Em comemoração ao Dia da Gastronomia Sustentável, que foi em 18 de junho, trouxe uma receita que mostra como usar todo um alimento, desde seu talo até suas folhas. O patê de talos é uma maionese temperada com muito sabor, potência, nutrientes e ainda por cima é uma receita sustentável.
A sustentabilidade
Mas o que seria uma receita sustentável? Pode deixar que eu te explico.
Todos sabemos que a sustentabilidade está cada vez mais ganhando forças, e isso é ótimo para nós – seres humanos – e principalmente para o meio ambiente, que é o principal sujeito aqui. A sustentabilidade abre nossos olhos e nos mostra no que estamos errando (quando o assunto é meio ambiente) e traz novas maneiras (maneiras inteligentes e até melhores) de como
usar os recursos naturais que nos são oferecidos pela própria natureza. Essas práticas inteligentes são sustentáveis porque
elas não agridem o meio ambiente, evitando o desperdício, acúmulo de lixo e nos ensinando como podemos reutilizar e aproveitar todo um alimento, ou objeto…
A comida sustentável
A gastronomia sustentável é extremamente importante, por mais que pareça estranho utilizar um talo ou uma casca ou até mesmo a semente de um alimento. Pode não parecer, mas são essas pequenas ações que fazem uma grande diferença. Por exemplo: Você joga a garrafa pet no lixo reciclável, e a sujeira do ralo no lixo orgânico. Certinho, não tem erro nessas atitudes, pois você soube diferenciar algo que pode ser reutilizado (garrafa pet) de algo que é realmente lixo (sujeira do ralo). Mas e aquela casca que você colocou no lixo mais cedo? Saiba que muitas cascas podem ser aproveitadas, e delas são feitas comidas deliciosas. E não apenas as cascas, mas sementes, talos, folhas e raízes também.
Agora você já sabe como funciona a gastronomia de práticas sustentáveis, vamos realizar essas práticas. Comece pelo básico, como esse patê de talos ou maionese temperada, como preferir. E o bom desse patê é que ele rende bastante e você pode colocar o que desejar, desde uma cenoura ralada até os talos da couve.
DICAS
- Na minha receita eu coloco apenas ervas frescas com talos e folhas, mas pense em algum vegetal que normalmente os talos são descartados e inclua nesse patê de talos. Como os talos são uma parte mais grossa e firme, é interessante cortá-los em pedaços bem pequenos, para não ficar com tanta textura;
- A base da receita é maionese, mas se você, assim como eu, não é fã de maionese, você pode substituir por requeijão cremoso ou cream cheese, que fica mais gostoso ainda. A proporção é a mesma;
- Para acompanhar essa maionese temperada, você complementa com torradinhas de pão adormecido. Sabe aquele pão duro, mas tão duro que nem o diabo consegue amassar, pois é ele que você vai utilizar para fazer deliciosas torradinhas. Basta cortar em fatias, colocar um pouco de azeite ou óleo por cima e um orégano (ou não), levar ao forno por 10 – 12 minutos ou até estarem douradinhas e está pronto!
Essa receita é super fácil e não tem mistério, é só cortar, misturar e pronto. Escolha seus ingredientes, higienize-os corretamente, pique-os e você tem um patê de talos incrível para seu fim da tarde.
Chega de enrolação e vamos para a receita.
INGREDIENTES
- 1 pote de maionese (ou requeijão) pequeno;
- Salsinha, coentro e cebolinha (talos e folhas);
- 1/3 de uma cebola média;
- Sal, cominho e pimenta;
- Gotinhas de limão
MODO DE PREPARO
Primeiramente, separe a salsinha, cebolinha e coentro e lave os talos e as folhas. Corte em pedaços bem pequenos e reserve. Coloque a maionese ou o requeijão em um recipiente com tampa (para guardar depois na geladeira) e adicione as ervas frescas que você cortou. Pique a cebola e coloque na mistura. Esprema algumas gotas de limão e tempere com o sal, a pimenta e o cominho. Misture tudo muito bem e sirva com torradinhas, pão…
Viu só como é fácil? E pode acreditar, essa é uma prática sustentável que você pode começar a aplicar no seu cotidiano. Assim, você está ajudando o meio ambiente, deixando-o mais saudável, e ajudando a si mesmo. Lembre-se que para sermos saudáveis, o meio onde vivemos precisa estar saudável.
Essa é a segunda de algumas receitas sustentáveis que você vai encontrar aqui no apenas cozinha. A primeira receita é um maravilhoso bolo de casca de melão. Sim! Usei casca de melão para fazer um bolo e ficou uma delícia. Para acessar essa receita vá na barra de pesquisa do site e digite Bolo de Casca de Melão, ou clique aqui. Será uma série de receitas inusitadas e deliciosas para você testar e se impressionar, com certeza elas irão despertar sua criatividade e viver de maneira sustentável se tornará um hábito. Sem desperdício e com muito sabor!