Receitas perfeitas para o Inverno

A melhor estação do ano começou e com ela as melhores comidas também. No inverno parece que tudo fica mais gostoso e aquela sopa “sem graça” se torna o prato principal do almoço e jantar, nada melhor que se esquentar tomando uma sopa quentinha ou um chocolate quente. Mas vamos dar uma diversificada nessas opções para se esquentar do frio, dá uma olhada nessas receitas perfeitas para o inverno, escolha uma ou mais e não perca tempo para fazer em casa.

Sabemos que no frio a fome aumenta, então o ideal é escolher receitas que vão trazer saciedade e te deixar satisfeito por mais tempo, e claro que receitas para aquecer as lombrigas. São receitas perfeitas para o café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, e para sobremesa também. Aquelas receitas para dividir com a família ou comer sozinho maratonando sua série favorita.

1 – Pão de Batata com requeijão

pão na mesa

Um pãozinho quentinho nesse frio é perfeito e quando vem recheado de requeijão…Não tem quem resista. Um clássico pão de batata para aquecer a casa e você, além de deixar sua casa cheirando a pão caseiro, você não vai precisar sair para comprar pão, vai ter pão fresquinho saindo do seu forno. Uma receita simples, que rende bastante e que você pode ajustar do seu gosto. Aqui ele tem recheio de requeijão, mas se você quiser colocar frango desfiado, carne moída, presunto e queijo, catupiry ou outra coisa, fique a vontade. No site já tem uma receita de pão de batata vegano, que também é uma delícia, mas vou passar a receita tradicional com o requeijão.

·         3 e 1/2x de farinha de trigo;

·         1 colher de sopa de açúcar;

·         2 colheres de sopa de manteiga ou óleo;

·         ½ xícara de leite;

·         5g de fermento seco;

·         1 ovo;

·         200g batata cozida ou 1 e ½ xícara;

·         1 colher de sal;

·         1 potinho de requeijão (mais grosso)

·         1 gema

Primeiramente, amasse a batata já cozida e sem casca. Em uma tigela misture a farinha de trigo com o açúcar e o fermento. Faça um buraco no meio e coloque o ovo, a manteiga ou óleo, a batata cozida e, aos poucos, coloque o leite. Misture com a mão para formar uma massa, se estiver muito seca coloque mais leite, e sinta a consistência até ficar mais mole, grudando um pouco nas mãos, mas não muito. Passe um pouco de farinha na bancada e coloque a massa lá para começar a sovar. Vai levar 10 a 15 minutos até a massa ficar lisa. Enquanto estiver sovando, coloque o sal e continue. Depois desse tempo, passe um pouco de óleo na tigela e coloque a massa, cubra e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de tamanho. Passado esse tempo, polvilhe a bancada com farinha, coloque a massa e aperte levemente ela para formar uma bola maior e mais achatada. Corte a massa em pequenos pedaços de 50g – 70g. Depois de cortar, abra-os e com uma colher coloque o requeijão. Puxe as bordas para o centro, grudando umas nas outras e boleie as bolinhas. Unte uma forma grande com óleo e farinha e posicione as bolinhas deixando um espaço entre elas. Cubra e deixe fermentar por 45 minutos. Quando passar 25 minutos, ligue o forno em 200° para aquecer. Terminado esse tempo, pincele a gema por cima dos pães e leve para assar por 30 a 35 minutos, ou até eles estarem douradinhos e bem grandinhos. Tire-os e coloque em uma grade de resfriamento. Espere de 5 a 10 minutos e sirva com um cafezinho ou achocolatado.

 

Se você usar a batedeira, basta misturar tudo e deixar sovar até ficar uma massa lisa (10 a 15 minutos) e o restante do processo continua o mesmo.

2 – Pão de queijo de 4 ingredientes

Quem não ama pão de queijo? Ainda mais quando ele está quentinho e bem macio e para melhorar, feito com poucos ingredientes e fica pronto muito rápido. Esse pão de queijo é uma ótima opção de petisco para aquele dia de maratonar uma série, você pode fazer uma grande quantidade e dividir com todo mundo, ou fazer em pequena proporção para você comer sozinho. A receita você encontra aqui no site clicando aqui.

3 – Macarrão com molho de queijo

Close-up no mac e queijo derretido

Essa opção de prato serve para um almoço ou jantar, ela é o famoso mac and cheese. Macarrão com queijo, uma combinação perfeita e bem quentinha para o frio. Ela pode variar no sabor, porque vai depender do tipo de queijo que você escolher e os temperos também. Se você gosta de um creme mais grosso, aposte nos queijos mais gordos e com mais gordura. Para cremes com mais intensidade, procure usar queijos com mais sabor, por exemplo o gorgonzola, mas lembre-se que não pode ficar enjoativo. A receita aqui traz um molho com 3 tipos de queijo, mas você pode colocar 2 tipos ou mais se desejar.

