Eu tenho certeza que você já ouviu falar ou já comeu esse pão de cará. Se não, agora é a sua chance de conhecer e fazer na sua casa essa delícia.

Introdução

O Pão de Cará se tornou um patrimônio de Santos, é o queridinho da cidade e aos poucos vem conquistando o coração dos brasileiros, porque cai entre nós: esse pãozinho é sensacional.
Inicialmente, o pão era realmente feito com o cará e os demais ingredientes, depois de um tempo muitas padarias e lanchonetes deixaram de fazer o pão com o cará, ou seja, o pão de cará era sem cará. Mas ainda é comum encontrar lugares em Santos que permanecem com a receita original: aquela que tem cará.

Além dele ser fácil e com poucos ingredientes, ele fica extremamente macio e tem um gosto suave, meio doce e meio salgado. Digamos que ele consegue neutralizar a doçura com o salgado e nesse encontro dos dois opostos surgiu o sabor do pão de cará. Entendeu? 

Bom, depois de tentar explicar o sabor dessa massa vou falar um pouco do cará. Afinal, o que é isso? Eu não sabia nem conhecia e quando vi fiquei confusa, porque ele parece com a mandioca e com o inhame – “mas a mandioca e o inhame se parecem também” – exatamente! Costumo dizer que os três não são irmãos, mas sim primos.

O que é o Cará?

O cará é um tubérculo que apresenta uma casca marrom grossa e meio cabeludinha, assim como o inhame e a mandioca, mas não é cabelo. Seu interior é escorregadio e grudento, ele solta um “líquido” que se assemelha com o inhame, é branco e ao cortar ele é mais macio do que a mandioca. Pode parecer que é difícil de cozinhá-lo, mas fica tranquilo que é super fácil.

Tirar a casca desses tubérculos é sempre uma missão que exige paciência, principalmente se eles estiverem crus. Por isso eu cozinho antes de retirar a casca, assim ela sai com mais facilidade e ainda por cima já está cozido, economizando tempo e energia.

Antes de você colocar a mão na massa pega essas dicas que vão deixar seu pãozinho show de bola:

Dicas

  • Primeiramente, eu cozinho o cará com casca e tudo antes de cortá-lo e retirar a casca. Mas eu sempre errava nessa parte, porque ele não ficava macio o suficiente para amassar e virar purê, ele ficava todo pedassudo. Por isso, cozinhe ele duas vezes: a primeira, você cozinha com casca na panela de pressão e na segunda vez, descasca, corta em pedaços e deixe cozinhar na panela de pressão. Pode usar outra panela? Na segunda vez que você for cozinhar ele, pode, mas na primeira vez eu recomendo usar a panela de pressão, além de ser mais rápido é mais garantido que ele cozinhe;

  • Para fazer um bom pão é necessário ingredientes de qualidade. E o principal ingrediente é: a farinha. Escolha uma farinha boa, fuja daquelas que são cheias de química e pegue uma própria para pão. Aquelas que usamos para fazer bolo possuem algumas características diferentes dessas que são utilizadas para fazer pão.
    Se você quiser saber mais sobre o assunto, acesse a matéria Farinha pra pão na aba pães e massas;

Fique atento

Esse pão é formado por mais ingredientes, como o leite, o óleo e os ovos e assim como a farinha, esses ingredientes precisam ser confiáveis. Não cometa o erro de usá-los diretamente da geladeira tire alguns minutos antes de começar a fazer a receita. Deixe em TA (temperatura ambiente) para não ocorrer imprevistos nem alterações na sua massa, ok?

Mais dicas

  • Esse pão vai gordura e açúcar, por isso sua sova acaba sendo um pouco mais “complicada”. Além de receber uma quantidade significante do purê de cará, temos os ovos, o leite e o óleo, os quais deixam a massa mais pegajosa e podem fazer você desistir de terminar o pão. Mas não se apavore, não jogue mais farinha (seu pãozinho macio pode virar um tijolo) e não desista.
    Se sua massa ficar muito mole e você não conseguir sovar com a mão, a primeira opção é partir para a batedeira e sovar com o poder das máquinas. Use o gancho da batedeira nesse processo e sove bastante, por uns 15 minutos. Caso você não tenha batedeira deixe-a descansar por 30 minutos na tigela, para a farinha absorver os líquidos, e depois tente sovar com a mão, jogando um pouquinho de farinha NA BANCADA;

Sova

Se você quiser fugir completamente dessas possibilidades faça isso: quando você estiver misturando os ingredientes não coloque todo o leite, coloque aos poucos e sinta a massa, se estiver seca, coloque o restante dos líquidos. Isso depende da farinha que você usou e até o tamanho dos ovos.

