O arroz se faz presente no prato das pessoas do mundo inteiro, sendo uma base alimentar para muita gente. Mas nem sempre é aquele mesmo arroz que comemos aqui no Brasil, o mundo é muito grande e sua variedade de alimentos também. Podemos encontrar uma variedade de tipos de arroz pelo mundo a fora, mas você sabe quais os tipos de arroz?
Esses dias, minha mãe disse “Ah, arroz é arroz. Tudo igual.” Sinto muito em dizer, mas mãe, você está errada. Arroz não é tudo igual, existem muitos tipos que se diferem uns dos outros e apresentam características incríveis, sabores incríveis!
Pode parecer doideira, mas não existe só o arroz comum e o integral. Encontrei cerca de 11 tipos de arroz diferentes, cada um com uma característica única e suas propriedades. Está na hora de levar seu arroz com feijão para outro nível.
3 tipos de grãos do arroz
Antes de falar dos tipos de arroz, vale informar a diferença dos grãos que o arroz apresenta. Em outras palavras, nem todo arroz tem o mesmo tamanho e formato, e esses são fatores que influenciam no seu modo de preparo e no seu resultado.
Sabe quando você faz arroz para o almoço e ele fica todo grudado? Isso acontece devido a presença de amido nos grãos, a qual pode ser medida pelo formato do arroz. Vejamos o arroz integral, ele é longo e fino, mas quando cozido não gruda facilmente, ou seja, seu grão não apresenta muito amido. Agora, pegamos o arroz arbóreo como exemplo, ele é usado para o preparo de risotos, porque quando cozido ele ajuda a encorpar o caldo, deixando-o mais cremoso. Ou seja, seu grão, que é curto e meio achatado, possui muito mais amido do que o grão longo. E para finalizar, temos o arroz branco que tem um grão médio, apresentando uma quantidade de amido menor que o grão curto e maior que o grão longo.
Assim sendo, quando você for preparar um arroz diferente ou até mesmo o comum, atente-se a essas características para obter um resultado melhor e um arroz soltinho.
Os tipos de arroz
Acabamos de ver os tipos de grãos que o arroz pode ter e sua principal característica, que é a quantidade de amido. Além disso, há uma variedade de tipos de arroz que se diferenciam pelas cores, texturas, tamanhos e sabores.
1 – Arroz Branco ou Agulhinha
Esse é o arroz que mais consumimos, o par perfeito do feijão. Ele passa por processos que retiram sua “casca” deixando-o mais macio e mais rápido de se cozinhar. No entanto, ele perde nutrientes nesse processo.
Ele tem o grão médio e por isso, dependendo de como é preparado, pode ficar soltinho ou grudado e todo empapado.
2 – Arroz Integral
Diferentemente do arroz branco, o arroz integral apresenta uma quantidade muito significativa de nutrientes e vitaminas. Isso acontece porque ele não passa pelos procedimentos que o branco passa, mantendo sua “casca”. Por manter essa casca, ele tem uma coloração mais amarronzada, um gosto mais presente e demora mais para cozinhar.
Seu grão é longo e por isso não fica grudado com tanta facilidade. Dentre seus nutrientes encontramos o magnésio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas do complexo B. Além de ter uma ótima quantidade de fibras e auxiliar no emagrecimento.
3 – Arroz Arbóreo
O famoso arroz de risoto que tem origem na Itália e é conhecido por ser aquele arroz cremoso e muito suculento. Quando cozido, ele mantém uma textura macia por fora, mesmo assim continua firme por dentro, sem se desmanchar completamente. Ele tem uma ótima absorção de sabores e temperos.
Seu grão é curto e achatado, por isso é perfeito para o preparo de pratos cremosos como o risoto. Podemos encontrar o grão branco como o integral.
4 – Arroz Parboilizado
Eita nome difícil de falar, não consigo pronunciar até hoje. Ele é uma versão do arroz branco que manteve seus nutrientes, porém, sem a “casca” que o integral tem. Esse arroz passa por um processo de fervura que preserva seus nutrientes no interior do grão, por isso é meio amarelado e tem um gosto diferente do arroz branco.