·         500ml de leite;

·         1 dente de alho;

·         1 colher de sopa de farinha de trigo;

·         1 colher de sopa de manteiga;

·         Noz moscada;

·         Folha de louro;

·         Sal e pimenta;

·         150g de queijo muçarela;

·         150g de parmesão ralado;

·         150g de queijo gouda;

·         Macarrão chifferi/parafuso/cavatappi…

Primeiramente, aqueça o leite em um panela no fogo baixo, coloque a folha de louro e deixe amornar (não é para ferver). E em outra panela coloque água para ferver. Quando ferver coloque o macarrão para cozinhar por 6 minutos (ele precisa estar ao dente para colocar no molho). Rale ou corte os queijos em pedaços pequenos e reserve. Em outra panela, passa o dente de alho (sem casca) no fundo dela para soltar os aromas dele. Coloque a manteiga e a farinha e misture até formar uma massinha, quando estiver com uma coloração mais bege, coloque aos poucos o leite e continue misturando para não empelotar. Formou uma pastinha, acrescente mais leite e repita esse processo até acabar o leite. Siga misturando e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Retire a folha de louro e misture até engrossar. Coloque os queijos e continue misturando para não grudar na panela. Coloque o macarrão cozido, mas ainda meio duro para finalizar de cozinhar no molho, se necessário, coloque um pouco da água do cozimento para deixar o molho mais fluído. Ajeite o sal e sirva quente.

Você pode complementar esse prato com uma carne ou frango, mas mesmo puro ele fica sensacional. E lembre-se, essas são algumas opções de queijo, se quiser alterar o tipo, pode mudar, se for usar gorgonzola ou um queijo mais forte, coloque menos e sempre prove antes de servir.

4 – Caldo de qualquer sabor

A sopa vegetal do caldo de galinha na bacia descartável do copo serviu com vegetais verdes.

Falar de frio é falar de sopa e caldos, pra mim, sopa é janta e almoço também. O bom de fazer sopa ou caldo é que pode ser do seu jeitinho, com carne ou sem, com macarrão ou não, de um sabor específico ou uma de legumes completona. E não tem segredo, escolha os legumes, tubérculos e vegetais, descasque, corte e coloque para cozinhar. Eu gosto muito de caldo de abóbora, mandioquinha e mandioca, eles têm um leve adocicado que deixa mais interessante o sabor. A diferença de caldo para sopa não é muita, quando falamos de caldo pensamos logo em um creme batido, por exemplo o caldo de abóbora, você cozinhou a abobora sozinha ou com algo mais e depois bateu com a água para ficar uma coisa só. A sopa tem os pedaços, por exemplo a sopa de legumes. Tanto no caldo como na sopa, você pode acrescentar a proteína (carne, frango e até frutos do mar), também é comum colocar macarrão na sopa de legumes.

A quantidade varia, porque vai de acordo com a sua fome e a da sua família. Aposte nos temperos e em ervas frescas como coentro, salsinha e cebolinha, eles dão o toque especial. Quando eu faço caldo de abobora eu coloco um pouco de gengibre em pó, noz moscada, pimenta do reino e sal, e fica perfeito. Não são muitos temperos, mas são os temperos certos, porque a abóbora em si já tem muito sabor. Caldo de mandioca combina com pimenta calabresa, coentro, bacon, couve, alho e cebola; uma sopa de legumes com carne não precisa de muitas coisas além de sal, pimenta, alho, cebola e salsinha. Agora é com você, escolha seus ingredientes preferidos e use a criatividade.

5 – Canjica sem leite condensado

A temporada de festa junina já passou, mas uma canjica fora de época também é uma boa ideia para aquecer as lobrigas. Particularmente, eu prefiro a canjica sem leite condensado, porque consigo adoçar do jeito que eu gosto e também, fica mais cremoso. Essa receita é bem simples e já tem aqui no site, você pode pesquisar por Canjica sem Leite Condensado ou clicar aqui.

6 – Mingau de aveia com banana

Tigela de ângulo alto com cereal e banana

Uma opção para o café da manhã que é completa em sabor e muito nutritiva também. Esse mingau de aveia pode ser feito com banana e outras frutas também. É super fácil e você ainda pode colocar alguns toppings, como: Granola, amendoim, chocolate, mel, morango, coco ralado, semente de abobora… A base do mingau são apenas 2 ingredientes: leite e aveia, e a banana vai trazer o doce do mingau e deixar muito mais gostoso, Se não gostar de banana, pode ralar uma maçã ou cortá-la em cubinhos, “cozinhar” um pouco ela com canela e depois misturar com a base. A receita que vou passar é aa que eu normalmente faço, mas você pode substituir o tipo de aveia, o leite e os toppings.

