha e bata (com o gancho da batedeira) por uns 10 minutos, até ficar uma massa firme e lisa. Pode ser que a massa fique mole, mas não se desespere e nem coloque mais farinha. Caso isso aconteça, desligue a batedeira (depois dos 10 minutos) e deixe a massa parada por 15 minutos para ela desenvolver o glúten.
Ligue a batedeira novamente e bata por mais 5 minutos.

Depois de sovar a massa, cubra a tigela com um pano e deixe a massa crescer por 1 hora, ela irá dobrar de tamanho.

Dividir e modelar

Após esse tempo, polvilhe um pouco de farinha na bancada e retire a massa da tigela para dividi-la em pedaços iguais e bolear. Eu costumo fazer pãezinhos de 60 a 70 gramas cada, mas você pode fazer de 90 a 100 gramas, como preferir.

Depois de dividir os pedaços, faça o formato, pode ser uma bolinha simples ou um pãozinho mais alongado. Lembre-se de deixar a superfície do pão esticada, para não ficar enrugada depois que assar.

Unte uma forma grande com óleo e um pouco de farinha, posicione os pãezinhos com um pequeno espaço entre eles, cubra com um pano e deixe crescer novamente por 45 minutos. Quando já tiver passado 25 minutos dessa última fermentação, ligue o forno em 200° para ele ir pré-aquecendo.

Passado os 45 minutos, pincele uma gema misturada com um pouco de leite ou água por cima dos pãezinhos (pincele delicadamente para não perder o ar de dentro da massa) e leve ao forno. Asse por aproximadamente 25 minutos ou até eles estarem douradinhos e brilhantes.
*Não deixe o forno acima de 200°, seus pães irão assar por fora muito rápido, mas por dentro estarão crus. Se você achar melhor, asse em forno pré-aquecido a 180° ao invés de 200°.

Tire- os da forma com cuidado, certifique-se de que não ficaram grudados, e coloque para esfriar em uma grade para eles não umedecerem embaixo. Sirva com manteiga, queijo, creme de avelã, geleia ou qualquer outro recheio que desejar. Você pode usar como pão de hambúrguer também, use sua criatividade.

Se delicie.

2 thoughts on “Pão de Abobora”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *