Não é natal, mas tem pavê! Como já diria o burro do Shrek: quem não gosta de pavê? Pavê é delicioso! E esse eu ainda não tinha comido e ele é ainda mais especial, porque eu fiz para o Dia dos Pais. Pavê de leite em pó e morango não tem erro né, um creme macio e uma geleia bem azedinha, perfeito.
Pois bem, fazer pavê não tem segredo nenhum é uma sobremesa muito fácil, de poucos ingredientes e muito gostosa. E você pode pirar nos sabores de pavê e a maioria pede uma base única de creme, como por exemplo o pavê tradicional que tem um creme de confeiteiro branco e um de chocolate, basta acrescentar o chocolate na mistura e pronto.
Nesse pavê de leite em pó e morango, o creme é feito com brigadeiro de leite em pó e um chantilly. Se você quiser um outro sabor de creme, como um brigadeiro normal, basta trocar o leite em pó por cacau e seguir os mesmos passos. A mesma coisa acontece com a geleia de morango, é só trocar o morango por outra fruta e fazer o mesmo processo.
Mas o pavê não é só creme, ele tem uma camada diferente, que é a camada da bolacha. Digamos que essa camada ajuda a deixar os cremes separados e esteticamente mais bonito e uniforme, além de trazer uma textura diferente. As bolachas mais usadas são a bolacha maisena ou a champagne, mas você pode fazer uma camada de massa de bolo também.
Em outras palavras, use sua criatividade nos sabores e nas texturas. Lembre-se das bases que um pavê precisa ter: camada de creme, camada de bolacha, camada de calda ou geleia, ou mais um creme e uma “cobertura”. Tendo um como referência você consegue fazer muitos outros.
INGREDIENTES
– 1 caixa de leite condensado;
– 1 caixa de creme de leite;
– 250ml de creme de leite fresco ou chantilly;
– 5 colheres de sopa de leite em pó;
– 1 pacote de bolacha maisena;
– 2 caixas de morangos;
– ½ limão;
– 4 colheres de sopa de açúcar
MODO DE PREPARO
CremePrimeiramente, faça o brigadeiro de leite em pó. Coloque o leite condensado na panela junto com o creme de leite e o leite em pó, misture bem em fogo médio até virar um brigadeiro (desgrudar do fundo da panela), não precisa ficar muito firme pode ser textura de brigadeiro de colher. Tire da panela e deixe esfriar bem. Logo depois do brigadeiro esfriar, bata o creme de leite fresco na batedeira até ficar em ponto de bico, ou seja, até virar um chantilly. Misture com o brigadeiro para virar um creme bem aerado e fofo. Leve para a geladeira e espere a geleia esfriar. |
CaldaVamos usar os morangos para fazer a geleia. Logo depois de lavar os morangos, tire as folhinhas, corte em 2 ou 4 pedaços e coloque em uma panela com o suco do ½ limão e o açúcar. Deixe cozinhar em fogo baixo até os morangos “derreterem” e virar uma calda. Quando ela estiver um vermelho forte e as bolhas estiverem maiores, pode desligar. Outra maneira para ver se está bom é: molhe a parte de trás de uma colher com a calda e passe o dedo, se ficar a marca do dedo sem que a calda escorra por cima, está pronto. |
MontagemEscolha uma travessa bonita e comece colocando um pouco do creme no fundo dela. Molhe as bolachas maisenas no leite e faça uma camada, depois faça uma camada de creme e depois uma camada de geleia. Repita isso até acabar, lembrando que precisa finalizar com o creme branco. Peneire um pouco de leite em pó na superfície, cubra e leve para gelar. Não coloque no freezer por muito tempo para não virar sorvete. |
Depois de gelado, sirva e se delicie.