Seu grão é o médio, contendo uma quantidade significativa de amido, ideal para deixá-lo soltinho e perfeito para seu almoço.
5 – Arroz Basmati
Já ouviu falar desse tipo de arroz? Ele não é tão conhecido aqui no país, porque vem lá da Índia. No entanto, está sendo incluído na nossa culinária e em alguns pratos. Ele apresenta um leve dulçor e um aroma um tanto agradável.
Com um formato longo e fino e uma coloração branca, o arroz basmati não apresenta muito amido em seus grãos. É perfeito para acompanhar legumes, ervas frescas ou até mesmo fazer receitas doces.
6 – Arroz Japonês
Muitas pessoas consideram esse tipo de arroz o mesmo que o arroz cateto, porém eles são um pouco diferentes no formato e na textura. O arroz japonês contém amilose em seus grãos, isso ajuda no preparo de temakis e sushis, porque mantém o arroz grudado e em blocos, sem deixá-lo empapado. Além disso, ele tem um sabor neutro que não interfere nos outros elementos.
Seu grão é considerado médio, justamente por apresentar amido, mas não em grande quantidade.
7 – Arroz Cateto
Semelhantemente ao arroz japonês, o cateto é muito usado em receitas asiáticas e pode até ser usado no preparo de temakis e sushis. Ele fica mais cremoso e macio.
Seu grão é um pouco mais longo que o grão do arroz japonês, ou seja, apresenta uma quantidade menor de amido, mesmo assim é capaz de manter sua cremosidade.
8 – Arroz Negro
Com certeza, esse é o meu tipo de arroz preferido. Além da sua cor deslumbrante, ele é delicioso e único. Seu sabor carrega notas de castanhas e seu aroma é indescritível. É um ótimo acompanhamento para peixes e frutos do mar e sua tabela nutricional traz brilho para os olhos dos nutricionistas. Pois contém uma bateria de nutrientes e vitaminas, sendo uma das melhores opções de arroz. E sua cor não é só bonita, mas também tem efeito antioxidante que previne o câncer e doenças cardiovasculares.
Seus grãos são longos e meio finos, não apresenta muito amido e seu cozimento é bem demorado. Não costuma ficar empapado, mas em contrapartida, pode ficar muito duro.
9 – Arroz Jasmim
Muito usado na culinária tailandesa, preparado com leite de coco para deixar o prato mais tropical. Traz aromas e sabores incríveis ao prato, e tem consistência firme.
O arroz jasmim é do tipo curto, ou seja, possui grande quantidade de amido e pode trazer uma consistência mais cremosa, dependendo do preparo.
10 – Arroz Vermelho
Originário da China, que chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses. Sua coloração avermelhada deixa o prato muito mais interessante e bonito, além de ser delicioso e muito aromático. Traz notas de castanhas, e possui características bem parecidas com as do arroz negro. Por exemplo, sua coloração também está relacionada ao efeito antioxidante, além de ter uma grande quantidade de vitaminas e nutrientes. Também previne doenças cardiovasculares e o colesterol ruim.
Seu grão, assim como o arroz negro, é longo e fino, tendo um cozimento demorado e uma textura mais firme.
11 – Arroz Carnaroli
Semelhante ao arroz arbóreo, esse arroz também contém uma grande quantidade de amido e é muito querido pelos italianos. Seu cozimento é um pouco mais demorado e é capaz de absorver mais sabores e temperos, deixando o prato mais cremoso.
Por apresentar um elevado nível de amido, seu grão é mais curto e achatado, porém, isso não impede de se manter firme a ainda trazer textura ao prato.
De fato, há muitos tipos de arroz por aí que trazem diferentes sabores, aromas e até cores. Você tem uma vasta lista e agora pode escolher qual será o próximo tipo de arroz que estará presente naquele almoço especial.
Use sua criatividade e elabore pratos com várias combinações: frutos do mar, carnes, vegetais e legumes, folhas e grãos. Misture sabores e cores diferentes, faça pratos divertidos e surpreenda seus convidados. O arroz com feijão é bom, mas pode ficar melhor ainda.