·         ¾x de leite desnatado;

·         1/3x de aveia em flocos finos;

·         Canela em pó;

·         1 banana nanica;

·         Mel, chocolate 60%, granola e semente de abobora

Primeiramente, separe 2/3 da banana e amasse e o restante da banana corte em fatias mais finas para o final. Coloque o leite, a aveia e a canela e misture em fogo médio até engrossar. Coloque a banana amassada e continue misturando para engrossar mais. Despeje o mingau em um potinho e coloque os pedacinhos de chocolate, as fatias de banana, a granola, a semente e o mel por cima para finalizar.

 

7 – Bolo de caneca de chocolate

Agora vem uma sobremesa para uma pessoa só, bem rápida e com poucos ingredientes. Para você que gosta de comer um bolinho, mas fica com preguiça de fazer um bolo inteiro e não quer gastar gás, essa opção é perfeita para você.

·         1 ovo;

·         1 colher de sopa de cacau em pó ou chocolate em pó;

·         1 colher de sopa de açúcar;

·         3 colheres de sopa de farinha de trigo;

·         2 colheres de sopa de leite;

·         ½ colher de sopa de fermento em pó;

·         2 -3 quadradinhos de chocolate

Comece misturando o ovo com o açúcar na caneca e depois coloque o cacau em pó. Misture bem e coloque o açúcar e depois o leite. Se ficar uma massa pesada ainda, coloque mais um pouco de leite e por fim o fermento em pó. Se quiser, coloque o chocolate picado agora e leve para o micro-ondas por 1:30 ou 2 minutos. Se preferir, coloque o chocolate picado depois para derreter por cima.

Uma dica é colocar um prato em baixo da caneca, caso o bolo cresça muito e esparrame, assim não suja o micro-ondas e você não perde a massa do bolinho.

8 – Brigadeiro sem leite condensado

Trufa de chocolate caseira em um prato com fundo desfocado

Mais um docinho para se aquecer nesse frio e esse é para quando você está com vontade de comer um brigadeiro de colher, mas não tem leite condensado. Claro que a textura fica diferente, mas já ajuda a matar a vontade e fica muito gostoso.

·         1 xícara de leite integral;

·         ¼ de xícara de açúcar ou mais caso queira mais doce;

·         2 colheres de sopa cheias de cacau em pó ou chocolate em pó;

·         1 colher pequena de manteiga (opcional)

*Escolha uma panela média para ficar pronto mais rápido.

Coloque todos os ingredientes na panela e misture em fogo médio para alto. Demora uns 10 minutos para começar engrossar. Quando começar a ferver e engrossar, diminua o fogo um pouco e continue mexendo até ficar mais consistente e começar a desgrudar do fundo da panela. Passe o brigadeiro para um prato, espere esfriar um pouco e e se delicie.

9 – Cookies

Crocantes por fora e macios por dentro, com chocolate derretido e bem quentinhos para acompanhar um copo de leite ou um café. Cookies são a cara do inverno, são um pouco mais trabalhosos, mas no final vale a pena. Essa receita você pode congelar a massa para ter cookies quentinhos quando quiser. Não é por nada não, mas meus cookies são os melhores, você vai amar! Para ver a receita é só clicar aqui.

10 – Panquecas Americanas

Queijo em panqueca com mel

Quem nunca ficou com vontade de comer aquelas famosas panquecas fofinhas que vemos nos filmes? Elas são mais fáceis do que parece e ficam muito gostosas, você pode colocar melado, manteiga, creme de avelã, pasta de amendoim, requeijão, chocolate derretido, manteiga, o que vier na mente. Elas tem um sabor mais adocicado, mas fica muito bom com requeijão e manteiga também.

·         1 ovo;

·         1 xícara de farinha de trigo;

·         ¼ de xícara de óleo ou manteiga derretida;

·         1/3 ou ½ xícara de leite (depende da farinha);

·         1 colher pequena de sal;

·         2 colheres de açúcar;

·         ½ colher de sopa de fermento em pó

Primeiramente, misture com um grafo ou fouet o ovo, açúcar e o óleo/manteiga derretida, até ficar mais branquinho. Coloque a farinha aos poucos e continue misturando, quando engrossar, coloque o leite e misture. Depois de misturar tudo, adicione o fermento. Unte uma frigideira com óleo ou manteiga e leve ao fogo médio. Com ajuda de uma colher grande ou uma concha, coloque a massa na frigideira e espere formar bolinhas na massa, vire o disco de panqueca e espere uns 30 segundos até assar do outro lado. Transfira para um prato e repita esse processo até acabar a massa. Quando todas as panquecas estiverem prontas, escolha como finalizar: chocolate, mel, manteiga, requeijão ou até pura, você que sabe.

