O pão de leite é um clássico de café da tarde na casa da vó e quem não gosta de um pãozinho quentinho com manteiga derretida ou um requeijão cremoso? Simplesmente delicioso. E o melhor é que é fácil, os ingredientes todo mundo tem em casa, é mais rápido que a maioria dos pães e fica muito bom, tão bom que o pão da padaria perde a graça.

De uns tempos para cá, fazer pão se tornou um hábito para mim. Se eu distrair um pouco, já estou na cozinha misturando farinha, água e fermento na tigela. Fazer pão é uma arte, não sei se para todo mundo, mas quando eu estou amassando uma massa eu desestresso e encontro meu lugar de paz. As vezes a massa gruda na mão e a paz começa a ir embora, mas só de imaginar a casa com cheiro de pão assado e aquele pãozinho com café. Se você nunca fez pão, essa é uma receita para arriscar e acertar de primeira. Qualquer um pode fazer e impressionar sua família, porque além de gostoso ele fica com uma aparência linda, bem douradinho e grande.

Eu gosto mais daqueles pães rústicos que só levam 4 ingredientes e tem uma casquinha crocante e durinha, mas esse pão me conquistou. Ele tem ovo, leite e óleo na massa, deixando mais fofo e macio e com um sabor mais adocicado. Quando eu fiz, eu coloquei naquela forma inglesa, fiz um pão só (um pão grande e alto), mas dá para dividir a massa em pequenos pedaços e fazer tipo bisnaguinhas que funciona também.

Etapas do pão

As etapas do pão são sempre as mesmas: misturar, descanso, sova, descanso, modelagem, descanso e assar. Simples e prático. Basta respeitar o tempo de descanso e sovar a massa adequadamente e mesmo não sabendo sovar, você consegue fazer esse pão e muitos outros. O grande segredo dos pães, é que o glúten precisa ser desenvolvido na massa para o pão crescer e ficar macio. Para desenvolver o glúten precisamos “acordar” ele. Como? Mexendo e mexendo na massa, apertando aqui, esticando ali. Essa é a sova, você está preparando a massa, deixando-a lisinha para que o glúten seja desenvolvido e quando o pão não te sova, o glúten se desenvolve a partir do processo de dobras, mas esse é outro pão.

Sova

Para o pão de leite é necessário a sova na bancada, então depois de misturar você vai sovar. Sempre apertando a massa sobre ela mesma, abrindo com a palma da mão e depois dobrando a ponta sobre a base. E sempre virando a massa em 90° e repetindo o processo até ficar uma massa sem rugas e mais macia. Normalmente esse processo leva 10 – 15 minutos, é um pouco demorado e cansativo, mas vai por mim, o resultado é incrível e vale a pena, confia no processo.

Após a sova, a massa precisa descansar, afinal trabalhamos muito ela e o glúten precisa de um descanso para terminar de se desenvolver. Sabe aquele assunto de que para os músculos crescerem e que para você ter um corpo sarado, é necessário se exercitar, treinar e depois ter um repouso? Então, é a mesma coisa para a massa do pão. Você trabalha ele e depois dá um descanso, assim ele fica mais forte, cresce mais rápido e está pronto para a próxima etapa.

Descanso/fermentação

O tempo do descanso também pode ser chamado de fermentação, é nessa hora que o fermento começa a agir. Não precisa colocar muito fermento como a maioria das receitas de pão de leite pedem, porque além de ficar com o gosto bem presente, o pão dá a falsa impressão de que fermentou corretamente. Quando colocamos muito fermento na massa, mesmo que ela tenha sido trabalhada corretamente e teve o tempo de descanso certinho, depois de assado o pão vai fermentar na sua barriga, causando desconforto. Então, procure colocar de 5g a 7g de fermento (nesse caso, fermento biológico seco) para uma proporção de 500g de farinha. Se a massa for sovada e ter o tempo de fermentação, pode ter certeza que ele vai crescer e vai ficar sem gosto de fermento, mas sim de pãozinho caseiro.

Enfim, as principais dicas foram passadas e você tem tudo para fazer um pão perfeito, só faltam os ingredientes. Antes de passar a listinha para você, lembre-se: os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente e use ingredientes novos e frescos, eles deixam o resultado melhor. Quebre o ovo em uma vasilha a parte e depois misture com o restante. Aqueça o leite um pouco antes de colocar na massa e não coloque toda a água no começo, misture e sinta a massa, se estiver seca e muito firme, adicione aos poucos até ficar mais maleável.

Agora sim, vamos para a receita!


INGREDIENTES

  • 500g de farinha de trigo;
  • 5g de fermento seco;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 1/3 de xícara de óleo ou azeite;
  • 1 xícara de leite;
  • 1/2 xícara de água (depende da massa);
  • 1 colher de sopa rasa de sal;
  • 1 ovo

MODO DE PREPARO

Comece misturando a farinha com o açúcar e o fermento, faça um buraquinho no centro e coloque o ovo, o leite, o óleo e misture. Adicione a água aos poucos e sinta a massa, ela não pode estar grudando muito na mão, mas precisa estar um pouco mais mole do que firme. Coloque a massa em uma bancada e comece a sovar. Depois de 5 minutos sovando, coloque o sal e continue sovando até ficar lisa.

Faça uma bola e volte a massa para a tigela, cubra e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de tamanho. Depois desse tempo, polvilhe um pouco de farinha na bancada e coloque a massa. Para colocar a massa na forma inglesa, abra a assa em retângulo (puxe as pontas) depois dobre metade dela até o meio e depois a outra metade. Vai ficar um retângulo mais fino e mais alto, agora faça um rolinho da ponta de cima ate a ponta de baixo. Ele vai ficar mais gordinho, faça movimento de cobra para abrir um pouco mais e ficar da largura da forma.

Unte a forma com óleo e farinha e coloque a massa modelada dentro, cubra e deixe crescer por 45 minutos ou até passar uns 3 a 4 dedos da borda.

Faltando 20 minutos, ligue o forno em 200°. Passados os 45 minutos, leve o pão para assar por uns 35 a 40 minutos. Se quiser passar um pouco de azeite ou uma gema por cima do pão antes de assar, fique a vontade, dessa forma ele fica mais brilhante e bonito.

Quando a casa estiver cheirando a pão caseiro, está pronto. Tire do forno e desenforme, coloque em uma grade de esfriamento e espere esfriar um pouco para cortar. Se cortar imediatamente, o interior do pão gruda na faca e fica todo empapado. Espere uns 10 minutos para cortar seu pão de leite e sirva com manteiga, requeijão, geleia…Se delicie.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *