Quais os Principais Tipos de Queijo?

Quem não gosta de queijo? Uma paixão um mundial que está presente nas nossas mesas há séculos, fazendo parte de várias receitas e pratos deliciosos. Existem muitos tipos de queijo e cada um deles tem um sabor diferente, uma textura diferente, cor e aromas diferentes. Sempre somos surpreendidos com aquelas tábuas de queijos tentadoras, mas ai vem a dúvida: Quais os principais tipos de queijo? Como saber qual é qual?

Antes de montar sua tábua de queijos, conheça os tipos de queijo e cada característica deles. Entenda a intensidade deles e com o que eles combinam, é um ingrediente comum, porém, com uma complexidade de sabor.

Classificação dos Queijos

Primeiramente, vamos entender que a classificação dos queijos consiste em 5 pontos: maturação, tipo de leite, teor de gordura, textura e método de produção.

O queijo nada mais é que uma coagulação do leite, em outras palavras, o leite animal sofre um processo de separação do soro de leite, quando entra em contato com algum ácido orgânico e enzimas de bactérias específicas.

Vale destacar que são considerados queijos, todo aquele que contém a gordura apenas de sua base láctea, ou seja, do seu leite de origem sem a adição de gordura de outra fonte. Sabendo disso, a primeira classificação pode ser o teor de gordura do queijo.

Teor de Gordura

Queijos Desnatados: menos de 10% de gordura;
Magros: gordura entre 10% e 24,9%;
Semigordo: gordura de 25% até 44,9%;
Gordos: gordura de 45% até 59,9%;
Extra Gordo: apresentam um mínimo de 60% de gordura

Em segundo lugar, podemos classificar os queijos pela sua umidade e definir sua textura a partir daí.

Umidade – Textura

Muita alta umidade: possuem um mínimo de 55% de umidade e são conhecidos como massa “mole”;
Alta umidade: apresenta umidade de 46% até 54,9% e são conhecidos como “macios”;
Média umidade: têm uma umidade de 36% até 45,9%, sendo conhecidos como queijos de massa semidura;
Baixa umidade: não apresentam mais de 35,9% de umidade e são chamados de queijos massa dura

Quais os principais tipos de queijo?

Logo após essa rápida explicação de texturas, umidade e teor de gordura, vamos a parte mais legal: os nomes dos queijos e suas características.

Queijo Minas Padrão

Um dos mais conhecidos do Brasil que faz parte da receita do amado pão de queijo. Ele é considerado um queijo mais suave e úmido, com baixa acidez. Além de fazer parte de receitas, ele é aquele queijo que fica perfeito como recheio de tapioca, pãozinho francês ou integral e até puro.

Queijo Muçarela

Foto grátis composição de queijo isométrica

O queijo do povo, que é amado por todo brasileiro e por todo italiano também. Diretamente da Itália, a muçarela é um queijo macio, levemente amarelado e está entre os queijos magros e semigordos. A tradicional muçarela é feita do leite de Búfala, porém, aqui no Brasil, a mais comum é do leite de vaca.

Queijo Gorgonzola

Foto grátis queijo com bolor

O famoso queijo azul, é armazenado em baixas temperaturas e apresenta “manchas” do mofo Penicilium roqueforti, responsável por deixar seu aroma e sabor tão intensos e marcantes. Além disso, na sua maturação, injetam fungos que deixam uma coloração azul. Ele é considerado macio e combina tanto com salgados como em receitas doces.

Queijo Gouda

Está classificado como um queijo de média cura, é consistente, mas macio, além de ter um leve adocicado. Ele, junto com o Emmental e o Gruyere passam por um processo de maturação médio e derretem com facilidade. É perfeito para complementar molhos e fazer parte da sua tábua de queijos.

Queijo Parmesão

Apresenta uma textura mais firme e dura, com pouca umidade e com um sabor salgado. Passa por uma maturação mais longa, apresenta mais gordura, por isso gratina com mais facilidade e é perfeito para trazer mais sabor ao prato.

Queijo Brie

Brie cremoso em fundo de madeira rústica, vista superior

Como resultado do desenvolvimento do fungo Penicillium Candidum, o Brie possui uma camada de mofo é responsável por todo seu sabor e textura. É um queijo de origem francesa e consideram como macio e suave. Diferentemente dos queijos azuis, esse queijo (junto com o Camembert) tem o mofo branco, que deixa uma textura mole e um aroma marcante.

Queijo Provolone

Semelhantemente ao parmesão, esse queijo passa por uma maturação bem longa e apresenta uma textura firme com sabor salgado. Ele é italiano e passa por um processo de defumação, possui cor amarelada e um aroma forte. É perfeito para pizzas e sanduiches.

Queijo Coalho

Como o próprio nome diz, s=sua origem é a partir da coagulação do leite. O queijinho do churrasco tem uma textura elástica e levemente borrachuda, não derrete com facilidade e apresenta uma cor amarelada. Fica tostadinho quando é assado na churrasqueira ou frigideira e seu sabor é levemente ácido e salgado.

Queijo Cottage

Foto grátis produtos lácteos na mesa de madeira

Muito comum em dietas, por ser um queijo magro (com baixo teor de gordura), o cottage apresenta um sabor azedo, mas suave ao mesmo tempo. É um queijo branco e macio, e combina com frutas, carnes, saladas e acompanhamento de pães.

Queijo Montanhês

Por fim, o substituto do parmesão passa por uma maturação de 3 a 4 meses, mesmo assim, entrega um sabor suave. Possui baixa umidade e é bem firme, além de ter uma cor amarelada.

Agora você conhece os principais tipos de queijo e suas características. Claro que fomos abençoados com mais tipos dessa iguaria tão maravilhosa, mas muito deles fazem parte da mesma categoria. Como por exemplo: o Pecorino é da mesma categoria que o Parmessão e o Provolone; o Roquefort e o Stilton são queijos azuis, da mesma categoria que o Gorgonzola. Enfim, muitos queijos são semelhantes e aparência, textura e intensidade, basta conhecê-los e decidir qual o seu preferido.

Por falar em intensidade, para finalizar a pesquisa vamos ver os níveis de Punch que esses queijos nos oferecem.

Nível de Intensidade

O queijo se define como suave até acentuado, em uma escala de 0 a 12 (escala Président).

Suave (0-4)

Nessa escala encontram-se o Muçarela, Prato, Gouda e o Estepe. Os dois primeiros são os mais acessíveis e mais fáceis de encontrar. Eles são perfeitos para iniciar a degustação de queijos, pois não deixam um sabor marcante na boca.

Moderado (5-7)

Queijos desse nível apresentam um leve dulçor e uma leve acidez. O queijo Brie e o Camembert entram para a lista de queijos moderados.

Acentuado (8-12)

Finalmente, os queijos intensos e marcantes que encerram a degustação com chave de ouro. Eles são compactos e possuem o sabor mais concentrado, podem ser salgados e até picantes. Queijos como o Parmessão, Gorgonzola e Provolone fazem parte desse grupo

E então, gostou de descobrir mais sobre os queijos que temos no mercado? É sempre bom conhecer mais sobre alguma coisa, e os queijos nos oferecem uma variedade de sabores incríveis que quando estudamos, podemos incrementar nossas receitas.

Por isso, descubra novos sabores e capriche na sua tábua de queijos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *