Com certeza você já foi em alguma padaria e viu na vitrine aqueles salgados brilhantes e muito bonitos e ficou morrendo de vontade de comprar todos. Bom, eu sempre ficava assim, principalmente aquela Trança de frango com orégano por cima, que brilha com seu bronzeado. Depois que eu aprendi a fazer esses salgados em casa, tudo ficou mais fácil, agora aquele salgado delicioso estava saindo do meu forno quentinho e do meu gosto.
Pode parecer difícil fazer esses salgados de padaria, mas pelo contrário, é muito fácil e apenas com uma massa você consegue fazer diferentes sabores de salgado, basta mudar o recheio. Os mais comuns são: frango, frango e catupiry, calabresa, queijo e presunto e 2 ou 4 queijos, o grande problema desses salgados é que eles não têm recheio o suficiente e são muito massudos. O bom de fazer salgados em casa é que você coloca quanto recheio quiser e o sabor que desejar, pode até inovar e criar sabores.
DICAS
Mesmo que seja fácil de fazer, tem pequenos detalhes que precisam de atenção para deixar seu salgado perfeito. O primeiro deles é a massa, que precisa ser macia e levinha sem deixar o a trança muito frágil a ponto de rasgar e cair todo recheio, e sem ser muita massa e ter pouco recheio. O preparo da massa é igual a um pão de leite, atente-se na quantidade de leite e água, porque são eles que ajudam a deixar a massa leve e mais fofa. Não pule etapas, principalmente a sova e o descanso, eles são essenciais para o desenvolvimento do pão, então siga certinho.
O recheio de frango é o que vai dar sabor a trança de frango (meio óbvio né). Assim sendo, tempere bem o frango e deixe ele suculento, usando requeijão ou catupiry, molho de tomate e um pouco de água. Para recheios de salgados eu não costumo colocar cebola e alho picados, eu uso o tempero mesmo para refogar o frango, mas você pode usar e temperar com o que gosta. Procure trazer cor ao frango desfiado, coloque açafrão, páprica, coloral, curry… Deixe sua trança de frango brilhante e chamativa!
Para finalizar o salgado, você pode decorar com orégano, queijo ralado ou gergelim. Depois que pincelar a gema na trança, é sempre uma boa ideia finalizar com um “confeite”, nesse caso, finalize com temperos de ervas ou queijos, para deixar mais bonito e com mais sabor.
Viu só como é fácil!? No modo de preparo irei mostrar como trançar o salgado e deixar ele mais chique, com cara de padaria mesmo. Segue a receita dessa deliciosa trança de frango!
INGREDIENTES
Massa– 500g de farinha de trigo; |
Recheio de frango– 1kg de peito de frango; |
Finalizar– 1 gema de ovo; |
MODO DE PREPARO
Primeiramente, comece misturando a farinha com o fermento e o açúcar. Aqueça o leite e a água no micro-ondas, só para amornar. Faça um furinho no meio da farinha e coloque o óleo, o ovo e o leite. Misture bem e acrescente a água aos poucos até ficar uma massa mole que não grude muito nas mãos. Coloque o sal e comece a sovar na bancada. Se perceber que a massa está muito firme, coloque mais água para amolecer mais e deixá-la mais leve.
Sove por uns 10 minutos até ela ficar lisa e sem rugas. Faça uma bola com a massa, passe um pouco de óleo na tigela e coloque a massa dentro, cubra com um pano e deixe fermentar por 1 hora e meia, até dobrar de volume.
Enquanto isso, prepare o recheio, colocando o peito de frango para cozinhar. Deixe uns 30 minutos, se for na panela de pressão deixe um pouco menos. Quando estiver cozido, espere esfriar um pouco e desfie o frango todo. Como é recheio de pão, eu não costumo colocar cebola e alho picado, mas você pode colocar se desejar. Para refogar o frango, coloque um pouco de azeite na panela e depois o frango, misture sempre para não grudar e queimar. Tempere a gosto e acrescente o molho de tomate e um pouco de água, sempre mexendo. Por fim, coloque o requeijão e misture para incorporar. Tire da panela e deixe esfriar.
Modelagem
Depois desse descanso, divida a massa em 2 partes iguais. Polvilhe um pouco de farinha na bancada e abra uma dessas partes em um retângulo comprido. Coloque o recheio bem no meio do retângulo acompanhando todo o comprimento, não deixe muito largo o recheio. Com uma faca ou um cortador de massa, faça pequenos cortes nas bordas do retângulo, um paralelo ao outro deixando um espaço de dois dedos, da ponta de baixo até a ponta de cima do retângulo.
Em seguida, comece a trançar pegando uma dessas partes, passando por cima do recheio e colando com o outro lado, repita isso com a parte do lado oposto e faça esse processo até acabar. Certifique-se de que as pontas estejam coladas, aperte um pouco com as mãos para grudar na massa e transfira com cuidado para uma assadeira grande untada e enfarinhada. Repita isso com a outra parte da massa e coloque na forma também, cubra e deixe descansar por 35 minutos. Assim que passar 20 minutos, ligue o forno em 200° para aquecê-lo. Finalizando os 35 minutos, misture uma gema de ovo com uma colher de leite e passe por cima das tranças – delicadamente – e depois polvilhe o orégano ou o parmesão por cima.
Asse por 35 minutos ou até estar bem douradinho e ter crescido um pouco. Tire da forma com cuidado e passe para uma grade de resfriamento para o ar circular pelo pão e ele não murchar. Corte o salgado em fatias de 2 a 3 dedos e sirva para seus amigos e familiares.
Se delicie.