Você conhece as Arepas? Parece um nome de algum objeto, mas é uma comida, e uma comida muito boa por sinal. Elas são simples e vêm de outro país, carregam significados culturais e conquistaram muitas pessoas ao redor do mundo.
Trata-se de um pão feito com farinha de milho e de formato redondo, que pode acompanhar o café da manhã, almoço e jantar. Eles trabalham com a farinha de milho pré-cozida e achatam ela em formato circular, podendo fritar, assar ou grelhar. É comum comê-las sem recheio e como acompanhamento, mas é possível rechear com carne, queijo e vegetais para ter tipo um lanche a qualquer momento.
A Origem Incerta
Há dúvidas se as arepas são venezuelanas ou colombianas, mas um dos primeiros registros conta que os índios cumanogogos chamavam um pãozinho de milho de erepa. E o local onde viviam era um estado venezuelano, Sucre, porém naqueles tempos não existiam fronteiras ainda.
Apesar de ser uma comida simples, ela carrega uma parte da história desses países. Antes mesmo da colonização, esses povos cultivavam e produziam seus alimentos a partir do milho (um alimento abundante). Como viviam de seu cultivo e da caça, seus pratos eram criados com os recursos disponíveis, e que pratos maravilhosos!
Colombiana ou Venezuelana
Simplesmente não é possível bater o martelo e afirmar que as arepas são da Colômbia ou da Venezuela. Essa divisão não existia quando o pãozinho de milho surgiu. Ambos os países consomem desde muitos anos e a tradição continua. Cada um com sua maneira de comê-las: recheada ou não, como acompanhamento ou sozinha…
Por exemplo, os venezuelanos consomem as arepas da maneira mais tradicional. Ou seja, ela sem recheio e acompanhando os pratos principais. Já na Colômbia, ficou comum a “arepa com tudo”, que nada mais é o pãozinho de milho recheado com carne, queijo, feijão preto, banana e muito mais.
Além do recheio, o que muda de região para região, é seu formato mais achatado e seu tamanho.
Arepa doce
Na Colômbia podemos encontrar uma Arepa de Choclo, que é uma arepa feita de milho doce e tenro e uma mistura de ovos e manteiga. Isso tudo vira uma massa e é frita em uma frigideira, semelhantemente a uma panqueca.
A massa, mesmo sendo feita com um milho doce e tenro, pode ser recheada com queijos e chocolates e geleias, para uma versão doce.
Como segunda opção de “arepa” doce, a Colômbia oferece a Arepa Boyacense. Praticamente uma panqueca com farinha de milho pré-cozida. Além da farinha ela contêm, manteiga, leite, açúcar ou melado e é feita na frigideira ou em forno a lenha.
Tanto essa como a choclo, podem ser servidas no café da manhã ou tarde, acompanhadas de queijo, requeijão, chocolate ou geleias. Elas fogem um pouca da arepa tradicional, mas não deixam de ser deliciosas e mostram como um ingrediente pode ser versátil.
Enfim, a cultura desses povos é rica em história e comidas, nos mostrando que mesmo em meio a guerras e dificuldades há um lado colorido e alegre que vale a pena experimentar.