12 – Torta de frango de frigideira

Ainda vida de tortilha espanhola

Uma opção de almoço ou jantar fácil e rápida, que não suja muita louça e fica uma delícia. Torta de frango na frigideira é aquela versão de torta para preguiçoso ou para quem almoça sozinho, além de ser gostosa ela fica pronta muito rápido e com poucos ingredientes. Se você tem frango desfiado guardado, que sobrou ou até mesmo um restinho de alguma carne, pode usar. A ideia aqui é reutilizar algumas sobras e fazer um almoço diferente e gostoso.

·         2 ovos;

·         3 colheres de sopa de farinha de trigo (ou farinha de arroz ou de aveia);

·         1 colher de sopa de leite;

·         Pitada de sal;

·         1 colher pequena de fermento em pó;

·         3 colheres de Frango desfiado temperado

Primeiramente misture os ovos e depois acrescente o sal, a farinha e misture. Coloque uma colher de leite e misture novamente. A massa vai ficar mais líquida mesmo. Pegue uma frigideira pequena para média e passe azeite nela. Ligue o fogo e coloque metade da massa na frigideira, espere uns 30 segundos e coloque o frango espalhado sobre a massa e em seguida cubra com o restante da massa. Tampe e deixe cozinhar a massa. Depois, vire como se fosse uma panqueca para cozinhar do outro lado.

Você pode fazer uma versão com massa de batata também. Só pegar uma batata pequena, cozinhar e massar até formar um purê, incorporar os outros ingredientes e fazer o mesmo processo. Se quiser tirar um ovo, pode tirar, mas talvez precise de uma ou duas colheres a mais de leite.

13 – Chocolate quente

Amêndoas e vista superior de chocolate quente

O queridinho do inverno que combina com filme, cobertor e família. Essa receita de chocolate quente é fácil e com poucos ingredientes, não vai creme de leite, nem amido de milho, nem leite condensado, e mesmo assim fica delicioso. Ele não fica pronto muito rápido, como os outros, mas o resultado vale a pena. Lembrando que a receita é para duas pessoas, mas você pode diminuir ou aumentar a quantidade.

·         500ml de leite;

·         ¼ de xícara de açúcar (ou mais se gosta de mais doce);

·         4 colheres de sopa de cacau em pó (70% ou 100%);

·         50g de chocolate picado (ao leite ou amargo)

Primeiramente comece colocando o leite na panela e em seguida coloque o açúcar e o cacau. Ligue o fogo e comece a misturar. Deixe em fogo alto nessa parte e sempre misturando. Vai demorar uns 7 minutos até começar a engrossar um pouco, se levantar fervura, abaixe o fogo e continue mexendo. Quando começar a fazer umas bolhas maiores coloque o chocolate picado e deixe cozinhar por mais uns 6 -8 minutos até engrossar. Você pode escolher se vai querer mais grosso ou mais leve mesmo. Depois é só dividir em duas xícaras bonitas.

14 – Cappuccino com chocolate cremoso

Chávena de café doce no café da manhã

Outra opção de bebida deliciosa, dessa vez com café para começar o dia muito bem acordado. Cappuccino com chocolate cremoso feito em casa e com uma panela, sem máquina. É fácil e muito gostoso.

·         2 colheres de sopa de leite em pó;

·         1 colher de sopa de café solúvel;

·         1 colher de sopa de açúcar ou adoçante;

·         200ml de leite;

·         20g de chocolate em barra

Comece misturando o leite com o café solúvel, o açúcar e o leite em pó dentro da panela. Deixe ferver e desligue o fogo. Transfira para uma xícara e coloque o chocolate picado ou ralado dentro para derreter. Misture com uma colherzinha e está pronto!

Lembrando que você pode colocar canela, noz moscada, se gostar de mais doce adicione mais açúcar ou mais chocolate. Sinta-se a vontade para complementar e deixar do seu jeitinho.

Essas foram algumas opções e ideias de receitas perfeitas para o inverno. Use elas como referência e teste em casa. Se aqueça nesse frio com casacos, cobertores e comida né. Faça para alguém que ama e aproveite um tempo juntos.

Se delicie

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *