Quem não ama um pãozinho de queijo quentinho? Esse pão redondinho que é crocante e douradinho por fora e macio por dentro. Tradicional do estado de Minas Gerais, com algumas versões sobre sua origem.
Antes de mais nada, vamos voltar no tempo e conhecer um pouco da sua história.
Contexto Histórico
Uma delas acontece na época das escavações e da mineração: Ciclo de Ouro, no século XVIII, quando a qualidade de muitos produtos era bem ruim devido a falta de logística das cidades que exportavam alimentos. O problema era a demora da entrega dos produtos, por isso muitos alimentos estragavam, um exemplo deles é a farinha de trigo.
É nessa hora que a mandioca e seus derivados brilham, pois com a farinha de trigo comprometida, as mulheres que cozinhavam precisavam encontrar outro ingrediente para substitui-la, então começaram a utilizar a farinha de mandioca e o polvilho, já que encontrava-se facilmente e em bom estado.
Minas gerais sempre foi um estado conhecido pela produção de leite, logo, se popularizou e ficou famoso pelos seus derivados também, principalmente os queijos. Nas casas era comum encontrar pedaços de queijos que haviam endurecido, e para não descartar, adicionava-se ao polvilho, junto com leite e ovos, essa massa se formava em bolinhas e por fim levadas ao forno. E está aí, a origem do pão de queijo.
Mas afinal, ainda é a mesma receita?
Muitos anos se passaram e não há registros totalmente claros com a receita exata do pãozinho. Mas como uma boa receita, ela foi passada de geração por geração, sofreu algumas alterações no caminho e por esse motivo não tem a verdadeira receita tradicional.
Assim como toda receita de família, o pão de queijo é feito de maneiras diferentes e com ingredientes diferentes em cada casa, devido as tradições. E isso deixa tudo mais divertido, porque em cada família vai ter a melhor receita de pão de queijo do mundo.
A mistura dos ingredientes é igual, ou seja, sempre vai ter o polvilho (seja ele doce ou azedo), o leite ou a água, um tipo de gordura (manteiga, óleo ou banha), os ovos e é claro, o queijo.
Vamos falar do queijo primeiro. O tipo de queijo usado para fazer o pão pode ser qualquer um, desde que ele esteja entre os queijos mais salgados, resistentes e saboroso como o meia cura, parmesão e canastra, você pode até misturar dois tipos de queijo que não tem problema nenhum, fica até mais gostoso.
OBS
Um ponto importante quando for fazer pão de queijo é saber a quantidade de polvilho doce e azedo. Muitas receitas só usam um tipo de polvilho, porém, cada um deles tem sua função que juntas oferecem um melhor resultado, porque só usar o polvilho azedo vai deixar seu pão de queijo leve, aerado e seco, já o polvilho doce é o contrário, ele vai deixar mais denso e fofo sem aquela crocância por fora. Por isso, o ideal é usar os dois polvilhos para deixar seu pão de queijo fofinho, leve e crocante.
O que deixa o pão de queijo sensacional é o frescor e a qualidade de cada ingrediente. Lembre-se que ele foi criado a partir de ingredientes naturais feitos no quintal de casa, então busque usar produtos bons, fazendo jus a sua origem.
Pão de queijo se torna famoso
Mesmo sendo criado no século XVIII, o pão de queijo só foi ganhar fama e ser apreciado a partir dos anos 50, quando a mineira Arthêmia Chaves Carneiro refez a receita e saiu para vender o pãozinho. Foi ai que ele passou a ser o queridinho do país.
A fama foi tanta que mais de 50 países, aqueles que estão ligados ao Brasil pelas exportações, apreciam o amado pão de queijo também, dentre eles estão Portugal, Japão, Itália e Estados Unidos. Alguns países da América Latina possuem salgados bem parecidos com o pão de queijo: temos a chipa (Portugal), pan de yuca (Equador) e outros.
É muito bom saber que uma comida típica brasileira é reconhecida no mundo, uma comida que nasceu aqui faz sucesso e é bem falada pelos países a fora.
E como se encontra o pão de queijo?
Nos dias de hoje comer um pão de queijo está mais fácil, as vezes é só você virar a esquina que vai estar lá alguma padaria ou lanchonete com ele já assado só esperando ser comprado. Ou então, é possível encontrar eles congelados, já no formato e prontos para serem assados na sua casa. Tudo agora está mais prático, no entanto, não é sempre que vamos comer um pão de queijo bom. Quantas vezes você já comprou um pacote de pão de queijo congelado, esperou para ser assado e no fim, quando você foi comer, o gosto era ruim, ele era duro ou oco por dentro e o queijo? Cadê?
Pois é, infelizmente, muitas das comidas que mais gostamos acabam perdendo sendo valor por serem feitas de forma totalmente industrializada. E agora, é até complicado achar um pão de queijo gostoso barato, porque as pessoas estão começando a valorizar o trabalho delas quando um alimento é feito com ingredientes de qualidade, sem alterar seu sabor artificialmente.
Dê reconhecimento aquele livro de receitas antigo que contém em cada página um pedaço de história.
Você já sabe da origem e já conhece o amado pão de queijo, agora só falta a receita. Essa aqui é conhecida como uma receita tradicional, pega o caderninho e anota.
Receita do pão de queijo |
INGREDIENTES |
– 210g de polvilho azedo (1 e 1\3 de xícara); – 90g de polvilho doce (1\2 xícara); – pitada de sal; – 45ml de óleo vegetal (1\4 de xícara); – 180ml de leite (3\4 de xícara); – 1 ovo; – 180g de queijo meia cura (3\4 de xícara); – 30g de parmesão (1\4 de xícara) |
MODO DE PREPARO |
Primeiramente, ligue o forno a 210° e em segundo lugar, unte uma assadeira com óleo e farinha. Em seguida, na tigela coloque os dois polvilhos e o sal, misture esses ingredientes e reserve. Leve ao fogo o leite e o óleo, espere ferver até o leite cobrir o óleo. Jogue ainda quente os líquidos sobre a mistura de polvilho e misture. Deixe esfriar um pouco e enquanto isso rale os queijos no ralador grosso. Quando a mistura esfriar, coloque o ovo e misture com as mãos, apertando a massa para ficar homogêneo. Se for necessário coloque um pouco mais de leite, a massa precisa estar um pouco grudenta. Coloque os queijos e misture, a massa desgruda da tigela, mas continua um pouco mole.Faça as bolinhas de tamanhos iguais, posicione na forma e leve para assar por 30 minutos até ficarem douradinhos e sua casa estiver cheirando a pão de queijo.Essa massa também dá para congelar, então depois de modelar as bolinhas, com a massa crua, coloque em uma vasilha com tampa e congele. |
Você pode encontrar essa receita em vídeo. Acesse o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=ZU_wbPigVRI
[…] e é delicioso, cremoso e muito fácil de se fazer. É uma opção mais rápida e econômica do verdadeiro pão de queijo, mas fica tão gostoso quanto, vale a pena testar aí na sua […]