  • Muitas pessoas fogem de fazer pão porque “leva tempo demais”, “demora muito e eu não tenho paciência”. Pois é, para fazer pão você precisa entender que é no tempo dele, e se você quer um pão bonito e gostoso, você vai precisar seguir esse tempo certinho. O tempo que eu falo são os minutos de descanso da massa e algumas horas de fermentação. Demora? Sim, mas a sensação de comer um pãozinho quentinho caseiro feito pelas suas próprias mãos, vale muito a pena. Então, separe tempo para fazer o pão, planeje seu dia e enquanto a massa estiver descansando você pode seguir com suas tarefas, tudo exige lógica e planejamento;

  • *Nessa receita eu uso o fermente biológico seco, aquele que vem em pacotinhos no supermercado, mas você pode usar o fermento biológico fresco, a única coisa que você precisa prestar atenção é na quantidade. O fermento fresco equivale a 3x mais do seco em relação a quantidade, ou seja, se a receita pede 30 gramas de fermento fresco eu posso usar 10 gramas do fermente seco, entendeu? Se ainda tem dúvidas ou se quer entender mais sobre “Os tipos de fermentos e seus mistérios” acesse a aba culinosidades.

Agora que você já está sabendo como deixar seu pão de cará excepcional, vamos à receita!

Pão de Cará

INGREDIENTES

– 250g de cará amassado;
– 500g de farinha de trigo;
– 120ml de leite;
– 120ml de óleo;
– 2 ovos;
– 15g de açúcar;
– 10g de sal;
– 7g de fermento biológico seco*

MODO DE PREPARO

Primeiro de tudo, cozinhe o cará até ele ficar mole a ponto de amassar e virar purê, reserve e deixe esfriar.
OBS: são 250 gramas de purê, pese o resultado final do cará, ou seja, quando ele já estiver cozido, sem casca e amassado.Na tigela misture a farinha com os demais ingredientes secos. Se você estiver usando o fermento fresco dissolva-o no leite com o açúcar, para ativar e depois incorpore na massa. Depois de misturar os secos, coloque o purê de cará, os ovos e o óleo. Misture com a batedeira (utilizando o gancho) ou com as mãos.

Sova (processo)

Adicione o leite aos poucos e vá sentindo a massa, se ainda restar farinha, coloque o restante do leite. Se você já colocou todo seu leite, mas sua massa continua seca e muito firme, você pode adicionar um pouco de água e ir misturando até ficar uma massa homogênea.

Nessa hora, busque deixar os ingredientes bem misturados. Se você estiver usando a batedeira sove a massa direto por uns 10 a 15 minutos, ou até ela estar lisa.

Fermentação e descanso

Cubra a massa para a primeira fermentação, deixe ele descansar por 1 hora. Agora, se você estiver fazendo sem batedeira, depois de misturar os ingredientes faça uma bola com a massa e deixe descansar, na tigela mesmo com um pano cobrindo, por 10 minutos. Após esse tempo, você irá sovar na bancada até ela ficar lisa. Volte a massa para a tigela, cubra e deixe ela fermentar por 1 hora.

Depois desse tempo de fermentação, está na hora de dividir e modelar a massa. Use uma balança para os pães ficarem do mesmo tamanho, mas se você não tiver, não tem problema nenhum, corte de tamanhos aproximados. Normalmente eu faço de 50 gramas a 60 gramas cada pãozinho.
Divida a massa com uma espátula de padeiro ou uma faca afiada e faça bolinhas ou o formato que preferir.

Forno

Unte uma forma com óleo e farinha ou use papel manteiga próprio para forno, posicione os pãezinhos com um espaçamento entre eles para não grudar e deixe dobrar de volume. Esse tempo pode variar de 30 até 45 minutos, depende da temperatura do ambiente e da força do fermento.
Nesse tempo em que o pão está fermentando, ligue seu forno em uma temperatura de 180° a 200°, deixe ele aquecendo pelo menos 20 minutos antes de colocar o pão.

Depois de dobrar de tamanho, pincele uma gema com um pouco de leite ou água por cima dos pãezinhos (com delicadeza para não tirar o ar do pão) e leve para assar por 30 a 35 minutos, até sua casa estiver cheirando a pão assado e ele estirem douradinhos.

Retire do forno e deixe esfriar um pouquinho.

Se delicie.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *